Estacionamento

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
maquinadigital
Mensagens: 11
Registado: 16 jun 2015, 00:45
Data de fabrico: 03 abr 2015

Estacionamento

Mensagem por maquinadigital » 16 jun 2015, 09:41

Bom dia,

o meu nome é Daniel e equaciono comprar um Leaf, aproveitando a campanha em vigor. A questão é que, feitas as contas, e atendendo a que não faço assim muitos kms, não me compensa muito.

Ontem, quase sem querer, vi num forum alguém comentar que os eléctricos não pagam estacionamento. Assim, fiquei curioso e andei à procura de informação mas, pelo que percebi, é só em Lisboa.

Sou do Porto e não encontro informação nenhuma que isso seja verdade no cá.

Alguém tem informação sobre que cidades dão estacionamento gratuito para eléctricos.

Penso que seria um impulso tremendo oferecer o estacionamento a estes carros. Por exemplo, a mensalidade da bateria era praticamente paga só por esse facto. Eu pago 55 euros / mês de estacionamento e há quem pague ainda mais.

Agradeço desde já o vosso feedback.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Estacionamento

Mensagem por mjr » 16 jun 2015, 09:52

Bem vindo maquinadigital!

De facto o estacionamento gratuito é apenas em Lisboa, no Porto não há nenhuma indicação que isso possa acontecer num futuro próximo.

Podes dar mais alguns pormenores sobre o teu perfil de condução anual para podermos dar a nossa opinião?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Estacionamento

Mensagem por ricardot » 16 jun 2015, 11:22

É grátis mas não é em todos os estacionamentos
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

pcdefl
Mensagens: 452
Registado: 21 abr 2015, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Estacionamento

Mensagem por pcdefl » 16 jun 2015, 12:02

em Lisboa não é grátis em parques fechados/com cancela, ou nos cobertos (pelo menos não conheço que existam nessa situação de gratuitos), e mesmo onde é grátis é necessário pagar uma anualidade (15 ou 17 euro?) por uma vinheta (ainda assim este valor compensa para a maioria das pessoas)

maquinadigital
Mensagens: 11
Registado: 16 jun 2015, 00:45
Data de fabrico: 03 abr 2015

Re: Estacionamento

Mensagem por maquinadigital » 16 jun 2015, 15:24

mjr Escreveu:Bem vindo maquinadigital!

De facto o estacionamento gratuito é apenas em Lisboa, no Porto não há nenhuma indicação que isso possa acontecer num futuro próximo.

Podes dar mais alguns pormenores sobre o teu perfil de condução anual para podermos dar a nossa opinião?

Boa tarde,

Neste momento, faço cerca de 10 mil kms por ano, no trajeto diário para o trabalho. São 13 kms para cada lado, dos quais cerca de 7 em autoestrada e os restantes dentro da cidade do Porto.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Estacionamento

Mensagem por Batotinha » 16 jun 2015, 17:14

Bem vindo...à inbicta. ;)

Tb ando por cá. E como faço ainda menos km diariamente, nunca ponderei 4 rodas. Para mim é ponto assente. Em ambiente citadino as 2 rodas são imbatíveis. É claro k n servem a todos, e tem limitações. Mas eu uso todo o ano e recomendo vivamente ;) .
Tenho a certeza que os problemas de transito nas grandes urbes só serão diminuídos quando aumentar significativamente o nº de condutores de 4 (a viajar sozinhos), migrando uma boa parte para as 2 rodas. A câmara do Porto está já a estudar/avaliar esta questão. Em termos de custos (na opção por 2 rodas) a diferença é abismal. Se chegares à conclusão que, VE 4 rodas "não", pondera 2. Daquilo que conheço, todos os que passaram a VE, começaram a andar mais na estrada! :P
A questão dos estacionamentos, por cá, só conheço o caso das 2 rodas em que quando se está nos parques que tem Mobi.E e a carregar não costumam cobrar estacionamento. Nas 4 rodas tenho lido relatos de tratamento divergente. Ora sim ora não. Pouco provável que ainda seja gratuito.

Batotinha

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Estacionamento

Mensagem por Fil » 16 jun 2015, 22:42

Bem vindo!

Em Lisboa paga-se 12€ por ano para se poder estacionar, com as excepções já apontadas pelo pcdefl, isto nos parques da Emel.

Em carga, todos os postos a nível nacional têm estacionamento gratuito.

Espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Estacionamento

Mensagem por alexmol » 17 jun 2015, 17:44

Fil Escreveu:Em carga, todos os postos a nível nacional têm estacionamento gratuito.
Todos os postos da rede mobi.E

Por exemplo em Albufeira há um posto de carregamento num parque pago gerido pela câmara municipal em que se carrega à borla mas se tem de pagar o estacionamento.

http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... bufeira-p5
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Estacionamento

Mensagem por Fil » 17 jun 2015, 18:00

alexmol Escreveu:
Fil Escreveu:Em carga, todos os postos a nível nacional têm estacionamento gratuito.
Todos os postos da rede mobi.E

Por exemplo em Albufeira há um posto de carregamento num parque pago gerido pela câmara municipal em que se carrega à borla mas se tem de pagar o estacionamento.

http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... bufeira-p5
Não é público o parque ;)

maquinadigital
Mensagens: 11
Registado: 16 jun 2015, 00:45
Data de fabrico: 03 abr 2015

Re: Estacionamento

Mensagem por maquinadigital » 18 jun 2015, 10:00

Batotinha Escreveu:Bem vindo...à inbicta. ;)

Tb ando por cá. E como faço ainda menos km diariamente, nunca ponderei 4 rodas. Para mim é ponto assente. Em ambiente citadino as 2 rodas são imbatíveis. É claro k n servem a todos, e tem limitações. Mas eu uso todo o ano e recomendo vivamente ;) .
Tenho a certeza que os problemas de transito nas grandes urbes só serão diminuídos quando aumentar significativamente o nº de condutores de 4 (a viajar sozinhos), migrando uma boa parte para as 2 rodas. A câmara do Porto está já a estudar/avaliar esta questão. Em termos de custos (na opção por 2 rodas) a diferença é abismal. Se chegares à conclusão que, VE 4 rodas "não", pondera 2. Daquilo que conheço, todos os que passaram a VE, começaram a andar mais na estrada! :P
A questão dos estacionamentos, por cá, só conheço o caso das 2 rodas em que quando se está nos parques que tem Mobi.E e a carregar não costumam cobrar estacionamento. Nas 4 rodas tenho lido relatos de tratamento divergente. Ora sim ora não. Pouco provável que ainda seja gratuito.

Batotinha

Biba :)
Obrigado pela recomendação, mas a opção por 2 rodas não existe por ter uma miúda de 4 anos.
Se não fosse por isso, era certamente uma hipótese.

Responder

Voltar para “Apresentações”