Apresentação Paulo

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 04 abr 2015, 16:16

Apr Escreveu:
Se houvesse um pbatista possuidor de um VE sem AQS este seria o teu arqui-inimigo e teriam discussões infinitas. :lol:
Não tenho inimigos quanto mais arqui-inimigos :)

Pelo que tenho lido no forum parece-me que o motivo pelo qual a maior parte das pessoas tem adquirido VE é economico, é frequente ver comentários do genero passar pela estação de serviço e ver os outros a por € de combustivel (omitem o custo de aqusição de um VE...mas aparentemente também não interessa :D ). Não li todas as apresentações, mas das que li não vi nenhuma que diga que comprou um VE principalmente por motivos ecologicos, independentemente se poupa ou não com um VE. Como tal parece-me pertinente a minha questão, porque se o motivo para a aquisição de um VE é principalmente economico, faz todo o sentido também colocar paineis solares para AQS, já que o retorno do investimento deverá ser bastante mais rapido do que um VE e nesse caso sim, apontaria a incoerencia da situação.
Apr Escreveu: Relativamente aos comentários de VEs nao estas cá para aprender, nao consegues ver o que oferecem de comentarios experientes e limitas-te a enunciar um monólogo aborrecido de ideias pre-concebidas.
Fantastico! E depois sou eu que tenho ideias pré-concebidas? Então o que dizes destes comentários, colocados por membros do forum neste topico?
"As pessoas têm de se cultivar mais e têm de deixar de ser nhurras, porque é por isso que os governos, os monopólios e afins, fazem o que querem... depois não se queixem que o combustível está caro e que custa meter 50€ por semana..."

"É tudo muito bonito, mas quando se tem um VE percebe-se que erro cometido ao longo de tantos anos"

"Outra situação não menos importante, é o facto das famílias, como vários dos exemplos aqui descritos no fórum, desincentivarem a compra de Ve's por desconhecimento puro, o que leva muita gente a não querer ir contra. Depois mais tarde, alguns, lá admitem o quão errados estavam, outros preferem continuar a bater com a cabeça na parede"

"Todos os carros tem limitações. As piores são as que não conhecemos. A autonomia é o papão que atormenta as mentes mais frágeis e faz coisas terríveis e deixa toda a gente envergonhada à frente de todos e sem escapatória possivel, numa berma à espera da sorte.

Na verdade pode não ser bem assim. Não se deixem levar por essas fábulas e vejam para lá da turbulência!"
Posso deduzir que sou nurra, tenho falta de cultura , sou ignorante, ando a bater com a cabeça na parede, tenho uma mente fragil, acredito em fabulas e não vejo bem!!

Isto porque questionei a viabilidade de ter um VE em determinadas situações mas sugerir gastar 80K €, para poupar 1000€ ou 2000€ por ano não é ter ideias pré concebidas?

Apresentei dados, contas e cenários, sujeitei-me ao vosso escrutinio, supostamente construtivo (em alguns casos até foi), em vez disso sou insultado e eu é que tenho ideias pré concebidas?
Apr Escreveu: E quando me cheira a monologo nao demoro muito tempo a perceber que estou a mais.
É uma forma interessante de sair de uma troca de ideias quando não se tem argumentos.

Penso que tu (e os restantes) devias pensar nos numeros de vendas dos VE na Europa, apesar dos subsididos dados pelos Governos (dinheiro de TODOS os contribuintes), as vendas continuam a ser uma percentagem reduzida do total, excepto a Noruega, mas se em Portugal também dessem o mesmo que dão na Noruega as vendas de VE disparavam. Será que são todos nurras,têm falta de cultura , são ignorantes, andam a bater com a cabeça na parede, etc... :roll: :roll: Ou será que sabem fazer contas?
Enquanto isso, na Noruega, o Governo isentou os carros de Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA) e de taxas rodoviárias, sendo que este tipo de veículo não paga portagens nas auto-estradas, túneis e 'ferries' e podem ainda utilizar as faixas 'bus' para se deslocarem.

Além disso, um condutor de um automóvel elétrico beneficia também de estacionamento grátis e os postos de carregamento de eletricidade são, até agora, oferecidos.

http://economico.sapo.pt/noticias/norue ... 67251.html
Mas as benesses não vão durar para sempre:
Porém, estes incentivos não vão durar para sempre. Quando a marca dos 50 mil carros eléctricos vendidos for atingida, o Governo norueguês vai começar a reduzir e a escalonar os incentivos aos compradores destes veículos.

http://greensavers.sapo.pt/2014/02/07/n ... o-mercado/
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por VETL » 04 abr 2015, 17:00

pbaptista Escreveu:...Apresentei dados, contas e cenários...
Sim, apresentaste os teus cenários ou os que te interessavam.
São cenários que conhecemos, que nunca escondemos. Aliás pelo contrário - são cenários para os quais vamos por cá alertando alguém menos atento.
Mas na verdade e se cá estás por bem, terás de admitir que são cenários aplicáveis a uma percentagem reduzida e particular dos utilizadores de automóveis.
Se considerarmos então os casos em que há mais do que um automóvel numa casa, essa percentagem passa a ser ínfima.
Nunca viste nem vais ver cá ninguém a recomendar VE para esses casos. Pelo contrário. Já não seria a primeira vez que aqui a malta não recomenda claramente o VE.
Não faças crer os leitores menos atentos em fundamentalismos que cá não existem.
E já agora não te deixes levar pelas emoções pois parece que elas te estão a tornar fundamentalista do contrário...
:lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por mjr » 04 abr 2015, 22:14

O motivo pelo qual se compra um carro em particular nunca é puramente económico, é o básico do marketing automóvel. Se assim fosse toda a gente comprava Dacias (ou equivalente). Como em tudo na vida é um misto entre várias variáveis (económicas, estéticas, conforto, status,...). Eu no meu caso em particular comprei por questões essencialmente económicas e também porque era um sonho de há muitos anos (mais de 20 anos!) ter um carro elétrico. As vantagens a nível de conforto e ambientais foram obviamente um bónus importante. Mas se não tivesse uma família com dois carros, não poderia comprar o Leaf pois não me daria para algumas deslocações profissionais que tive de fazer de CI entretanto. As estatísticas indicam que há uma percentagem muito superior às vendas de VEs de famílias com as mesmas condições que eu.

Eu acho que não podemos olhar para as vendas de um produto disruptivo como sendo diretamente indicativas de que este só encaixa nas pessoas que efetivamente compram esse produto. Pelo facto de ser disruptivo causa uma série de receios, brilhantemente resumidos no acrónimo FUD (Fear Uncertainty Doubt) que levam muitas pessoas a apenas considerar adquirir o produto quando ele já for praticamente mainstream, ou na sua segunda geração. As pessoas não compram só por fazerem contas mas também com as emoções, e isto vale para os dois lados. Os pioneiros, como eu, compraram apesar de haver uma série de dúvidas reais de que a tecnologia iria vingar.

No meu caso estou muito satisfeito com a compra. Comparando com aquilo que poderia comprar em alternativa ao Leaf (não em casos fictícios que eu nunca compraria por várias razões, muitas delas puramente emotivas), sendo o Golf a alternativa mais provável, já está completamente amortizada a compra. Sim, eu sei que se comprasse usado, ou outro modelo, ou whatever, seria mais económico. Mas é completamente irrelevante para mim, porque nunca o faria.

Concordo que no caso do Paulo, um Tesla não faz sentido, como não faz para a maior parte das pessoas. Tal como não fazem sentido os série 5/6/7, os Classe S, os A6/A8, etc...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Essiemme » 04 abr 2015, 23:17

Permitam-em entrar na discussão... agora que estou com um tempinho...

A minha reflexão é a seguinte:

No meu caso particular, confesso que sou um pouco vanguardista. Vanguardista no sentido em que tudo o que for inventado e seja, de certa forma, revolucionário e benéfico para a comunidade desta bola onde todos vivemos, o justifica.

Não vamos negar aqui que, apesar deste forum ser maioritariamente frequentado por pessoas adeptas mais ou menos freneticamente deste novo paradigma de mobilidade, fazer uso de um VE para as deslocações diárias e práticas de uma grande porção de pessoas, em todo o mundo, é algo genial e que já deveria ter sido posto em prática há bastante tempo.

Meus caros, a hoste de cientistas que anda a alertar para os problemas de sustentabilidade mundial, isto é, consumo de recursos versus a capacidade que o planeta tem para nos suportar, não é financiada por nenhuma entidade com interesses económicos (pelo contrário).

Mesmo que uma pessoa (como nós, aqui) resolva adiantar-se e começar já a contribuir tendo esta nova mentalidade, mesmo que ainda não esteja muito suportada por falta de infrastruturas, é certamente uma pessoa a ter em consideração por isso mesmo: está a "sacrificar" um pouco do seu conforto adquirido ao longo dos tempos, por algo que está acima de todo e qualquer ser: a sobrevivência dos nossos descendentes.

Não é mito nenhum o que por aí se diz. Eu tenho um respeito enorme pelos cientistas que, ao contrario de qualquer pessoa que goste de mandar umas "postas de pescada" de vez em quando, nos anda a alertar para o que está a começar a acontecer.

Eu tenho muita culpa no cartório, já fiz Motocross, fiz muitos KMs num veículo de 3000 de cilindrada a diesel e queimo uns pauzitos no Inverno, na lareira...
Não posso aceitar é que me venham "atirar à cara" que fui um palerma por ter tido a mesma atituda (tardia, quanto a mim).

Por isso, caro pbatista, compreendo o que me diz, já muita gente me disse o mesmo. Respeite, por favor, o que a maioria desta malta deste forum fez porque foi a favor de sí, dos seus e dos descendentes que os seus venham a ter. E isso é o mais importante nas nossas vidas.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Apr » 05 abr 2015, 00:38

pbatista acho que entendi a razão desta confusão, tudo começou com este comentário do Fil em resposta ao rdias:
Rdias, a minha intenção é só ajudar, não é para as pessoas ficarem com os meninos nos braços.
Agora a verdade, é que a maioria da população europeia, 80%, não fazem mais que 50 klms por dia, não deviam todos ter eléctricos? Para mim claro que sim, porque mesmo com 20 anos e com toda a degradação do mundo vai fazer os 50 klms na maior.
A maioria das pessoas nem fazem ideia de como são os Ve...

[...]
E a partir daqui, assumiste erradamente que era tudo dirigido para ti.

Foste enchendo o saco até ao meu comentário da turbulência e depois escreveste isto:

Já agora, depois de ler os comentários seguintes de outros participantes no forum, posso concluir o seguinte:

- que quem não compra um VE, é burro ou algo semelhante porque está a perder dinheiro e ainda não viram a luz (fazem me lembrar as testemunhas de Jeová);
- considerando que em 2014, dos 16,5 milhões de carros vendidos nos EUA, só 0,4% é que foram VE, significa que os americanos (pais de origem dos Teslas) não sabem fazer contas (penso que não é novidade... :D );
- que eu sou duplamente burro, não só porque não compro um VE, quando é evidente (menos para mim) que só tenho a ganhar com isso, como é com os meus impostos que é subsidiada a aquisição de VE, assim como o fornecimento de energia electrica grátis por parte de entidades publicas.
- a julgar pela lista de VE usados com poucos Km, ainda há quem seja mais burro que eu, já que comprou um VE e não conseguiu "ver" as vantagens evidentes de possuir um VE;
- pensava que este forum era para trocar ideias e informações sobre carros electricos, nomeadamente o nissan leaf mas afinal é um forum religioso, bastante fundamentalista por acaso . :D

(desculpem a ironia, não é dirigida a ninguém em especial mas não resisti ;) )
Foste repreendido pelo conteudo da mensagem por várias pessoas do fórum e entraste em modo de defesa a qualquer custo. Nessas defesas tomei erradamente a conclusão que estavas a querer arranjar confusão.

Da parte que me toca, e atendendo que se trata de um grande equivoco lamento a confusão que possa ter gerado. Mas nunca na vida os teus comentários iam ficar sem resposta.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 16 abr 2015, 20:25

Boa tarde!

Três questões, uma é se há posto de carregamento em Porto Alto, outra é se é viável fazer o percurso Caldas da Rainha - Porto Alto (85km) pela estrada nacional até ao Carregado e depois pela A10 até Porto Alto e regressar a velocidade normal (com a autonomia do Leaf) e a ultima é se fazendo isto todos os dias úteis (50 mil Km/Ano), qual é a expectativa sobre a necessidade de substituir as baterias.

Obrigado,

Paulo
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 17 abr 2015, 06:30

rdias Escreveu:podes ver os postos de carregamento oficiais e outros locais possiveis de carregamento em http://www.electromaps.com.

numa pesquisa rapida dá : http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... porto+alto

ou seja só em samora correia na gingabike... e se for todos os dias tem de ser bem falado com eles... penso eu...

os 85 kms são possíveis.... tens é de fazer medias mais baixas... não conheço bem o terreno mas parece-me possível a 100 km/h chegas com 10 % de carga... usei o EV range planner...

problema é depois a degradação.... ou seja com o tempo... tens de andar mais devagar...

duração útil de um pack ninguém sabe... pois um pack com muita degradação pode funcionar mas poderá não ser útil para alguns casos... pouca autonomia...
Obrigado pela a informação, o percurso é um bocado altos e baixos, a velocidade media seria garantidamente inferior a 100km/hora, cerca de 70/80km/hora, eventualmente excepto o troço da A10, que são poucos km.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por ricardot » 17 abr 2015, 10:16

pbaptista Escreveu:Boa tarde!

Três questões, uma é se há posto de carregamento em Porto Alto, outra é se é viável fazer o percurso Caldas da Rainha - Porto Alto (85km) pela estrada nacional até ao Carregado e depois pela A10 até Porto Alto e regressar a velocidade normal (com a autonomia do Leaf) e a ultima é se fazendo isto todos os dias úteis (50 mil Km/Ano), qual é a expectativa sobre a necessidade de substituir as baterias.

Obrigado,

Paulo
Estas a contar fazer a viagem ida e volta sem carregar?
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 17 abr 2015, 10:29

ricardot Escreveu: Estas a contar fazer a viagem ida e volta sem carregar?
Estou a estudar todos os cenários, esse é um deles.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 17 abr 2015, 10:32

rdias Escreveu:
problema é depois a degradação.... ou seja com o tempo... tens de andar mais devagar...

duração útil de um pack ninguém sabe... pois um pack com muita degradação pode funcionar mas poderá não ser útil para alguns casos... pouca autonomia...
Certo, mas será muito utópico , considerar 3 anos de utilização ao ritmo referido para a necessidade de substituir o pack?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Apresentações”