Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Erbium » 14 fev 2020, 18:46

Nonnus Escreveu:
14 fev 2020, 10:40
Se ninguém for mexer onde não deve, não há perigo nenhum, vocês estão a criar problemas onde não existem.
Se ninguém falhasse nas regras do trânsito não havia acidentes, não era preciso cintos, airbags, seguros, etc... :roll:
cfvp Escreveu:
14 fev 2020, 11:26
E tu tens seguro? Ou os acidentes só acontecem a quem põe extensões na rua?
Não tenho nem seguro nem cabos espalhados pela via pública...
cfvp Escreveu:
14 fev 2020, 11:26
Que tipo de danos é que estamos a falar? Se alguém tropeçar e aleijar-se num cabo que está ligado ao posto o seguro do PCN cobra isso?
Claro que os danos não são esses mas já vi que estou a falar para o boneco, isto é mesmo uma republica das bananas mais cabo esticado menos cabo que se lixe.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Nonnus » 14 fev 2020, 20:35

Erbium Escreveu:
14 fev 2020, 18:46
Se ninguém falhasse nas regras do trânsito não havia acidentes, não era preciso cintos, airbags, seguros, etc... :roll:
Depois desta analogia fico-me por aqui... Todos os dias há acidentes rodoviários, todos os dias a carros a carregar na via publica, que tenha conhecimento ainda ninguém morreu electrocutado, portanto, isso que tu escreveste faz tanto sentido como nada.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por caz » 15 fev 2020, 12:50

Acho que estão a levar isto para uma discussão que não faz sentido.

A pergunta inicial da Natacha era se é LEGAL passar uma extensão da casa para a rua para carregar o carro.

Tentei ajudar e já lhe disse que não é legal.

Existe regulamentação específica para os pontos de energia em domínio público. Essa regulamentação tem muitos documentos que descrevem como se pode fazer.

Conseguimos mudar a lei nesta discussão ? Acho que não, até porque a mesma não está em discussão pública.

A Natacha já tem informação para decidir. Tecnicamente obviamente que é possível, legalmente não é.

A decisão é dela.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por cfvp » 15 fev 2020, 14:48

Erbium Escreveu:
14 fev 2020, 18:46
Nonnus Escreveu:
14 fev 2020, 10:40
Se ninguém for mexer onde não deve, não há perigo nenhum, vocês estão a criar problemas onde não existem.
Se ninguém falhasse nas regras do trânsito não havia acidentes, não era preciso cintos, airbags, seguros, etc... :roll:
cfvp Escreveu:
14 fev 2020, 11:26
E tu tens seguro? Ou os acidentes só acontecem a quem põe extensões na rua?
Não tenho nem seguro nem cabos espalhados pela via pública...
cfvp Escreveu:
14 fev 2020, 11:26
Que tipo de danos é que estamos a falar? Se alguém tropeçar e aleijar-se num cabo que está ligado ao posto o seguro do PCN cobra isso?
Claro que os danos não são esses mas já vi que estou a falar para o boneco, isto é mesmo uma republica das bananas mais cabo esticado menos cabo que se lixe.
Não queria prolongar esta discussão, mas quem parece que está a falar para o boneco sou eu. É curioso que no exemplo que dei nem falaste, estranho, porque será? :roll: Para ti só há acidentes quando se põem cabos no passeio, mesmo eu dando um exemplo real do que aconteceu a um amigo meu, mas claro, não te convém, é melhor ignorar e deixar estar as palas nos olhos porque o único acidente que pode acontecer na via pública são as extensões no passeio. :lol: Já agora tens sequer dados que demonstrem o perigo das extensões no passeio? Quantas pessoas é que conheces que foram parar ao hospital por causa de uma extensão no passeio?

Quais são os danos que o seguro do PCN cobra então? Não é disso que estamos a falar, de pessoas tropeçarem? Ou o quê mais, as pessoas morrerem eletrocutadas, isso já cobre o seguro?

Bem, não vou mais continuar esta discussão, pelo menos aqui. Peço desculpa à autora do tópico por esta discussão ter chegado a este ponto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por caz » 15 fev 2020, 14:59

Não vale a pena continuar a discussão, pois a pergunta está respondida.

Tecnicamente é fácil passar a extensão. (como também é fácil andar a mais de 120 Km/h, andar sem cinto de segurança, falar ao telemóvel enquanto se conduz,...)

Legalmente não é possível.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por migle » 15 fev 2020, 19:03

caz Escreveu:
13 fev 2020, 22:40
Relativamente à tua questão se é legal, se não acreditas e tiveres paciência suficiente vê o manual:
https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... C3%A3o.pdf
Isto é o manual de ligações à rede! Não tem nada a ver com a legalidade de passar uma extensão pela janela.
A parte aqui aplicável seria como se faz a ligação para um cliente dentro de um prédio... essa já está feita.

Nem aí tem a ver com legalidade, porque isto diz como se faz uma ligação à rede agora, neste momento, não torna ilegais todas as ligações mais antigas, que não tinham os requisitos actuais, nem os mesmos fios, nem as mesmas protecções.

Nem sequer estão aqui quaisquer normas de segurança relativas à utilização de aparelhos eléctricos no exterior.
Se estivessem, seriam aplicáveis as mesmas se em vez da rua se tratasse de carregar o carro no quintal da vivenda.
Se é ilegal por esta via carregar o carro na rua, também é no quintal.

Se é ilegal ter um aparelho a consumir na rua a partir de uma tomada dentro de casa, então é ilegal usar um berbequim no exterior?
E na varanda? E no quintal?
Mas se fizer uma ligação à rede pública de acordo com este manual, já posso usar o berbequim?

A ser ilegal, terá de ser por algum regulamento de utilização do espaço público, e essa regulamentação é responsabilidade dos municípios.
Aposto que ainda não se lembraram dessa, e sim, ainda vai dar discussão quando se lembrarem.

PS: bem sei que isto é uma conversa de surdos, mas isto é espalhar o FUD
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Spin » 17 fev 2020, 10:32

Bem-vinda e parabéns pela opção da ME.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Erbium » 17 fev 2020, 11:43

cfvp Escreveu:
15 fev 2020, 14:48
Não queria prolongar esta discussão, mas quem parece que está a falar para o boneco sou eu. É curioso que no exemplo que dei nem falaste, estranho, porque será? :roll: Para ti só há acidentes quando se põem cabos no passeio, mesmo eu dando um exemplo real do que aconteceu a um amigo meu, mas claro, não te convém, é melhor ignorar e deixar estar as palas nos olhos porque o único acidente que pode acontecer na via pública são as extensões no passeio. :lol:
O exemplo do chapéu a voar na praia? Claro que o dono do chapéu é responsável pelos danos ou vais pedir uma indemnização ao estado porque está vento? :roll:
cfvp Escreveu:
15 fev 2020, 14:48
Já agora tens sequer dados que demonstrem o perigo das extensões no passeio? Quantas pessoas é que conheces que foram parar ao hospital por causa de uma extensão no passeio?
Para ti o dano de uma extensão no passeio é alguém tropeçar e nunca aconteceu, se acontecer é mesmo assim porque os pcn's também têm os cabos no chão, blá, blá... não acontece nada se ninguém lá mexer. O PCN em Lisboa que no outro dia ardeu e pegou fogo ao Zoe foi porque alguém lá mexeu?
cfvp Escreveu:
15 fev 2020, 14:48
Quais são os danos que o seguro do PCN cobra então? Não é disso que estamos a falar, de pessoas tropeçarem? Ou o quê mais, as pessoas morrerem eletrocutadas, isso já cobre o seguro?
Vai pagar por ex. o Zoe que ardeu no PCN, se acontecer algo semelhante ao teu carregador/carro e pegar fogo a mais carros lá próximos como é? Sem ninguém mexer nem tropeçar... :roll:

Responder

Voltar para “Apresentações”