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Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 12:08
por lmmr74
Bom dia a todos,

Quero desde já dar os parabéns pelo excelente fórum.
Comecei recentemente a investigar os VE, estou eventualmente a ponderar adquirir um para usar diáriamente, sendo que o meu trajecto seria Sintra-Lisboa (av. de Liberdade), falamos de cerca de 60km ida e volta. No entanto tenho muitas dúvidas, que agradeço se mas puderem esclarecer:

- Pretendo carregar o carro durante a noite, evitando cargas no exterior, pois a estação de carregamento na av. da liberdade está quase sempre ocupada por outros VE's! :) É viável?
- Quais as alternativas ao nível de carregar as baterias? Os cabos que vêm com o carro são os suficientes para se carregar no exterior e em tomadas de 220v normais?
- Em vivo num prédio e tenho parqueamento, quais os passos a dar para carregar o carro? Tenho de instalar uma estação ou posso simplesmente usar a tomada eléctrica convencional?
- Quanto custo instalar uma estação de carregamento em casa?
- Quando se falam em revisões, quais as peças que têm de ser substituídas? Tendo em conta que não há troca de filtros, óleos, velas, etc?
- Quanto tempo demoram as baterias a carregar? Nos diferentes modos, ou seja, ligadas a tomada convencional de 220v, carga rápida, carga total?

Cumprimentos a todos

Obrigado

Luís Rodrigues

Opel Meriva 1.3CDTI 2006
Renault Mégane 1.4 1998 (possivelmente a dar lugar a um VE)
Toyota Supra 3.0T 1989

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 12:24
por victormcpinto
Bom dia "curioso" Immr74

Vou pronunciar-me apenas pelo que considero mais importante, a autonomia desejada. É a distância que elegi como ideal e que refiro muitas vezes a pessoas amigas. Se tivesse de fazer diariamente 60 km, com possibilidade de o carregar em casa, adquiria um VE sem vacilar.
Em condições normais, autonomia garantida para muitos anos.

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 13:02
por mjr
Bem vindo lmmr74.

Independentemente do VE que adquirir, 60km diários nunca será problema. Em muitos casos, como o do Leaf e i3, por exemplo, até poderá ser possível fazer duas vezes o mesmo trajeto sem carregar.

No caso do Leaf ele é fornecido com um EVSE de 10A que pode ligar a uma tomada convencional. Para carregar energia suficiente para os 60km são necessárias 4 a 6 horas, dependendo do consumo elétrico que conseguir no trajeto.

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 13:37
por lmmr74
rdias Escreveu:Ola ... Viva...

Para dar uma ajuda mais técnica.... Qual o VE que esta a pensar adquirir ?

Tudo o resto independentemente do VE que escolher é fasivel ....

Sintra ? De que zona vizinho ?
Estou eventualmente a pensar no leaf, pois é o que mais utilizadores tem...marquei um test drive na Nissan para "sentir" as diferenças entre um auto convencional e um VE.
Sou de Algueirão.

Abraço

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 13:38
por lmmr74
victormcpinto Escreveu:Bom dia "curioso" Immr74

Vou pronunciar-me apenas pelo que considero mais importante, a autonomia desejada. É a distância que elegi como ideal e que refiro muitas vezes a pessoas amigas. Se tivesse de fazer diariamente 60 km, com possibilidade de o carregar em casa, adquiria um VE sem vacilar.
Em condições normais, autonomia garantida para muitos anos.

Obrigado pelo feedback ;)

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 13:39
por lmmr74
Mais uma questão...está no stand virtual um Leaf à venda http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8021810/ e reparei que o carro tem uma célula voltáica no spoiler. Serve para carregar a bateria com o carro estacionado?

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 15:01
por Essiemme
Bem vindo.

Eu estou, neste momento, a trabalhar em Mem-Martins, precisamente.

Moro em Samora Correia e faço 65 Kms (para cada lado), isto é, 130 Kms diários.
Carrego 80% de carga em casa e 100% no Fórum Sintra, todos os dias.

Tenho o carro no Forum, no Mobi-e SNT-40, desde a hora de almoço. Vou passar por lá, no final da tarde, para ir para Samora Correia novamente.

O carro está prestes a dobrar os 100.000 Kms. Nem é preciso dizer as vantagens obtidas para esta quilometragem...

60 Kms por dia, chegava e sobrava para uma carga de 80%, mesmo com a degradação de 100.000 Kms.

Quanto ao parqueamento, se já tiver uma tomada pessoal (não comum), não haverá problema para os 10 amperes.
Se for comum, existe legislação para isso, nomeadamente no que diz respeito ao pedido de instalação de ponto de carga em condomínio.

Eu estou numa situação idêntica e, no princípio, fiz as coisas ligeiramente precipitadas, como está descrito no meu "Diário de Bordo".
Mas foi muito no início, agora já é mais "normal" esta coisa dos carros elétricos, diria eu...

A célula no spoiler apenas alimenta a bateria de 12V, que serve para alimentar o sistema operativo do carro, assim como as luzes, limpa para-brisas, etc

sm
:geek:

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 15:39
por Apr
lmmr74 Escreveu:Mais uma questão...está no stand virtual um Leaf à venda http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8021810/ e reparei que o carro tem uma célula voltáica no spoiler. Serve para carregar a bateria com o carro estacionado?

Esse carro cheira-me a carregador de 3,3kW........ seja curioso ;-)

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 15:47
por RJSC
O painel solar nem potência tem para alimentar o rádio... :lol: Era só um enfeite verde que custava 500€ no lançamento do Leaf.
E considerando que o melhor para a bateria é deixar o carro à sombra nos dias de sol, é completamente inútil o painel então...
Em usado nem vale a pena ligar a isso. Se for novo, é um total desperdício comprar com painel solar.

Re: Curioso

Enviado: 19 nov 2014, 15:59
por lmmr74
Apr Escreveu:
lmmr74 Escreveu:Mais uma questão...está no stand virtual um Leaf à venda http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8021810/ e reparei que o carro tem uma célula voltáica no spoiler. Serve para carregar a bateria com o carro estacionado?

Esse carro cheira-me a carregador de 3,3kW........ seja curioso ;-)
Peço desculpa pela ignorância...mas o que segnifica carregador de 3.3kw?? Obgdo