
Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Olá Fórum,
Já há algum tempo que ando a ler este fórum, isto porque já tomamos a decisão cá em casa que o próximo carro será um eléctrico, em principio para 2019.
Se a compra fosse agora a escolha iria cair pelo novo Leaf, que já tem uma autonomia decente.
Para o nosso dia-a-dia é mais que suficiente, o normal é uns 120kms diários de ida e volta para o trabalho. As viagens longas poderão existir mas são uma percentagem baixa do total da utilização.
Além disso meti mãos à obra e fiz as contas da poupança gerada, que no meu caso será bem considerável.
Com excepção das viagens longas, os carregamento irão ser feitos em casa, durante a noite, pelo que ainda irei ganhar o tempo que actualmente gasto a abastecer nas gasolineiras. hehe
Mais preocupante é o aparente mas estado dos pontos de carga publico.
Irei continuar a acompanhar o fórum e esperar tornar-me mais um utilizador de VE.
Cumprimentos a todos.
Já há algum tempo que ando a ler este fórum, isto porque já tomamos a decisão cá em casa que o próximo carro será um eléctrico, em principio para 2019.
Se a compra fosse agora a escolha iria cair pelo novo Leaf, que já tem uma autonomia decente.
Para o nosso dia-a-dia é mais que suficiente, o normal é uns 120kms diários de ida e volta para o trabalho. As viagens longas poderão existir mas são uma percentagem baixa do total da utilização.
Além disso meti mãos à obra e fiz as contas da poupança gerada, que no meu caso será bem considerável.
Com excepção das viagens longas, os carregamento irão ser feitos em casa, durante a noite, pelo que ainda irei ganhar o tempo que actualmente gasto a abastecer nas gasolineiras. hehe
Mais preocupante é o aparente mas estado dos pontos de carga publico.
Irei continuar a acompanhar o fórum e esperar tornar-me mais um utilizador de VE.
Cumprimentos a todos.
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Bem vindo! Aguardamos pela chegada do novo companheiro 

Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Bem vindo!
Estamos cá ajudar na escolha do eléctrico, independentemente da marca.
Não se acanhe, tire todas as dúvidas.
Boa sorte;)
Estamos cá ajudar na escolha do eléctrico, independentemente da marca.
Não se acanhe, tire todas as dúvidas.
Boa sorte;)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Bem vindo 
O primeiro passo está dado, agora não há volta a dar e ainda bem.

O primeiro passo está dado, agora não há volta a dar e ainda bem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Bem vindo!
Com 120km por dia o carro fica pago num instante! Não podendo carregar no trabalho tem de ser um carro com no mínimo 30kW.h, e os 40kW.h do novo Leaf dão sempre jeito para os imprevistos. Se o trajeto for quase só AE e quiser andar a 120km/h eu recomendo 40kW.h como mínimo, para evitar problemas com a degradação e dias atípicos (muito frio e vento).
Com 120km por dia o carro fica pago num instante! Não podendo carregar no trabalho tem de ser um carro com no mínimo 30kW.h, e os 40kW.h do novo Leaf dão sempre jeito para os imprevistos. Se o trajeto for quase só AE e quiser andar a 120km/h eu recomendo 40kW.h como mínimo, para evitar problemas com a degradação e dias atípicos (muito frio e vento).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Olá, e obrigado pelas boas-vindas.
Eu atualmente utilizo auto-estrada, mas até já ponderei, com o eletrico, poder utilizar a estrada nacional. é uma questão de experimentar. creio que perco uns 15-20m por viagem.
Se me adaptasse a isso, seriam mais uns 150€ poupados em portagens a acrescentar aos do combustível e manutenções.
Na empresa poderei carregar, se arranjar estacionamento no sitio certo, mas não quero contar com isso. de qualquer das formas, os 40kw do leaf 2 serão mais que suficientes para fazer esse trajeto e colocar a carregar à noite em casa. São 120kms ida e volta.
Aproveitando o horário barato, das 22h às 8h, são 10h de carga. Como conto não gastar a bateria até o final, e também não será necessário tê-la mesmo a 100% julgo ser suficiente.
Não há problema em carregar todos os dias, pois não? mesmo que não complete a carga toda?
Eu atualmente utilizo auto-estrada, mas até já ponderei, com o eletrico, poder utilizar a estrada nacional. é uma questão de experimentar. creio que perco uns 15-20m por viagem.
Se me adaptasse a isso, seriam mais uns 150€ poupados em portagens a acrescentar aos do combustível e manutenções.
Na empresa poderei carregar, se arranjar estacionamento no sitio certo, mas não quero contar com isso. de qualquer das formas, os 40kw do leaf 2 serão mais que suficientes para fazer esse trajeto e colocar a carregar à noite em casa. São 120kms ida e volta.
Aproveitando o horário barato, das 22h às 8h, são 10h de carga. Como conto não gastar a bateria até o final, e também não será necessário tê-la mesmo a 100% julgo ser suficiente.
Não há problema em carregar todos os dias, pois não? mesmo que não complete a carga toda?
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Não, não há qualquer problema em carregar, diria até que é o ideal, mantendo o carro nos 80% de carga. Uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, carregar a 100%, mas sair de imediato com o carro assim que terminar, para não estar parado com esse nível de carga. São as melhores práticas conhecidas. Também é certo que muitos utilizadores não fazem nada disto, e não têm muito mais degradação, no entanto, quem é cuidadoso e gostar de ter tudo no melhor possível, assim o faz.
- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Eu sou um dos que carrego todos os dias a 80% o meu de 24kWh, e uma a duas vez por semana a 100% e só saio ai 1.30h depois de a bateria estar carregada.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Não parece ser muito dificil cumprir com isso, mas já sabemos que a teoria é uma coisa e a prática outra.
Alguém sabe se tem postos de carregamente rapido na Galiza? Sobretudo na AP9 que vai de Vigo para a Corunha.

Alguém sabe se tem postos de carregamente rapido na Galiza? Sobretudo na AP9 que vai de Vigo para a Corunha.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação de um provavel futuro aderente aos VE
Electromaps 
https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Mas Espanha não está melhor que nós em postos de carregamento, não

https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Mas Espanha não está melhor que nós em postos de carregamento, não

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
