Apresentação Ultra
Enviado: 15 mai 2016, 12:48
Boa tarde a todos e bom fim de semana a quem lê já hoje.
É com grande prazer que me junto a esta comunidade, pois já conheço veículos elétricos há muitos anos, de tanto ler e ver coisas na net. Aliás desde o filme "who killed the electric car" em 2006 que reforçou o meu desejo de ter um. Sendo trabalhador a recibos verdes, juntar para comprar um a pronto no entanto foi um meta muito longa e árdua. Tenho um Zoe ha 3 semanas que só leva 400km.
A minha experiência não começou da melhor forma, com um vendedor que queria era despachar-me o carro, enfiando alguns "tem a certeza que quer um elétrico?" aqui e ali. Então esperei mês e meio que chegasse o carro, tempo que podia ter preparado muita coisa mas foi-me dito que não era preciso nada disso.
Conheci a tomada mennekes no dia que recebi o carro, e das mil e uma conversas com o homem do stand, "se tenho uma trifásica na garagem, está tudo bem até pq já acabou a campanha de oferecem wallbox". Afinal não está tudo bem nem nada que se parecesse, então tenho inlet de 5 pinos, o cabo é mennekes e o homem no mês e meio desde que paguei o sinal, foi dizendo que era só aguardar...
Esse episódio à parte, meti as mãos ao carro e ao cartão da mobi-e e tirando o ter de carregar o carro na rua de dia, e guardar de noite na garagem, a experiência não podia ser melhor. Já experimentei a tomada de 43kw (o carro pega em 22kw claro) da estação da A5. Moro dentro de Lisboa. Já experimentei ir ao cabo da roca e voltinhas por Sintra com 4 pessoas, numa só carga Lisboa-Sintra-Lisboa, sem ansiedade de autonomia, portanto estou a adorar.
Quero é pedir uns conselhos à comunidade sobre cabos/transformadores/portable-box.
Encontrei um simpático condutor de um Leaf no posto ao lado da meo-arena com quem tive uma excelente conversa sobre o tema, e já andei aqui (na efimarket) a ver coisas mas como é fim de semana ainda não lhe consegui falar. O carro tem saída macho mennekes, aguenta 22kw e tenho na garagem inlet femea vermelha de 5 pinos de 16A, mas também quero andar com adaptador para 3 pinos azul e claro a tomada domestica. Há opções melhores que esta? Adorei a ideia de um adaptador feito por um electricista como a que vi, pelo detalhe de ter um contador, que ajuda muito quando se vai em aventuras fora dos centros urbanos e se pede a alguém para dar uma mãozinha e convém saber quanto se gastou.
Outra questão, alguém tem histórias de desligarem os cabos? pela mobi-e fica tudo trancado no carro e no posto, mas com adaptadores é preciso ter trancas nos conectores para gente triste não ir lá fazer asneira?
Já andei a ver coisas soltas no fórum antes de me registar mas como vinha redirecionado do google, encontrei sempre posts de 2013 e 2015, daí colocar questões que já devem estar tão velhas que têm barbas, mas esta coisas dos adaptadores vai tendo novidades e não quero a melhor solução que encontrei num thread de 2013
Saudações silenciosas e ecológicas para todos
Ricardo, aka, ultra
É com grande prazer que me junto a esta comunidade, pois já conheço veículos elétricos há muitos anos, de tanto ler e ver coisas na net. Aliás desde o filme "who killed the electric car" em 2006 que reforçou o meu desejo de ter um. Sendo trabalhador a recibos verdes, juntar para comprar um a pronto no entanto foi um meta muito longa e árdua. Tenho um Zoe ha 3 semanas que só leva 400km.
A minha experiência não começou da melhor forma, com um vendedor que queria era despachar-me o carro, enfiando alguns "tem a certeza que quer um elétrico?" aqui e ali. Então esperei mês e meio que chegasse o carro, tempo que podia ter preparado muita coisa mas foi-me dito que não era preciso nada disso.
Conheci a tomada mennekes no dia que recebi o carro, e das mil e uma conversas com o homem do stand, "se tenho uma trifásica na garagem, está tudo bem até pq já acabou a campanha de oferecem wallbox". Afinal não está tudo bem nem nada que se parecesse, então tenho inlet de 5 pinos, o cabo é mennekes e o homem no mês e meio desde que paguei o sinal, foi dizendo que era só aguardar...
Esse episódio à parte, meti as mãos ao carro e ao cartão da mobi-e e tirando o ter de carregar o carro na rua de dia, e guardar de noite na garagem, a experiência não podia ser melhor. Já experimentei a tomada de 43kw (o carro pega em 22kw claro) da estação da A5. Moro dentro de Lisboa. Já experimentei ir ao cabo da roca e voltinhas por Sintra com 4 pessoas, numa só carga Lisboa-Sintra-Lisboa, sem ansiedade de autonomia, portanto estou a adorar.
Quero é pedir uns conselhos à comunidade sobre cabos/transformadores/portable-box.
Encontrei um simpático condutor de um Leaf no posto ao lado da meo-arena com quem tive uma excelente conversa sobre o tema, e já andei aqui (na efimarket) a ver coisas mas como é fim de semana ainda não lhe consegui falar. O carro tem saída macho mennekes, aguenta 22kw e tenho na garagem inlet femea vermelha de 5 pinos de 16A, mas também quero andar com adaptador para 3 pinos azul e claro a tomada domestica. Há opções melhores que esta? Adorei a ideia de um adaptador feito por um electricista como a que vi, pelo detalhe de ter um contador, que ajuda muito quando se vai em aventuras fora dos centros urbanos e se pede a alguém para dar uma mãozinha e convém saber quanto se gastou.
Outra questão, alguém tem histórias de desligarem os cabos? pela mobi-e fica tudo trancado no carro e no posto, mas com adaptadores é preciso ter trancas nos conectores para gente triste não ir lá fazer asneira?
Já andei a ver coisas soltas no fórum antes de me registar mas como vinha redirecionado do google, encontrei sempre posts de 2013 e 2015, daí colocar questões que já devem estar tão velhas que têm barbas, mas esta coisas dos adaptadores vai tendo novidades e não quero a melhor solução que encontrei num thread de 2013

Saudações silenciosas e ecológicas para todos
Ricardo, aka, ultra