Apresentação Paulo

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 31 mar 2015, 00:24

A questão é essa, se compararmos carros da mesma classe do leaf, é necessário pouco tempo para se pagar a diferença de valor que possa existir, não podemos comparar com classes muito inferiores, porque aí nada é comparável. O leaf não vai fazer 120 klms a 130 klm/h regularmente, é muito apertado, e com vento, chuva, degradação, não faz de certeza, isto sem parar claro.

As baterias têm garantia de 5 anos ou 100 mil klms, se tiverem menos 30% de autonomia são trocadas (muito dificilmente conseguirá estragar tanto a bateria, aqui ninguém o conseguiu para já). Isto não é um telemóvel;) Mesmo que faça 200 mil klms como alguns estrangeiros fizeram em 2/3 anos, a degradação está lá e têm de carregar mais vezes, geralmente param nos postos rápidos a meio caminho, mas quantos milhares pouparam em combustível? Pagam a bateria e sobra muito. Se fizeres esses klms num cl, quanto tempo é que o carro dura? Vais gastar muito mais que 5 mil € em peças, até que seja só gastos, num leaf, trocas apenas a bateria, mas o tempo o provará. Para tantos klms, precisas de um carro melhor, que te dure muito mais anos, porque senão vais andar sempre a trocar de carro, Ve ou não. Para 240 klms por dia talvez o Kia Soul ou o I3, mas a diferença de preço é substancial.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 31 mar 2015, 00:36

Rdias, a minha intenção é só ajudar, não é para as pessoas ficarem com os meninos nos braços.
Agora a verdade, é que a maioria da população europeia, 80%, não fazem mais que 50 klms por dia, não deviam todos ter eléctricos? Para mim claro que sim, porque mesmo com 20 anos e com toda a degradação do mundo vai fazer os 50 klms na maior.
A maioria das pessoas nem fazem ideia de como são os Ve...
Gostava de saber porque é que trocam os carros, sinceramente, para tentar perceber, porque não vejo como. Queriam fazer os 200 klms anunciados a 120? Ou não gostam de ligar o cabo ao carro?

Deve ser algo do género, desconhecimento profundo e pouca vontade de ver que é melhor.

Quando apareceram os primeiros automóveis existiu imensa resistência, as carroças eram muito melhores, depois o carvão também era melhor...

As pessoas têm de se cultivar mais e têm de deixar de ser nhurras, porque é por isso que os governos, os monopólios e afins, fazem o que querem... depois não se queixem que o combustível está caro e que custa meter 50€ por semana...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Orlando » 31 mar 2015, 08:47

É tudo muito bonito, mas quando se tem um VE percebe-se que erro cometido ao longo de tantos anos :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por lmmr74 » 31 mar 2015, 09:52

rdias Escreveu: as baterias de litio em principio só duram 14 anos...
E não chega?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 31 mar 2015, 14:26

rdias Escreveu:não é assim tao linear e sabes disso... se alguem faz poucos kms e pode comprar carros a 10.000 euros ou menos e gasta 50 euros por mes... porque anda pouco... porque ira gastar mais num VE... daí a luta da tesla com gigafactory .. etc ... para trazer preços para baixo .. para que seja tão óbvio que a transição se faça rapidamente... porque infelizmente só quando for obvio na carteira isso acontecerá...

as baterias de litio em principio só duram 14 anos... talvez mais uma vez a teoria esteja errada e depois lá eles terão de fazer baterias piores para que avariem mais :(
Por isso é que só comparei na gama do leaf, nos mais pequenos não dá, custam o mesmo ou mais que o leaf, enquanto que os cls custam 10, 12 mil a menos...

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 31 mar 2015, 20:42

rdias Escreveu:

Eu fico feliz com todos os casos de sucesso ... E o teu é... Como muitos outros... Mas revolta-me os casos de pessoas mal informadas ... Que desistiram .. Que querem devolver... Etc...
Confesso que fiquei surpreendido com a autonomia real, tendo em conta a que é referida nos catálogos das marcas, nesse caso parece-me existir alguma desonestidade que pode levar os consumidores a sentirem-se enganados. As pessoas não querem saber qual a autonomia em determinadas condições, querem saber a autonomia em utilização "normal".
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 31 mar 2015, 20:50

Fil Escreveu: no entanto gostava de ver as tuas contas de aquisição para um ve e um cl.
Boas!

Na minha opinião, a opção por um VE deve ser analisado por duas vertentes, uma funcional e outra financeira.
Em termos da vertente funcional, para a utilização que faço de um carro, para as minhas necessidades de mobilidade é impensável ter um VE como 1º carro, pelo menos com as actuais limitações de autonomia. Do meu ponto de vista um VE só é opção se for possível fazer o mesmo que se faz com um carro a combustível. Estar preocupado com a geografia do terreno, com os pontos possíveis de recarga, com a velocidade, com a temperatura, se o carro fica ao sol ou não (como já li algures referido no fórum), etc… não é prático, nem exequível para a maioria da população, pelo menos a nossa.

Haverá certamente outras pessoas para o qual as questões que referi não são um problema mas tenho sérias reservas aos números referidos, que 80% da população poderia ter as suas necessidades de mobilidade satisfeitas com um VE. Parece-me um número tão real como os 200 km de autonomia ou que um VE gasta 1€ em eletricidade por cada 100km percorridos. ;)

Em relação às alternativas já apontadas para situações de urgência ou de maior autonomia, como por exemplo chamar um táxi ou alugar um carro, tentem arranjar um táxi às 23 horas em Gouveia ou às 4 da manhã nas Caldas da Rainha e vejam se conseguem. Alugar carros é viável se for efetuado com antecedência e mesmo assim tem a questão logística de ir buscar o carro e depois entregar, o que se até pode ser feito com relativo pouco incomodo em grandes centros urbanos já não o é no resto do país.

Para a utilização que eu faço de um 2º carro, pelo que tenho lido no fórum em termos funcionais um VE é perfeito, percursos curtos, plano, velocidades até 60 km, etc… e mesmo que fique com a autonomia limitada a 50km, continua a servir. :)

Financeiramente parece-me que podemos tornar a análise simples se considerarmos duas premissas, uma é que em termos de longevidade um pack de baterias dura 15 anos, outra é que um pack dá para fazer 200 mil km.

Num CI, 200 mil km a uma média de 5l/100km (urbano e diesel) dá um custo de 12000€, se juntarmos o valor de 2100€ do IUC (140€/ano para o Note a diesel) e a diferença das revisões (A Nissan cobra 778€ para 5 anos de manutenção do Note e 228 € para 5 anos de manutenção do Leaf) extrapolando para 15 anos temos uma diferença de 1650€. No total para o cenário apresentado, em termos de utilização o Leaf permitirá poupar na sua vida útil cerca de 15000€ comparativamente ao Note. O valor do Leaf ao fim de 15 anos é uma incógnita, mas consideraria que valerá muito pouco, com o previsível avanço tecnológico duvido que valha alguma coisa, em relação ao Note vamos considerar a mesma situação.

Agora em relação aos valores de aquisição. O Leaf Acenta custa 25900, na campanha ou 34900 sem campanha, o Note Acenta custa 19500. Ou seja sem ter carro velho para entregar e sem campanha, parece-me obvio que financeiramente não compensa comprar o Leaf, a juntar as limitações funcionais só por questões ecológicas é que comprariam um Leaf neste cenário. O Nissan Pulsar custa mais +/- mais 5000€ que o Note, ou seja haveria um ganho líquido de cerca 5000€ em 15 anos, o que dá 333€/ano, considerando o custo de aquisição e as limitações funcionais eu neste cenário também não compraria um Leaf, para 2º carro.

Agora com um carro velho (o que tenho vale no mercado cerca de 4500€) o cenário seria diferente, o Leaf Acenta ficaria por 25900€ (em campanha), o Note deduzindo o valor do que tenho atualmente ficaria em 15000€ e o Pulsar em 20000€. Diferença de 10900€ e 5900€, respectivamente. Aqui também não compraria o Leaf, mantinha o carro velho até este deixar de andar.

Fora da campanha, mas aproveitando o BF do carro velho, a diferença seria de 15400€ e 10300€ respetivamente para o Note e o Pulsar. Aqui também não compraria o Leaf, mantinha o carro velho até este deixar de andar.

No cenário em que o carro velho deixa de ter valor de mercado (não anda), em campanha a diferença seria de 6400€ e de 1000€, para o Note e Pulsar. Neste cenário eu não hesitaria em comprar um Leaf para 2º carro. Neste cenário, fora de campanha, só com o BF, a diferença ficará em 10900€ (Note) e 5500€ (Pulsar). Considerando a poupança, neste cenário o mais provável era comprar o Leaf, mas teria que ponderar outros fatores.

Grosso modo, corrijam-me se o meu raciocínio estiver errado, o Leaf permite ao longo da sua vida útil (200 mil Km e 15 anos) poupar cerca de 15000€ para um carro semelhante a combustível (este valor é obviamente uma aproximação para facilitar as contas), por isso qualquer veiculo com um custo de aquisição com uma diferença igual ou superior a 15 mil € para o Leaf é financeiramente mais interessante que o Leaf.

Edit: havia uma troca no modelo, antes estava Leaf agora está Note (está em Italico)
Última edição por pbaptista em 31 mar 2015, 21:48, editado 1 vez no total.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por VETL » 31 mar 2015, 21:45

Quase que me revejo nestas palavras do pbatista quando andava a fazer contas de cabeça antes de ter um Leaf.

A questão financeira ficou no entanto resolvida quando me apareceu a oportunidade de um carro de serviço com poucos km e um preço bem abaixo dos ainda hoje por aí anunciados...

A questão de ser segundo carro, eu também fazia questão disso. Hoje reconheço que muito naturalmente o Leaf é de longe o 1º carro lá de casa. Impensável para mim em 2013, mas hoje tenho mesmo que dar o braço a torcer...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 31 mar 2015, 21:51

rdias Escreveu:A minha opinião é que nenhum leaf ao fim de 15 anos terá uma autonomia aceitável... Ou ao fim de dez... Pior que os 200.000 kms ... Sera is dez ou 15 veroes ...Será a perda de autonomia real... Eu punha um pack pelo meio ... Nessas contas... De resto parece me realista esta avaliação...
Os verões nas Caldas da Rainha são bastante amenos, eu diria mesmo "frescos"... :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 31 mar 2015, 21:53

Antes de mais é mais um excelente exercício, mas não podemos comparar o note com o leaf, são carros de segmentos diferentes, logo, é tudo muito diferente, resta-nos o pulsar e o leaf.

O leaf tem extras que o pulsar acenta não tem e também acontece o contrário, e se os adicionarmos as contas ficam ainda mais próximas.

Relativamente aos estudos não os posso provar, mas pela minha experiência, são muito poucas as pessoas que fazem mais de 50 klms por dia para ir para o trabalho, mas isto como é óbvio não prova nada, tiramos conclusões com as pessoas que nos rodeiam.

No meu caso não alterei nada no dia a dia, em viagens longas estudo tudo, sem dúvida, mas só encontrei dificuldades na serra da estrela, de resto tudo normal, como as grandes viagens são meia dúzia por ano, não me afecta nada e dá-me algum gozo andar sem pagar.

Andar a 1€ só ve pequenos, os leafs é complicado andarem abaixo de 1.2€, eu diria que a média anda nos 1.7€ por 100 klms.

Relativamente à preocupação com o carro é igual, nada mudou, não deixava os outros ao sol sempre que podiam estar à sombra, parece-me apenas bom senso, se não há hipótese fica ao sol, não se constipa, degrada mais a bateria e a tinta, não preocupa a maioria das pessoas... é igual.

Os carros alugados aqui referidos eram para viagens grandes, que são planeadas e entregam o carro onde quisermos e deixamo-lo noutra ponta do país se quisermos, não era às 11 da noite, aí só de taxi, possivelmente ligando para uma rede de taxis, mas sei que não é igual em todas as zonas do país, nem nada que se pareça.

Alguns utilizadores aqui do fórum diziam que o leaf era o segundo carro, agora não sabem é o que fazer ao outro que nunca anda. No meu caso cls não compro mais, se tiver que fazer 300 klms por dia e se só for possível de carro, compro um Tesla em segunda mão.

Faltam aí alguns valores, mas o grosso é esse, e demonstra claramente a diferença de valores.

Eu também colocava mais 5 mil € para uma bateria e assim tinha carro para 20 anos.

Outra situação não menos importante, é o facto das famílias, como vários dos exemplos aqui descritos no fórum, desincentivarem a compra de Ve's por desconhecimento puro, o que leva muita gente a não querer ir contra. Depois mais tarde, alguns, lá admitem o quão errados estavam, outros preferem continuar a bater com a cabeça na parede ;)
Última edição por Fil em 31 mar 2015, 22:06, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Apresentações”