Estacionamento

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
maquinadigital
Mensagens: 11
Registado: 16 jun 2015, 00:45
Data de fabrico: 03 abr 2015

Re: Estacionamento

Mensagem por maquinadigital » 18 jun 2015, 10:04

A questão do estacionamento gratuito quando se está a carregar é pertinente mas não era isso que me dava jeito :)

O que precisava saber é o estacionamento para o dia todo, todos os dias.

O ideal era que a CM Porto tivesse mesmo a possibilidade de ter estacionamento gratuito como em Lisboa.

O preço da vinheta é irrisório para quem paga 55 euros por mês e estes 55 euros por mês do estacionamento dava para pagar o aluguer das baterias.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Estacionamento

Mensagem por victormcpinto » 18 jun 2015, 10:10

O problema de uma tomada de decisão em função duma questão como essa (estacionamento), é muito problemática. Está muito dependente da ciência política dos políticos e estes,... temos conversado.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Estacionamento

Mensagem por Apr » 18 jun 2015, 14:43

Olá maquinadigital, bem vindo.

Se bem entendi queres trocar de carro para poupar 55€/mes de estacionamento? Não será mais uma espécie de desculpa para comprar um VE? ;)

Porque não tentas minimizar as deslocações de carro, deixando-o noutro local e arranjar uma bicicleta életrica dobrável para te levar ao destino ou mesmo fazer uma distancia maior a pé. Eu faço isso há 3 anos e tenho filhos e levo-os ao infantário e tudo isso. Não abdiquei de nada por isso, mesmo que às vezes não dê por mau tempo, trata-se sempre de uma exceção e não a regra.

Em relação aos postos da Mobi.e onde está escrito que por ter lá um posto que o estacionamento é gratuito? Eu tenho abusado mas não me choca que um dia traga uma multa para casa.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Estacionamento

Mensagem por Fil » 18 jun 2015, 17:08

Apr Escreveu:Olá maquinadigital, bem vindo.

Se bem entendi queres trocar de carro para poupar 55€/mes de estacionamento? Não será mais uma espécie de desculpa para comprar um VE? ;)

Porque não tentas minimizar as deslocações de carro, deixando-o noutro local e arranjar uma bicicleta életrica dobrável para te levar ao destino ou mesmo fazer uma distancia maior a pé. Eu faço isso há 3 anos e tenho filhos e levo-os ao infantário e tudo isso. Não abdiquei de nada por isso, mesmo que às vezes não dê por mau tempo, trata-se sempre de uma exceção e não a regra.

Em relação aos postos da Mobi.e onde está escrito que por ter lá um posto que o estacionamento é gratuito? Eu tenho abusado mas não me choca que um dia traga uma multa para casa.
Alguns deles têm a sinalização que indica que o estacionamento não é pago para quem está a carregar (só a carregar é que pode lá estar, senão é rebocado), no entanto, os lugares da mobi.e não são taxados porque são públicos e não privados, por isso é que não são taxados em lado nenhum do país. Se perguntarem às empresas que fiscalizam os lugares, seja em Lisboa, ou noutro local, dizem logo que aqueles lugares não são deles ;)

De qualquer das formas, não há nada como ler o decreto de lei correspondente ;) https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip ... 603121.pdf

maquinadigital
Mensagens: 11
Registado: 16 jun 2015, 00:45
Data de fabrico: 03 abr 2015

Re: Estacionamento

Mensagem por maquinadigital » 26 jun 2015, 17:27

Relativamente a este assunto, contactei a câmara do Porto pelo site e ainda não tive resposta, além das automáticas.

Logo que tenha, informo.

Já agora, quantos mais formos a contactar, mais poderão ver esta medida como positiva e com impacto.

Cumprimentos

maquinadigital
Mensagens: 11
Registado: 16 jun 2015, 00:45
Data de fabrico: 03 abr 2015

Re: Estacionamento

Mensagem por maquinadigital » 26 jun 2015, 17:31

Apr Escreveu:Olá maquinadigital, bem vindo.

Se bem entendi queres trocar de carro para poupar 55€/mes de estacionamento? Não será mais uma espécie de desculpa para comprar um VE? ;)

Porque não tentas minimizar as deslocações de carro, deixando-o noutro local e arranjar uma bicicleta életrica dobrável para te levar ao destino ou mesmo fazer uma distancia maior a pé. Eu faço isso há 3 anos e tenho filhos e levo-os ao infantário e tudo isso. Não abdiquei de nada por isso, mesmo que às vezes não dê por mau tempo, trata-se sempre de uma exceção e não a regra.

Em relação aos postos da Mobi.e onde está escrito que por ter lá um posto que o estacionamento é gratuito? Eu tenho abusado mas não me choca que um dia traga uma multa para casa.

Boa tarde,

ando de fato e portátil todos os dias. Andar de bicicleta não é uma opção, infelizmente. Além disso, são 15 kms para cada lado...
Não me leve a mal, já fiz milhares de kms de bike, pelo país, antes da bike ser "moda" mas agora não é altura para isso.

A ideia não é trocar de carro para poupar no estacionamento. É ponderar todos os factores económicos para ver se há forma de tornar rentável a compra.

Comprar um carro novo com a limitação que um eléctrico tem, para uma deslocação diária de 30 kms, e tendo em conta o valor do aluguer das baterias, não é muito rentável.
Se conseguir aliar à (pouca) poupança o estacionamento que, além de gratuito, passaria a ser à frente da porta do emprego, seria excelente :)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Estacionamento

Mensagem por Apr » 26 jun 2015, 17:58

A bike perfeita para ti :)

Imagem

Andar de bike para substituir o carro na cidade para ir para o trabalho não é uma moda. Antes fosse!

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Estacionamento

Mensagem por hsanchez » 26 jun 2015, 18:40

Apr escreveu:
Em relação aos postos da Mobi.e onde está escrito que por ter lá um posto que o estacionamento é gratuito? Eu tenho abusado mas não me choca que um dia traga uma multa para casa.

No concelho de Lisboa existe uma empresa municipal, a EMEL, que emite um selo verde, que permite o estacionamento gratuito, em todos os lugares de superfície geridos pela EMEL.

Este selo tem um custo anual de 12 euros e é emitido nos balcões da EMEL nas instalações da CML.


Quanto aos posto de carregamento da MOBIE, desde que o carro esteja a carregar, mesmo que não tenha selo verde da EMEL (no caso de Lisboa), pode carregar sem ter que pagar estacionamento.

Espero ter clarificado.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Estacionamento

Mensagem por Apr » 30 jun 2015, 09:11

Olá hsanchez, mesmo assim não estou convencido, o Fil ainda me enviou os documentos com a lei mas ia adormecendo logo na segunda frase do decreto.. :)

Creio que é mais fácil com o selo da EMEL porque o carro tem um distico que comprova o direito de utilização dos lugares, com ou sem carregamento. Sem selo como no resto do país, há postos em zonas de parqueamento pago e não vejo nenhuma indicação de isenção de pagamento. Assim ficamos um bocado dependentes da interpretação das autoridades locais que podem ser diferentes, e no meu entendimento, compreendo ambos os lados.

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Estacionamento

Mensagem por Batotinha » 30 jun 2015, 16:49

:mrgreen:
eu só ando em VE 2 rodas! :o

Suponho que se criam "expectativas/mitos" por não estarem todas as variáveis activadas e publicitadas. Continuamos "pioneiros"!

Explicitando...
Já estive nos parques da CMP com posto MOBI-E a carregar. E já me aconteceu quase ter sido "corrido" pelo funcionário porque (tinha de tirar talão e pagar estacionamento, nas Fontainhas), e muito bem tratado pelo segurança no 24 de Agosto, (mas igual cena à das Fontainhas com outro funcionário). O que muda?

Muda o facto de a rede MOBI-E, por não estar a funcionar como "definitiva", (se é que alguma vez vai funcionar?, os funcionários da CMP sabendo que não pagam/devolvem nada à Câmara, preferem que os VE nem lá apareçam...de contrário podemos ser tratados como "meros oportunistas". Para eles estamos a estorvar alguém que quer (ou tem de pagar).
Não duvidem de que quando a rede estiver a funcionar mesmo, o tempo de permanência a carregar, vai ter uma parcela como custo. Que iremos suportar! Não pensem que é possível reservar o espaço de carregamento/aparcamento na via pública, sem custos. E não estou a dizer que não se justificasse uma discriminação "positiva".
Por isso, o amigo que gostaria de usar os parques públicos para estacionar, porque tem VE, primeiro vai ter de exigir aos "políticos" que se faça uma "discriminação positiva". Há muito chão para fazer! :oops: :oops: :oops:

Até lá, pode ir contando com algumas... borlas. Ou seja. Salve-se quem poder! ;)
Eu sou mais a favor de "ir construindo condições" para que no futuro seja melhor...mas o presente é pouco animador :lol:

No essencial já tudo tinha sido dito...pensoeudeque!

Batotinha

Responder

Voltar para “Apresentações”