Página 1 de 2

Apresentação

Enviado: 01 dez 2014, 19:03
por Tripeiro
Bom dia,
Depois de meses a visitar este fórum, como interessado em VE, decidi registar-me porque finalmente me decidi a adquirir um VE. No entanto, subsistem algumas dúvidas sobre o modelo mais adequado para o meu caso. Dúvidas semelhantes às da apresentação do jfr2006 de 28 de Novembro.
Por outro lado, não tenho ainda garantido um lugar de garagem para poder carregar. Poderei aceder à mobilidade eléctrica apenas com os carregamentos públicos? Tenho um posto Chademo perto de minha casa, na Caetano Power do Porto.
Estando mais inclinado para o Nissan Leaf, por razões familiares e de conforto, também gosto muito do Peugeot Ion.
Tanto quanto julgo saber, parece que o i-Miev e o Irmão da Peugeot suportam melhor as cargas rápidas. Também se movem e estacionam mais facilmente na cidade, o que me agrada de sobremaneira.
No entanto, o Nissan Leaf é muito mais confortável e terá em princípio melhor alcance, mas duvido que consiga uma viagem até Lisboa em cinco ou seis horas.
Neste momento pondero três ou quatro opções, duas delas de usados, sendo um deles um Leaf Mk1 do qual aprecio especialmente o interior e a suspensão, poderá o Mk1 ser ainda hoje uma boa compra, considerando o rápido desenvolvimento da tecnologia, tratando-se de um veículo com menos de 20.000 km? Ou poderá ser um modelo rapidamente desactualizado? Agradeço as vossas opiniões.
Até breve.

Re: Apresentação

Enviado: 01 dez 2014, 19:40
por Fil
Boa tarde Tripeiro, bem vindo!

Neste fase do campeonato parece-me que o mk1 é uma boa escolha, dependendo do preço claro, e do estado da bateria, porque paga-se mais rapidamente que os outros, no entanto, a evolução para os mk2 tem especialmente a ver, com a evolução para a bomba de calor, que permite aquecer o habitáculo com muito menos energia que o mk1, o que pode fazer alguma diferença. Pelo que vejo, a tecnologia só está a evoluir muito para os lados da Tesla.
Os modelos que referiu não são do mesmo segmento, são veículos para situações diferentes, mas se pretende fazer Porto-Lisboa, a bateria e o conforto extra do leaf poderão fazer diferença, no entanto, foi como referiu, os mais pequenos "movem-se" melhor nas cidades.
As viagens para Lisboa não vão ser feitas em menos de 6 horas, apesar da carga rápida durar 20 minutos a preencher 80% da bateria, terá de ir pelas nacionais, ou a velocidades idênticas na auto estrada.
Poderá carregar apenas nos postos públicos se for conveniente, mas tenha em atenção que o cartão para o poder fazer, demora pelo menos 3 semanas a chegar.
Resumindo, tudo tem a ver com valores e com a utilização do veículo, mas a principal será com certeza a qualidade/preço.

Re: Apresentação

Enviado: 13 dez 2014, 17:09
por Tripeiro
Bom dia a todos.
Obrigado, Fil, pelas informações.
Depois de muito ponderar, decidi comprar um Leaf Tekna que me vai entregue na próxima semana. :)
Por alguma razão o Leaf é o VE mais vendido.
Vou ver se o concessionário oferece o cabo de 32A que, espero, será bastante útil nas deslocações a Lisboa.
Já pedi o cartão mobi.e mas receio uma demora de três semanas. Não se percebe porquê tanto tempo!
Irei dando notícias.

Re: Apresentação

Enviado: 13 dez 2014, 17:21
por Fil
Muitos parabéns! Depois queremos fotos e diário de bordo ;) de facto o cartão demora 3 semanas mas costuma chegar. Ficamos a aguardar notícias.

Re: Apresentação

Enviado: 13 dez 2014, 19:09
por Orlando
Sim queremos ver tudo!!!

Re: Apresentação

Enviado: 13 dez 2014, 22:46
por mjr
Parabéns Tripeiro, vou ter mais um vizinho com um Leaf!

Venham as fotos e os detalhes quando chegar a máquina. Se precisares de alguma coisa nomeadamente explicações sobre o Leaf Spy, estou disponivel ;)

Re: Apresentação

Enviado: 15 dez 2014, 00:19
por Tripeiro
Obrigado a todos. Espero dar notícias em breve.
Boa semana.

Re: Apresentação

Enviado: 20 dez 2014, 21:10
por Tripeiro
Dia 1. Saída do Stand. Almoço e passeio. 25 Km. Autonomia desceu 35 Km!
Ao passar junto ao Castelo do Queijo cruzei-me com outro Leaf igualzinho!
Elogios ao carro, dos familiares, vizinhos e amigos!
Dilema: Ainda não recebi o cartão da Mobi.e Poderei carregar na Prio sem cartão?
A alternativa será sempre a Nissan.
[


]

Re: Apresentação

Enviado: 20 dez 2014, 22:56
por joaocfgoncalves
A Nissan deveria pedir o cartão por si, como me fez a BMW.

Boas viagens electrizantes...

Re: Apresentação

Enviado: 21 dez 2014, 02:22
por Fil
Sem cartão, só carrega nas tomadas comuns.