Página 1 de 2

Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 14:36
por jfr2006
Olá, viva a todos!

O meu nome é José e sou da zona de Coimbra. Actualmente sou possuidor de 2 carros: um Prius e um Seat Altea Diesel. O Prius é um carro fabuloso e cuja a condução me agrada imenso, só que quem anda com ele a maior parte do tempo é a minha mulher (faz viagens maiores). O Altea não é mau carro, mas depois de se conduzir um Prius (ou qualquer carro com caixa automática), não se quer nada diferente. Além disso, o Altea conta com 10 anos e 225 mil km.

A minha ideia é "despachar" o Altea e tentar arranjar um veículo eléctrico em segunda mão, importado. Assim, existem várias hipóteses, que no entanto tem me colocado num dilema de escolha. Apresento um bocado as razões:

Começando pelo IOn e respectivos clones (C0/I-miev)

Vantagens:

Fácil de arranjar em segunda mão a preço acessível
Baterias refrigeradas, quando em carga rápida (o A/C liga)
Desvantagens:

É uma autentica "pandeireta" (sem qualquer tentativa de ofender os actuais donos deste modelo) . Aquele design muito alto e estreito não me inspira confiança nenhuma a nível de segurança, mesmo que o peso e colocação das baterias acrescentem alguma estabilidade
Interiores muito pobres. Parece um carro do século passado, sem comandos no volante sequer.
Mala praticamente inexistente.
Autonomia dentro do limite aceitável.


Passando ao e-up:

Vantagens:

Maiorzito e mais largo que o o Ion e clones
Mala ligeiramente maior e autonomia um bocado superior.
Desvantagens:

Recente, ainda sem veículos em 2ª mão no mercado (nem em 1ª mão se calhar)
Serão as baterias refrigeradas?
Interior continua pobre


Leaf:

Vantagens:

É o veículo eléctrico por excelência. Foi basicamente o primeiro para ser produzido em grande escala
Maior autonomia
Carro muito maior, mas quase fora do limite aceitável de tamanho
Preço em segunda mão (importado) no limite do aceitável.
Desvantagens:

O fraco sistema de refrigeração das baterias tem resultado na sua perda de capacidade prematura
Comprar usado pode ser um tiro no escuro por causa disso mesmo!


Zoe:

Vantagens:

Boa autonomia (comparável com o Leaf??)
Carro com tamanho ideal
Preço em segunda mão muito bom (importado)
Desvantagens:

Só disponível com aluguer de baterias. Só compensaria (quando comparado com o Prius com a sua média actual) a partir dos 20000 km ano
Não faço ideia se existe refrigeração de baterias no Zoe, mas sendo sempre com opção de aluguer, é um non issue!



Outra possibilidade muito remota: o i3. No entanto não gosto do design (especialmente a abertura das portas), o preço é proibitivo e os pneus usados ainda pioram as coisas!



Eis o dilema: qual escolher?

Na prática, o dilema neste momento é mais entre o Leaf e o Zoe.

Peço desculpa se não me virem a participar muito, mas neste momento estou aqui mais para recolher informação ;)

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 15:18
por dgalv
Em Outubro do ano passado comprei um leaf da 1ª geração (mk1). Uma viatura de serviço, com 7.500kms e 6 meses.

Está em excelentes condições e posso dizer que não podia fazer melhor negócio, abaixo dos 25 mil.

Dos outros carros, o único que conduzi e que estive quase a comprar foi o iOn. Mas comparando o preço que me pediam por ele e a diferença que era para o leaf, optei pelo leaf por ser mais carro.

Ainda vi o zoe, mas apenas em exposição e não gostei dos materiais e da qualidade de construção. Quem vê primeiro o leaf (como foi no meu caso) e depois vê o zoe, de certeza que prefere o zoe.

Compreendo bem o que escreveu. Hoje estou a conduzir um diesel porque o meu foi a arranjar uma porta e estou a desesperar por ter o meu carro. Já me canso de usar o pé esquerdo e de andar a mudar de mudança. Estranho as acelerações, o conforto, a falta da câmara traseira no estacionamento e a posição mais elevada de condução do leaf.

Resumindo, se voltasse a ter de escolher, escolhia o leaf. E não voltarei ao diesel, já não me consigo a imaginar carros que não sejam eléctricos. Quando o bichinho nos apanha já não se larga!

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 15:57
por Fil
Consegue comprar leafs por volta dos 20 mil € já legalizados de 2012/2013, pode sempre levar o obd para verificar o estado das baterias, se comprar de zonas frias e que não tenham usado cargas rápidas, é grande a probabilidade de o carro vir impecável.
Quanto ao zoe, em primeiro lugar é um renault, depois é o aluguer de baterias... são desvantagens a mais para se equacionar, quando o objectivo é economizar, no meu ponto de vista é claro.

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 16:27
por santanamos
Oh fil, ser renault é um ponto a favor. Se o sr. José considera o zoe mais indicado só o aluguer é que está a estragar os calculos.
O zoe vai começar a ser vendido com baterias incluidas. Usados deve ser quase impossivel, daí eu tentava arranjar um de serviço e negociar a compra das baterias :?
O leaf pode ser uma boa opção para não se chatear muito com pormenores, está mais do que vingado e ha em 2a mão com fartura.

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 16:31
por Fil
santanamos Escreveu:Oh fil, ser renault é um ponto a favor. Se o sr. José considera o zoe mais indicado só o aluguer é que está a estragar os calculos.
O zoe vai começar a ser vendido com baterias incluidas. Usados deve ser quase impossivel, daí eu tentava arranjar um de serviço e negociar a compra das baterias :?
O leaf pode ser uma boa opção para não se chatear muito com pormenores, está mais do que vingado e ha em 2a mão com fartura.
Por isso tive o cuidado de dizer que são opiniões, neste caso é apenas a opinião de quem teve um renault e nunca mais vai ter outro ;)

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 16:33
por santanamos
Ah, certe certo. Pensei que estava a dizer o contrario. Sorry.

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 20:56
por jfr2006
A questão é que a diferença de preço entre um Leaf usado e um Zoe usado, permite pagar ainda muitas mensalidades de bateria ao Zoe, com a vantagem que quando chegar ao fim, no Zoe pode-se sempre trocar a bateria de "graça"...

Re: Apresentação

Enviado: 28 nov 2014, 22:31
por Apr
Olá José e benvindo!


A decisão mais dificil já tomou, agora é facilimo!

Tem todos praticamente a mesma usabilidade em termos de autonomia que é o que importa.

Não concordo com a avaliação negativa que faz do imiev e primos, pelo preço que estão á venda em 2a mão e pela economia acho-os imbativeis, este veiculo é a prova que quem quiser pode ter um VE, basta ser paciente e encontrar um negocio interessante. os restantes pontos como são subjetivos não são discutiveis.

Creio que o importante é começar a definir limites para o que quer, é dificil comparar usados com novos, de segmentos diferentes, etc.

Neste forum encontra uma conjunto interessante de donos de VE's de marcas diferentes que não hesitarão em ajudá-lo em qualquer duvida que lhe surja durante o processo de seleção.

Boa sorte!

Re: Apresentação

Enviado: 29 nov 2014, 01:56
por Fil
jfr2006 Escreveu:A questão é que a diferença de preço entre um Leaf usado e um Zoe usado, permite pagar ainda muitas mensalidades de bateria ao Zoe, com a vantagem que quando chegar ao fim, no Zoe pode-se sempre trocar a bateria de "graça"...
O problema é que isso não está escrito em lado nenhum, segundo sei, por isso quando chegar ao fim do contrato, a bateria até pode estar completamente podre, que ninguém lha vai trocar, e pior, pode ter gasto mais com as mensalidades do que ter comprado a bateria, já para não referir que se exceder os klms contratados vai pagar e bem os klms extra, mas nada como fazer as contas adaptadas ao seu caso.

Re: Apresentação

Enviado: 29 nov 2014, 10:46
por jfr2006
Já li algures que quando a bateria passasse para baixo dos 75% de capacidade, que a renault efectuava a troca.

Quanto ao custo, na modalidade mais baixa (12500km/ano), o meu Prius ainda consegue um custo por km inferior (mesmo contando com manutenção e IUC). Por isso, ou a renault baixa as mensalidades e apresenta novas opções, ou terei de subir a km anual.