Página 1 de 2

Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 03:19
por oliveira
Olá a todos,
Muitos parabéns pela criação e manutenção deste forum.
É a primeira vez que participo num forum sobre carros. Embora perceba pouco de carros, é um VE que quero comprar, mas preciso da vossa ajuda!
Depois de ler vários posts dos participantes deste fórum, dei conta que diversos aspectos são importantes na escolha do VE a comprar.

Vamos directos ao assunto. Vivo neste momento na Guarda e preciso de fazer diariamente o trajecto Guarda-Covilhã-Guarda. Estamos a falar de cerca de 100km/dia numa região de Portugal conhecida pelas baixas temperaturas. Além disso o VE vai fazer os primeiros 50km de manhã descendo da Guarda para a Covilhã cerca de 500m em altitude, e ao fim do dia vai ter de os subir novamente. Se bem percebi as baterias são recarregadas nalguns VE usando as descidas, mas isto interessa caso seja uma real vantagem.

Eu quero gastar o menos possível no VE e consumos associados, não tendo qualquer preferência por equipamento. O carro pode vir despido de tecnologias e conforto extra.
Estamos a falar de 30000 km/ano. O Leaf segundo entendi é a melhor opção na relação qualidade/preço.
Mas que me dizem das outras opções como o VW E-Up, ou mesmo o smart ED?
E alugar as baterias? será uma boa opção para o uso que lhes vou dar?

O veiculo é para ser comprado em Janeiro proximo até para poder usar os novos incentivos à compra de VE.
Contudo a opção de VE usado também está na mesa.

Comentário à parte: Falta o nosso governo incentivar a compra de VE com isenção das portagens.
Eu vou mesmo ter de evitar a A23 e fazer a N18 o que até é vantajoso para não exceder os 90km/h.

Obrigado desde já a todos,
Oliveira

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 10:10
por VETL
Consegue carregar na Covilhã?

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 10:34
por mjr
Muito bem vindo oliveira!

O problema do trajeto é que começa a descer e termina a subir. Desta maneira não é possível aproveitar a regeneração na plenitude pelo facto de a bateria sair carregada. No Inverno isto piora devido ao frio impedir correntes de regeneração elevadas. Na volta, quando há mais problemas potenciais de autonomia, o trajeto é a subir 500m. Não é de facto a situação ideal. Consegues dar um local de referência para a partida e para a chegada para analisar o perfil vertical (não os lugares exatos, mas próximos)? Pode fazer muita diferença, para melhor, se os primeiros 10km forem planos e só depois se iniciar a descida, por exemplo.

Mesmo no pior dos casos penso que seria exequível, uma vez que o trajeto será a velocidades moderadas. Devido ao frio, terá de ser um carro com bomba de calor para o aquecimento do habitáculo, caso contrário 20% da energia da bateria seria para aquecer o habitáculo e teríamos de certeza problemas com a autonomia.

Um ponto de carga na Covilhã seria perfeito, nem que carregasse só uma hora (almoço).

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 11:09
por Orlando
Há Mobi-e na Covilhã?

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 12:23
por oliveira
Olá de novo,

É fantástico ter um feedback tão rápido. Obrigado a todos.
Na Covilhã não há Mobi.E contudo tenho a possibilidade de o carregar no trabalho ligado à tomada normal durante as 8 horas de trabalho.
Neste caso até poderia fazer o seguinte: carga completa durante as 8h de trabalho e assim o carro sai com carga completa para a subida e, sem nunca o carregar em casa, na manhã seguinte o carro tem a carga remanescente do dia anterior para iniciar a descida.
Aqui fica um perfil (Strava) da descida deste percurso feito de bicicleta, o veiculo mais económico sem dúvida :)
Os primeiros 15km matinais são a descida mais acentuada. Na volta os primeiros 30 km são praticamente planos.

Desconhecia as bombas de calor para o aquecimento do habitáculo. Vou ler mais sobre esse tópico também.

Imagem

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 12:30
por mjr
Fazendo o inverso, carregando no trabalho e descansando em casa penso ser completamente pacífico. Se por acaso houvesse algum stress podias sempre carregar em casa. Conforme a bateria se for degradando a possibilidade de carregar em ambos os lados faz com que possas aproveitar ao máximo a bateria mesmo com degradações elevadas.

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 12:36
por VETL
oliveira Escreveu:Na Covilhã não há Mobi.E contudo tenho a possibilidade de o carregar no trabalho ligado à tomada normal durante as 8 horas de trabalho.
Neste caso até poderia fazer o seguinte: carga completa durante as 8h de trabalho e assim o carro sai com carga completa para a subida
Neste cenário é óptimo!
Carrega no trabalho, vai para casa, passa a noite a arrefecer a bateria. Pela manhã inicia a viagem com o aproveitamento da regenerativa e o cenário repete-se.
Fantástico... É o cenário ideal quer em número de km quer num perfil que permite ter o pack sempre fresco.
oliveira Escreveu:...e, sem nunca o carregar em casa, na manhã seguinte o carro tem a carga remanescente do dia anterior para iniciar a descida.
Eu dava um cheirinho à noite em casa só para repor os 50%, se necessário (de início pode não se revelar necessário mas depois com os anos vai ser). É que assim com o pack a 50% (onde passará mais horas neste cenário que apresentou) até lhe proporciona uma poupança acrescida na degradação do mesmo.
oliveira Escreveu:Desconhecia as bombas de calor para o aquecimento do habitáculo. Vou ler mais sobre esse tópico também.
Os Leaf's novos vêm já com bomba de calor.
O mjr falou nisso porque os primeiros não têm esse sistema e por isso deixou o alerta caso pense num usado.

O perfil que aqui apresentou e dentro do que aqui lhe disse é para mim muito bom para o Leaf. Fiquei com inveja...

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 12:58
por Orlando
Se for mesmo como diz então até um I-miev serve....quanto mais um Leaf.
Esse percurso e o facto de poder carregar no local de trabalho é o ideal.
Tenha sempre em atenção carregar à sombra, sobretudo no verão.
Eu, quando chego a casa com a baterias abaixo dos 30%, carrego sempre até os 50/60%, porque sei que no dia seguinte vou poder carregar num mobi-e ou local de trabalho.

PS: Vai ver que neste forum o espírito é mesmo de entreajuda. :D

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 14:58
por Fil
Olá Oliveira, bem vindo!
Não vou acrescentar nada de novo aquilo que foi escrito, estou plenamente de acordo e sem dúvidas, que esses klms fazem-se sem qualquer problema, dentro das velocidades permitidas. Se não estiver disposto a dar um pouco mais pelos novos modelos (que começaram a aparecer em meados de 2013), pode sempre aquecer o habitáculo, enquanto o veículo está ligado à ficha, remotamente, através do telemóvel, fazendo com que gaste energia da tomada e não da bateria. Vai poupar anualmente mais de 3500€, em combustível, IUC, parque de estacionamento, revisões etc.. (fazendo as contas muito por baixo).
Além de tudo isso, depois de conduzir um veículo eléctrico (ve), nunca mais vai querer conduzir algo a combustível, tudo vai parecer mau e do passado, fumo do escape? Barulhos do motor? Óleos? Etc..
Se estiver mais disponibilidade financeira, pode sempre comprar um Tesla (será, se tudo correr bem, o meu próximo electrico), mas independentemente da marca, e do meu ponto de vista, a combustível não compro mais ;)

Re: Ajuda

Enviado: 31 out 2014, 15:04
por jasmim
Bem vindo ao fórum e parabéns pela decisão.