Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 00:22
Boa noite a todos
Depois de alguns anos de indecisão (cheguei a dar o sinal para o Leaf antes do lançamento em Portugal), resolvi agora comprar um Leaf. Deverá chegar ao Porto na próxima semana, e combinei levantá-lo na Rótor em meados de Junho. As minhas dúvidas e adiamentos decorreram do que estão a adivinhar: o Leaf não poderia dar conta de todas as minhas necessidades de deslocação. A solução para o problema foi manter o meu carro actual (um Golf 1.6 diesel bluemotion) para as grandes deslocações e usar o Leaf como carro do dia a dia. Já dei umas voltas num Leaf Teckna, e estou completamente apaixonado pelo carro. E não descansei enquanto não convenci a minha mulher a meter-se nesta aventura. Entretanto, enquanto não tomo posse do Leaf, resolvi fazer umas centenas de kms no meu Golf em "modo eléctrico", para me ambientar, isto é, circulando entre 80 e 90 kms nas auto-estradas e a 50/60 nas estradas nacionais, usando o acelerador com grande parcimónia e aproveitando os perfis favoráveis dos percursos para poupar combustível. Resultado: fiz Porto/Lisboa/Porto pela EN1/IC2 em... seis horas, a uma média de 60 kms/Hora, não gastei um euro de portagens e gastei 3,8 litros aos cem, perfazendo uma poupança de 80 euros; nada mau.
Tenho frequentado este fórum, que me tem sido muito útil, e gostaria de vos colocar algumas questões básicas que me ajudem a preparar a recepção da "criança"...
1) Tenho uma garagem onde ficarão o Golf e o Leaf, com duas tomadas que raramente são usadas. No quadro electrico da habitação há dois disjuntores com a designação "tomadas garagem", o que significará, penso eu, que os disjuntores são dedicados exclusivamente às duas tomadas. Sei também que a potência contratada para minha casa é de 3,45KVA. Pergunta: preciso de instalar uma wallbox recomendada pela Nissan (salvo erro, montada pela Efacec), ou as tomadas que tenho na garagem chegam para carregar o carro em oito horas?
2) Tenho lido aqui que as cargas lentas são mais amigas das baterias de lítio. O carregamento numa tomada de 10 amperes protege mais a bateria do que uma de 16 amperes?
E pronto, para já é tudo. Agradeço desde já o apoio que possam dar-me. Moro no Porto, na zona de Aldoar, perto da escola C+S; se há alguém por perto com um Leaf ou outro carro electrico, seria optimo trocar umas impressões antes de pegar no carro e começar a fazer asneiras...
Obrigado
Depois de alguns anos de indecisão (cheguei a dar o sinal para o Leaf antes do lançamento em Portugal), resolvi agora comprar um Leaf. Deverá chegar ao Porto na próxima semana, e combinei levantá-lo na Rótor em meados de Junho. As minhas dúvidas e adiamentos decorreram do que estão a adivinhar: o Leaf não poderia dar conta de todas as minhas necessidades de deslocação. A solução para o problema foi manter o meu carro actual (um Golf 1.6 diesel bluemotion) para as grandes deslocações e usar o Leaf como carro do dia a dia. Já dei umas voltas num Leaf Teckna, e estou completamente apaixonado pelo carro. E não descansei enquanto não convenci a minha mulher a meter-se nesta aventura. Entretanto, enquanto não tomo posse do Leaf, resolvi fazer umas centenas de kms no meu Golf em "modo eléctrico", para me ambientar, isto é, circulando entre 80 e 90 kms nas auto-estradas e a 50/60 nas estradas nacionais, usando o acelerador com grande parcimónia e aproveitando os perfis favoráveis dos percursos para poupar combustível. Resultado: fiz Porto/Lisboa/Porto pela EN1/IC2 em... seis horas, a uma média de 60 kms/Hora, não gastei um euro de portagens e gastei 3,8 litros aos cem, perfazendo uma poupança de 80 euros; nada mau.
Tenho frequentado este fórum, que me tem sido muito útil, e gostaria de vos colocar algumas questões básicas que me ajudem a preparar a recepção da "criança"...
1) Tenho uma garagem onde ficarão o Golf e o Leaf, com duas tomadas que raramente são usadas. No quadro electrico da habitação há dois disjuntores com a designação "tomadas garagem", o que significará, penso eu, que os disjuntores são dedicados exclusivamente às duas tomadas. Sei também que a potência contratada para minha casa é de 3,45KVA. Pergunta: preciso de instalar uma wallbox recomendada pela Nissan (salvo erro, montada pela Efacec), ou as tomadas que tenho na garagem chegam para carregar o carro em oito horas?
2) Tenho lido aqui que as cargas lentas são mais amigas das baterias de lítio. O carregamento numa tomada de 10 amperes protege mais a bateria do que uma de 16 amperes?
E pronto, para já é tudo. Agradeço desde já o apoio que possam dar-me. Moro no Porto, na zona de Aldoar, perto da escola C+S; se há alguém por perto com um Leaf ou outro carro electrico, seria optimo trocar umas impressões antes de pegar no carro e começar a fazer asneiras...
Obrigado