Página 1 de 2

Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 06:10
por Asa
Chamo-me António Sousa e sou de Coimbra.
Já ando para dar o passo de comprar um elétrico há cerca de 5 anos. Nessa época, desloquei-me à Nissan e o funcionário num dia informou-me que o veículo não tinha carga e que estava a carregar. Compreendi, uma vez que não tinha nada marcado. No outro dia, após marcação, disseram-me no dia dessa tal marcação que, o carro ainda não estava ali e que iria demorar (não sabendo o tempo) mas, em todas as ocasiões, sempre aconselharam-me carros a diesel, etc... agora elétricos... nada!
Entretanto, achei que não era altura de comprar e parei com esta "mania" de ser diferente.
Há cerca de 3 meses, voltou novamente essa "mania" de comprar um veículo elétrico, lá fui... pensando que já encontrava outras mentalidades nos Stand's, estava enganado... nem vou comentar...
Após muitas conversas com um colega e Amigo, supra sumo de conhecimento de veículos elétricos, muitas dúvidas foram banidas. Alguns dias depois, desloquei-me ao stand's da Renault de Aveiro, onde fui bem tratado, sinceramente não estava habituado.
Bruno Alves neste Forum disse num comentário: "O importante é dar o passo mental de querer largar os fumarentos". - Acabei de dar esse passo há cerca de 8 dias, comprei o Renault Zoe 40 em Aveiro. A má notícia é que vai chegar lá para o meio do mês de Junho.
André MC, também disse num comentário: "Se vais comprar um eléctrico para segundo carro, rapidamente vai passar para primeiro!". - Da minha parte passou logo para primeiro.

Após muita ponderação, tive que optar pelo Renault Zoe, face aos Km's que percorro para fora da cidade duas vezes por semana.
Agora a minha dúvida prende-se no seguinte: Faço diariamente entre 60 e os 80 Km. Duas vezes por mês tenho necessidade de me deslocar a Leiria (totalidade de cerca de 175Km com as voltinhas incluidas). Tenho dúvidas na escolha da bateria, se devo comprar ou alugar. Estou muito indeciso. Quanto mais leio, mais indeciso fico ... :? :lol:
Já agora, se houver alguém na cidade de Coimbra com Renault Zoe diga qualquer coisa.

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 07:36
por jasmim
Muito bem-vindo António.

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 09:52
por mafgod
Bem vindo!

Para esses 175Km ocasionais, o Leaf 30 servia-te.

Em relação à bateria, em propridade é a minha opinião.
Nada de mensalidades.

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 10:38
por Flyer
Um conselho: bateria comprada!
Tive 5 anos de aluguer e não foi garantia de não ter problemas, antes pelo contrário; depois, quando quis vender o carro, tal revelou-se impossível, só à renault pelo preço que eles quiseram.
Agora tenho o zoe 40 com bateria em propriedade.. ;)

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 10:42
por BrunoAlves
Olá António e bem vindo ;)

O ZE40 é de facto o VE do momento. Autonomia vs. preço é imbatível. Tem alguns "contratempos" relacionados com o carregamento rápido, que não é efectivamente rápido como noutros modelos mas tem a vantagem de, em qualquer local que encontres uma tomada trifásica, teres potência de carregamento muito superior à concorrência.
Em viagens longas que precises de recorrer a um PCR irás sentir limitações, no resto da vida diária não.

Em relação ao aluguer, alguém por aqui fez umas contas que acho que reflectem bem o lado financeiro da coisa. Se fores comprar o carro a crédito e tiveres consciência que vais ter o carro não mais do que alguns anos, o valor do aluguer pode fazer sentido face ao valor adicional do crédito. Em qualquer outro cenário que não esse, o consenso geral é não alugar, até porque a experiência Renault/RCI é normalmente... difícil. Citando um proprietário de Zoe que não é deste fórum "o unico problema do Zoe é a Renault" :?
Na venda do usado (se e quando for esse o caso) também podes ter dificuldades adicionais em encontrar comprador com aluguer, pelo menos o que se vê por aqui é que a malta é muito pouco receptiva a isso.

Em relação à experiência nos stands, a Renault teve de facto uma mudança de paradigma como ZE40, que as outras marcas não acompanharam. Também deve ser por isso que o Zoe está largamente no topo de vendas deste ano e sobretudo do mês passado.
Basta ler um bocado por aqui para se perceber que o normal nos concessionários ainda é essa do "não vai antes o Qashqai"? :roll:

Meio de Junho é que é MUITO tempo :(
Agora é roer as unhas até a máquina chegar :mrgreen:

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 10:51
por jfr2006
Bem vindo!

Por acaso não tive esse tipo de "recepção" aqui por Coimbra. Nunca ninguém me tentou empurrar para outros veículos.. No entanto, nunca tive oportunidade de fazer um test drive aqui por Coimbra alargado...só mesmo o percurso que eles queriam, com uma ou outra variação.

Tal como foi dito, para o que usas, até o Leaf de 30kWh servia. De qualquer forma, qualquer VE é sempre melhor que um fumarento ;)

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 12:15
por Asa
BrunoAlves Escreveu:Olá António e bem vindo ;)

O ZE40 é de facto o VE do momento. Autonomia vs. preço é imbatível. Tem alguns "contratempos" relacionados com o carregamento rápido, que não é efectivamente rápido como noutros modelos mas tem a vantagem de, em qualquer local que encontres uma tomada trifásica, teres potência de carregamento muito superior à concorrência.
Em viagens longas que precises de recorrer a um PCR irás sentir limitações, no resto da vida diária não.

Em relação ao aluguer, alguém por aqui fez umas contas que acho que reflectem bem o lado financeiro da coisa. Se fores comprar o carro a crédito e tiveres consciência que vais ter o carro não mais do que alguns anos, o valor do aluguer pode fazer sentido face ao valor adicional do crédito. Em qualquer outro cenário que não esse, o consenso geral é não alugar, até porque a experiência Renault/RCI é normalmente... difícil. Citando um proprietário de Zoe que não é deste fórum "o unico problema do Zoe é a Renault" :?
Na venda do usado (se e quando for esse o caso) também podes ter dificuldades adicionais em encontrar comprador com aluguer, pelo menos o que se vê por aqui é que a malta é muito pouco receptiva a isso.

Em relação à experiência nos stands, a Renault teve de facto uma mudança de paradigma como ZE40, que as outras marcas não acompanharam. Também deve ser por isso que o Zoe está largamente no topo de vendas deste ano e sobretudo do mês passado.
Basta ler um bocado por aqui para se perceber que o normal nos concessionários ainda é essa do "não vai antes o Qashqai"? :roll:

Meio de Junho é que é MUITO tempo :(
Agora é roer as unhas até a máquina chegar :mrgreen:
Como comprei sem recorrer a crédito, sempre vou poupar 3000 e poucos euros (caso recorre-se a crédito de 5 anos).
Será possível ao final de 3 anos terminar com o contrato de aluguer (contrato inicial do aluguer de baterias) e se existir concorrência, aderir a essa mesma ocorrência? Vou ver no contrato quanto é que virei pagar por terminar o contrato? É que ainda não vi esse contrato.

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 12:22
por BrunoAlves
Julgo que a Renault permite passar a bateria de regime de aluguer para propriedade, ou pelo menos julgo que já li isso por aqui.
Como vês, o consenso por aqui é mais ou menos contrário ao aluguer :P Claro que deves fazer as tuas contas e decidir pelo que julgares mais favorável ;)

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 12:35
por Orlando
Maravilha, mais um ser evangelizado.

Re: Apresentação

Enviado: 24 mar 2017, 19:12
por Fil
Bem vindo António!

Nunca vi nenhum relato de terem alugado e depois comprado, mas mais informação surgirá. Lembro-me de ver por aqui, que se cancelar o alugar, tem de pagar 1000 e tal € se bem me lembro, para lhe retirarem a bateria, e depois é ter fé que apareçam entretanto empresas, que façam esse serviço e a bons preços.

O Flyer saberá explicar melhor, visto que já esteve nas duas situações, com e sem aluguer.

O mais importante é que compre um eléctrico, o resto são opções.

Aqui o que se pretende é que faça uma escolha consciente;)