Página 1 de 3
					
				Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 09:57
				por BVG
				Bom dia pessoal,
Chamo-me Bruno Gonçalves, sou dos arredores de Fátima, e possuo 2 veículos a Diesel.
Neste momento utilizo um Toyota Yaris 1.4 D4D, para fazer as minhas viagens de casa ao trabalho, e trabalho para casa. São cerca de 90 a 95km diários.
Aprendi fazer consumos porreiros no Yaris conseguindo fazer mais kms com um só depósito, mas mesmo assim pesa na factura mensal.
Neste momento surgiu a possibilidade de trocar o meu Yaris por um Nissan Leaf Acenta de 2014, com cerca de 35k km.
Ainda não vi a viatura, mas o primeiro ponto que estou a tentar descobrir, é se consigo fazer a distância diária para o trabalho, carregando apenas o carro durante a noite em casa, numa tomada normal em casa (tenho bi-horário). A potência contratada neste momento é de 4,6 KVA.
Já agora, alguém daqui da zona com um Leaf?
Acredito que sim 

 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 10:14
				por BrunoAlves
				Bem vindo 
 
 
90km diários num VE é fantástico, vais ter imensa poupança, para a carteira e para o ambiente. 
E sim, consegues fazer essa distância sem problemas. Se for em AE, podes ter de regrar o pé direito para o conseguir mas, se fazes bons consumos no Yaris, também não é a aboborar  
 
 
Com essa potência contratada consegues carregar quer a 10 quer a 16A, dependendo sempre do que tens a funcionar ao mesmo tempo. A 10A para carregar 13kWh precisas sempre de 6-7h. Se puderes carregar a 16A reduzes bastante este tempo, mas sobra menos "folga" para o resto da casa. Claro que se estiveres a dormir, não há nada a impedir.
 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 10:28
				por BVG
				BrunoAlves Escreveu:Bem vindo 
 
 
90km diários num VE é fantástico, vais ter imensa poupança, para a carteira e para o ambiente. 
E sim, consegues fazer essa distância sem problemas. Se for em AE, podes ter de regrar o pé direito para o conseguir mas, se fazes bons consumos no Yaris, também não é a aboborar  
 
 
Com essa potência contratada consegues carregar quer a 10 quer a 16A, dependendo sempre do que tens a funcionar ao mesmo tempo. A 10A para carregar 13kWh precisas sempre de 6-7h. Se puderes carregar a 16A reduzes bastante este tempo, mas sobra menos "folga" para o resto da casa. Claro que se estiveres a dormir, não há nada a impedir.
 
Uma boa parte do trajeto é em AE, mas é aí que tenho a minha técnica de poupança. A ver se consigo aplicar o mesmo no Leaf.
Em casa, durante a noite, poderei ter o aquecimento de águas sanitárias a accionar ao início da manhã (ainda no período de vazio), isto mais no inverno. Durante o resto do ano os painéis solares fazem muito bem o seu trabalho.
Ok, então pelo o que percebi a coisa é fazível.
A ver se esta semana vou ver a viatura e faço negócio ao meu jeito 
 
Obrigado pelo esclarecimento.
 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 11:42
				por BrunoAlves
				Nesse caso será vantajoso carregares a 16A no início do período económico, assim já terá terminado quando o aquecimento ligar. Se houver sobreposição podes de facto ter problemas e o quadro disparar. Depois tens não só o carro com pouca carga, como ainda tomas banho de água fria  

 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 15:36
				por Orlando
				Viva,
és De Fátima.
Ainda no outro dia encaminhei um de 30kw para a Chainça, bem perto de ti,
Se puder ajudar, envia email, estou todos os dias por Leiria.
pereorlando@gmail.com 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 16:45
				por santanamos
				Não sei como fazem essas contas mas eu só tenho 3.45kva e carrego o carro junto com o termoacumulador de 1.2kw.
Só disparou uma vez com a maria a ligar o microondas e a máquina de lavar ao mesmo tempo!! É um pouco de disciplina e não acontece nada  

 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 17:02
				por BrunoAlves
				Contas de merceeiro, sem qualquer valor científico.  

 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 19:39
				por BVG
				Orlando Escreveu:Viva,
és De Fátima.
Ainda no outro dia encaminhei um de 30kw para a Chainça, bem perto de ti,
Se puder ajudar, envia email, estou todos os dias por Leiria.
pereorlando@gmail.com 
Os meus pais são da Chainça, e por acaso, ontem em conversa com o meu pai, ele disse-me que havia um novo Leaf lá na terra. Agora já sei onde veio 

A minha ideia seria comprar um de 24KW até porque o orçamento não o permite, e dar como retoma o meu Yaris.
É revendedor em Leiria?
 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 19:41
				por BVG
				santanamos Escreveu:Não sei como fazem essas contas mas eu só tenho 3.45kva e carrego o carro junto com o termoacumulador de 1.2kw.
Só disparou uma vez com a maria a ligar o microondas e a máquina de lavar ao mesmo tempo!! É um pouco de disciplina e não acontece nada  

 
Porreiro 

E sim, é uma questão de gerir a coisa.
 
			
					
				Re: Olá a todos :)
				Enviado: 28 mai 2017, 22:05
				por mjr
				Bem vindo Bruno!
Como disseram, para esses km diários e com disciplina no acelerador o Leaf de 24kW.h é uma boa solução e mais económico. Só não aconselho o mk1, terá de ser um mk2, pois os mk1 têm bastante maior degradação na bateria, o que para essa distância pode ser um problema.