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Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 11:33
por BrunoAlves
Olá e bem vindo

Parabéns pela decisão de adquirir um VE!
Infelizmente nao Tenho capacidade para um novo, preciso ajuda para comprar um usado.
Compreendo-te bem. Eu importei, pode ser uma boa alternativa para ti. Vê este post (e o restante tópico, pode ajudar-te)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =30#p70716
Estive a ver 1 da 1a geraçao, o vendedor diz que a bateria está 99%
É muito pouco provável que esteja, honestamente...
mas quando está totalmente carregado apresenta uma autonomia de 98km.
A autonomia estimada (e é mesmo estimada) pode variar muito com o tipo de condução feita recentemente. Se o carro andou "a aboborar" é possível que tenha autonomia abaixo dos 100km, sim. Pergunta-lhe quantas barras de estado da bateria o carro tem (à direita das barras do estado de carga)
Mas não te iludas. Um Leaf de 24kWh faz 140km com muito cuidado. Fazer só 100km (por exemplo em AE) é perfeitamente possível.
Qual o custo estimado para recuperar a bateria aos 100%. O carro tem 80000kms, de 2011.
Baterias novas. 6500€ + mão de obra, julgo ser o que se fala por aqui. Não vás por aí, compra um em melhor estado

Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 11:36
por VETL
Onde é que foste buscar os 6.500€?
O carro só terá a bateria a 99% se tiver levado muito recentemente bateria nova.
Quanto ao resto, falta muita informação para poder-mos opinar...
Você é de onde?
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 11:46
por mjr
Bem vindo Pmendez!
Sendo o carro de 2011, a bateria
NÃO está a 99% da capacidade original a não ser que tenha levado uma nova (o que eu duvido). Se puderes, coloca aqui uma foto do ecrã que está por trás do volante, para vermos a capacidade em barras do pack:
[img]
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... play_2.JPG[/img]
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 11:46
por pemifer
Bom dia!
Bem vindo!
Ui! Vens mesmo ao sitio certo!
Parece-me que desconheces que o Leaf tem um indicador do estado da bateria, é verdade?
[img]
http://www.plugincars.com/sites/default ... h-hash.jpg[/img]
[img]
http://www.pluginamerica.org/surveys/ba ... isplay.jpg[/img]
Há aqui pessoal mais experiente do que eu mas eu diria que um Leaf de 2011 com 80000kms e com 99% da capacidade da bateria só se ele já substituiu a bateria.
A capacidade da bateria tambem é conhecida por SOH (State Of Health).
Viste o carro ou fotos do tablier como as fotos acima?
Conta as barras mais à direita incluindo as vermelhas.
Um carro entre 85% e 100% tem de ter 12 barras.
O indicador de carga pode indicar corretamente 100% de carga numa bateria gasta que por exemplo já só tem 50% da capacidade, mas mesmo tendo 50% da capacidade tem essas 50% carregados a 100%, não sei se me fiz entender...
Em relação ao indicador de autonomia é apelidado internacionalmente de GOM (Guess-O-Meter), dando a entender que o valor que lá aparece é uma guess (adivinha).
Na realidade o GOM calcula a autonomia com base no tipo de condução atual, eu tenho um CI que tambem tem GOM, e é facil aquilo apresentar um valor como a seguir apresentar o dobro da autonomia como a seguir apresentar metade, depende da aceleração e velocidade imprimidas a cada instante.
O fundamental é prestares atenção às barras de SOH.
Se o carro for português e o fores ver podes pedir ajuda aqui.
Existe um programa para Android, o Leaf Spy, que te dá uma radiografia muito boa do estado do carro.
Se for em Lisboa posso ir contigo ver a máquina e tiramos a radiografia ao bicho.
Com o Leaf Spy consegue-se ver o SOH exato.
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 11:49
por BrunoAlves
VETL Escreveu:Onde é que foste buscar os 6.500€?
Não me lembro ao certo

Já li de 5000 aos 6500€ em vários tópicos
Por exemplo (resultado de pesquisa)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 119#p54119
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 12:33
por BrunoAlves
Isso quer dizer que a bateria está abaixo de 85% da capacidade inicial. Para um carro de 2011 até nem está muito mau

Mas o vendedor dizer-te que está a 99% não abona muito a favor da credibilidade dele, digo eu...
Em relação à autonomia, não ligues muito. Varia muito, muito, em meia duzia de kms. Em relação à degradação, tens vários exemplos nos diários de bordo deste fórum
http://www.nissanleafpt.com/viewforum.php?f=56
Procura tópicos iniciados em 2011/2012 para te inteirares. Prepara-te para umas horas de leitura
Podes dar-nos esse link do standvirtual?
edit:
já encontrei
edit2: pela matrícula, terá de ser importado. Não há mal nenhum nisso (o meu é e eu gosto muito)
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 12:39
por pemifer
Já vi o anúncio.
O carro tem 11 barras, ou seja, está abaixo de 85%, não 99 como te disseram. É possível que te tenham dito isso por puro desconhecimento.
Repito o que disse anteriormente: a autonomia indicada depende do tipo de condução. Se andaram a "assapar" com o carro antes de parar, mostra pouca autonomia, se andaram a "caracolar" mostra muita autonomia.
Tens a certeza que queres olhar segunda vez para esse carro?
Os leaf, em Portugal, estão muito caros.
Eu optei por importar pessolmente, mas há aqui pessoal que importa e trata de tudo.
Gastas menos e compras um carro melhor!
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 14:09
por mjr
Quais são as necessidades de autonomia, e o trajeto que o veículo terá de realizar?
Relembro que a perda de capacidade da bateria é gradual, e por isso a utilidade do veículo depende muito da necessidade de autonomia diária e possibilidades de carga intermédia. No meu caso, por exemplo, a bateria pode ficar bem abaixo de 50% da capacidade inicial e ainda será útil.
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 14:14
por BrunoAlves
PMendez Escreveu:O meu receio não é a autonomia recente, que chega e sobra, o meu objectivo é usar um veículo não poluente económico e confortável que corresponda as necessidades do dia a dia. Tentar abrir as mentes de toda a gente que me rodeia, com as mensagens que tenho passado é um passo atrás não adquirir um VE.
Fantástica atitude
De qualquer forma, conforme fores gastando tempo por aqui, irás aprender melhor como funciona a degradação das baterias dos nossos carros e, sobretudo, o que fazer para a ir abrandando.
É inegável que, com esse carro e daqui a 10 anos, não conseguirás fazer mais de... sei lá, 50kms numa carga, provavelmente menos. Mas se as tuas viagens normais num sentido não forem maiores que isso e puderes carregar no destino (ex: no trabalho) o teu carro continuará a servir-te e, nessa altura, praticamente já se pagou!
Re: Nissan leaf usado
Enviado: 25 jul 2016, 14:19
por Essiemme
Compadre PMendez, (também sou alentejano mas da zona norte...)
Posso adiantar que o meu Leaf está a chegar aos 146.000 KMs e já perdeu 4 barras de capacidade (pode ver fotos no meu Diário de Bordo).
Quando sou eu a usa-lo, faço cerca de 140 KMs por dia, sendo que carrego no destino porque me é possível.
O que quero dizer com isto é que, mesmo com a bateria pelos 60% de capacidade inicial, é possível cobrir até as necessidades, diria eu, mais extremas.
Espero tranquiliza-lo a sí e aos outros que por aqui passam. A degradação é real mas, claro está, o seu impacto dependerá muito do modo como as pessoas a mentalizam.
sm
