Apresentação
Enviado: 28 nov 2014, 14:36
Olá, viva a todos!
O meu nome é José e sou da zona de Coimbra. Actualmente sou possuidor de 2 carros: um Prius e um Seat Altea Diesel. O Prius é um carro fabuloso e cuja a condução me agrada imenso, só que quem anda com ele a maior parte do tempo é a minha mulher (faz viagens maiores). O Altea não é mau carro, mas depois de se conduzir um Prius (ou qualquer carro com caixa automática), não se quer nada diferente. Além disso, o Altea conta com 10 anos e 225 mil km.
A minha ideia é "despachar" o Altea e tentar arranjar um veículo eléctrico em segunda mão, importado. Assim, existem várias hipóteses, que no entanto tem me colocado num dilema de escolha. Apresento um bocado as razões:
Começando pelo IOn e respectivos clones (C0/I-miev)
Vantagens:
Fácil de arranjar em segunda mão a preço acessível
Baterias refrigeradas, quando em carga rápida (o A/C liga)
Desvantagens:
É uma autentica "pandeireta" (sem qualquer tentativa de ofender os actuais donos deste modelo) . Aquele design muito alto e estreito não me inspira confiança nenhuma a nível de segurança, mesmo que o peso e colocação das baterias acrescentem alguma estabilidade
Interiores muito pobres. Parece um carro do século passado, sem comandos no volante sequer.
Mala praticamente inexistente.
Autonomia dentro do limite aceitável.
Passando ao e-up:
Vantagens:
Maiorzito e mais largo que o o Ion e clones
Mala ligeiramente maior e autonomia um bocado superior.
Desvantagens:
Recente, ainda sem veículos em 2ª mão no mercado (nem em 1ª mão se calhar)
Serão as baterias refrigeradas?
Interior continua pobre
Leaf:
Vantagens:
É o veículo eléctrico por excelência. Foi basicamente o primeiro para ser produzido em grande escala
Maior autonomia
Carro muito maior, mas quase fora do limite aceitável de tamanho
Preço em segunda mão (importado) no limite do aceitável.
Desvantagens:
O fraco sistema de refrigeração das baterias tem resultado na sua perda de capacidade prematura
Comprar usado pode ser um tiro no escuro por causa disso mesmo!
Zoe:
Vantagens:
Boa autonomia (comparável com o Leaf??)
Carro com tamanho ideal
Preço em segunda mão muito bom (importado)
Desvantagens:
Só disponível com aluguer de baterias. Só compensaria (quando comparado com o Prius com a sua média actual) a partir dos 20000 km ano
Não faço ideia se existe refrigeração de baterias no Zoe, mas sendo sempre com opção de aluguer, é um non issue!
Outra possibilidade muito remota: o i3. No entanto não gosto do design (especialmente a abertura das portas), o preço é proibitivo e os pneus usados ainda pioram as coisas!
Eis o dilema: qual escolher?
Na prática, o dilema neste momento é mais entre o Leaf e o Zoe.
Peço desculpa se não me virem a participar muito, mas neste momento estou aqui mais para recolher informação
O meu nome é José e sou da zona de Coimbra. Actualmente sou possuidor de 2 carros: um Prius e um Seat Altea Diesel. O Prius é um carro fabuloso e cuja a condução me agrada imenso, só que quem anda com ele a maior parte do tempo é a minha mulher (faz viagens maiores). O Altea não é mau carro, mas depois de se conduzir um Prius (ou qualquer carro com caixa automática), não se quer nada diferente. Além disso, o Altea conta com 10 anos e 225 mil km.
A minha ideia é "despachar" o Altea e tentar arranjar um veículo eléctrico em segunda mão, importado. Assim, existem várias hipóteses, que no entanto tem me colocado num dilema de escolha. Apresento um bocado as razões:
Começando pelo IOn e respectivos clones (C0/I-miev)
Vantagens:
Fácil de arranjar em segunda mão a preço acessível
Baterias refrigeradas, quando em carga rápida (o A/C liga)
Desvantagens:
É uma autentica "pandeireta" (sem qualquer tentativa de ofender os actuais donos deste modelo) . Aquele design muito alto e estreito não me inspira confiança nenhuma a nível de segurança, mesmo que o peso e colocação das baterias acrescentem alguma estabilidade
Interiores muito pobres. Parece um carro do século passado, sem comandos no volante sequer.
Mala praticamente inexistente.
Autonomia dentro do limite aceitável.
Passando ao e-up:
Vantagens:
Maiorzito e mais largo que o o Ion e clones
Mala ligeiramente maior e autonomia um bocado superior.
Desvantagens:
Recente, ainda sem veículos em 2ª mão no mercado (nem em 1ª mão se calhar)
Serão as baterias refrigeradas?
Interior continua pobre
Leaf:
Vantagens:
É o veículo eléctrico por excelência. Foi basicamente o primeiro para ser produzido em grande escala
Maior autonomia
Carro muito maior, mas quase fora do limite aceitável de tamanho
Preço em segunda mão (importado) no limite do aceitável.
Desvantagens:
O fraco sistema de refrigeração das baterias tem resultado na sua perda de capacidade prematura
Comprar usado pode ser um tiro no escuro por causa disso mesmo!
Zoe:
Vantagens:
Boa autonomia (comparável com o Leaf??)
Carro com tamanho ideal
Preço em segunda mão muito bom (importado)
Desvantagens:
Só disponível com aluguer de baterias. Só compensaria (quando comparado com o Prius com a sua média actual) a partir dos 20000 km ano
Não faço ideia se existe refrigeração de baterias no Zoe, mas sendo sempre com opção de aluguer, é um non issue!
Outra possibilidade muito remota: o i3. No entanto não gosto do design (especialmente a abertura das portas), o preço é proibitivo e os pneus usados ainda pioram as coisas!
Eis o dilema: qual escolher?
Na prática, o dilema neste momento é mais entre o Leaf e o Zoe.
Peço desculpa se não me virem a participar muito, mas neste momento estou aqui mais para recolher informação
