Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 11 fev 2020, 16:50

DUA, ok. Devo tê-lo quando me entregarem o carro. Aí trato desse selo.
pemifer, obrigada pelo video!!! ajudou bastante ;)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por cfvp » 11 fev 2020, 21:26

nmr76 Escreveu:
11 fev 2020, 14:10
Vamos ver se mais alguém se vem manifestar sobre o IUC.
Entretanto, um exercício para quem possa ajudar.
Eu vivo num apartamento, onde não há parqueamento, ou garagem, no entanto, através de uma das janelas (vivo num primeiro andar), poderia ligar o carro à tomada lá de casa, pois a distância é curt até à rua,como podem ver.janela.JPG
Faz de conta que o meu carro é aquele que se vê na foto, chego-o mesmo junto da janela, deixando espaço para os traseuntes passarem. Isto é legal fazer? Se sim, há possibilidade de alguém por maldade, conseguir cortar o cabo? Não sei se o deixaria pelo chão, ou se o esticaria de forma a ficar "no ar".
Conseguem ajudar?
Interessante. Estou numa situação muito semelhante. Uma vez até tirei uma foto, pode ver aqui: viewtopic.php?p=120933#p120933

No entanto foram poucas as vezes que carreguei "em casa". Normalmente carrego nos postos públicos que ainda são gratuitos. Quando deixarem de ser estou a contar de continuar a usá-los, espero é que os preços não sejam absurdos, mas também gostaria de carregar mais "em casa". Para isso estava a pensar comprar uma daquelas proteções para os cabos, como já mostraram, para tentar evitar que alguém tropece. Talvez uma destas seja mais adequada, mas tenho que ver melhor: https://www.amazon.co.uk/Protector-Chan ... 181&sr=8-9

A meu ver é melhor ter o cabo pelo chão, no ar parece-me mais perigoso. Depois ponha o EVSE e a ficha da extensão debaixo do carro. Alternativamente já me recomendaram por em cima na roda da frente, para proteger da chuva, mas nunca cheguei a experimentar. Em vez disso talvez eu arranje uma caixa selada para proteger da chuva, mas como não estou a contar de carregar em tempo de chuva não estou muito preocupado com isso.
Em relação a roubar/cortar na minha rua duvido que o façam, mas não posso dizer o mesmo das outras. De qualquer forma cortar cabos podem fazer num posto público por isso não há diferença nesse aspecto.

Se passar uma extensão pelo passeio é legal ou não, não sei, por acaso gostava de saber.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por pemifer » 12 fev 2020, 19:39

cfvp Escreveu:
11 fev 2020, 21:26
Depois ponha o EVSE e a ficha da extensão debaixo do carro. Alternativamente já me recomendaram por em cima na roda da frente, para proteger da chuva, mas nunca cheguei a experimentar. Em vez disso talvez eu arranje uma caixa selada para proteger da chuva, ...
O video que partilhei, que mostra como se põe o EVSE dentro do compartimento do motor, e que também partilhei no teu DB :lol: , é de uma solução bem melhor do que por o EVSE no chão, na roda ou numa caixa. :dance:

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por caz » 12 fev 2020, 20:22

Claro que não é legal colocar extensões a alimentarem dispositivos no passeio ou na estrada. Para teres um ponto de eletricidade em via pública, tens de cumprir regulamentação bastante exigente, que ainda bem que existe, para proteger as pessoas.

Se alguém morrer por tua culpa, és tu o responsável...

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por cfvp » 12 fev 2020, 20:57

pemifer Escreveu:
12 fev 2020, 19:39
O video que partilhei, que mostra como se põe o EVSE dentro do compartimento do motor, e que também partilhei no teu DB :lol: , é de uma solução bem melhor do que por o EVSE no chão, na roda ou numa caixa. :dance:
Pois eu sei, por isso nem abri o vídeo porque já tinha visto, mas a imagem de pré-visualização enganou-me, pensava que era num posto público e não com o EVSE. Afinal são os 2 casos. :) Fizeste bem em partilhar é sempre mais uma alternativa. Pessoalmente não me agrada muito estar a abri o capô e a tirar a tampa e meter o EVSE lá dentro, não sei bem porquê, talvez seja por nunca ter feito. De qualquer forma é sem dúvida uma solução muito boa e engenhosa, portanto tenho que experimentar. :)
caz Escreveu:
12 fev 2020, 20:22
Claro que não é legal colocar extensões a alimentarem dispositivos no passeio ou na estrada. Para teres um ponto de eletricidade em via pública, tens de cumprir regulamentação bastante exigente, que ainda bem que existe, para proteger as pessoas.
Não que esteja a duvidar das tuas palavras, mas sabes onde isso está escrito na lei?
Não estamos bem a falar de um ponto de eletricidade em via pública, mas se calhar perante a lei é, não sei. Já vi em certos sítios tipo feiras improvisadas onde passam os cabos bastante grossos pelo chão onde as pessoas andam. Qual é a proteção das pessoas usada nestes casos?
caz Escreveu:
12 fev 2020, 20:22
Se alguém morrer por tua culpa, és tu o responsável...
Lol...Isso é tipo óbvio. Se for minha culpa sou o responsável. Só não entendo porque temos que ir para esses cenários extremos. Se puser uma extensão na rua vão morrer pessoas eletrocutadas e tal... Enfim, sim pode acontecer, também pode acontecer o mesmo num PCN, portanto se calhar não devíamos carregar na via pública sequer...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2020, 21:05

Há pessoas a carregar quase diariamente com extensões. Não é ideal mas é possível. Sobretudo se for numa rua com pouco movimento (tipo urbanização) e se a vizinhança estiver informada e de acordo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por caz » 12 fev 2020, 23:13

cfvp Escreveu:
12 fev 2020, 20:57
caz Escreveu:
12 fev 2020, 20:22
Se alguém morrer por tua culpa, és tu o responsável...
Lol...Isso é tipo óbvio. Se for minha culpa sou o responsável. Só não entendo porque temos que ir para esses cenários extremos. Se puser uma extensão na rua vão morrer pessoas eletrocutadas e tal... Enfim, sim pode acontecer, também pode acontecer o mesmo num PCN, portanto se calhar não devíamos carregar na via pública sequer...
Com um PCN (se estiver bem feito) isso não acontece, pois tem um diferencial tipo B. Se alguém apanhar um choque o diferencial dispara.

Para colocares um ponto de energia na rua tens de pedir um ramal à EDP distribuição e ter um armário com certas dimensões onde leva uma caixa P100 e o contador.

Relativamente a feiras e afins, existe um regulamento específico.

Mas a tua pergunta era se é legal fazer isso. O que estou a partilhar contigo é que não é.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Nonnus » 12 fev 2020, 23:55

BrunoAlves Escreveu:
12 fev 2020, 21:05
Há pessoas a carregar quase diariamente com extensões. Não é ideal mas é possível. Sobretudo se for numa rua com pouco movimento (tipo urbanização) e se a vizinhança estiver informada e de acordo
Eu diria mesmo, há pessoas (eu) a carregar diariamente com cabos no passeio. Ups, enquanto escrevo estas palavra tenho o carro a carregar com o cabo no passeio. :whistle:

Acho que não vale a pena exagerar. Quem é que vai morrer electrocutado! O que é que essa pessoa tinha de fazer para tal acontecer? Vão cortar os cabos?

Tenho o carro a mais de dois anos e nunca dei por ninguém a mexer onde não deve, nem a morrer electrocutado. :)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por migle » 13 fev 2020, 08:59

nmr76 Escreveu:
11 fev 2020, 14:10
Eu vivo num apartamento, onde não há parqueamento, ou garagem, no entanto, através de uma das janelas (vivo num primeiro andar), poderia ligar o carro à tomada lá de casa, pois a distância é curt até à
O maior problema que eu vejo aqui é se alguém chega antes e "rouba" o lugar ao pé da janela!
Já li descrições, na Noruega, tipo Bergen e cidades assim velhas, que as ruas à noite ficam todas cruzadas de cabos, extensões das janelas para as pessoas carregarem os carros.

Não é nada ideal, e vai ser um problema em Lisboa por muitos anos, visto que por tanto tempo permitiram fazer prédios sem garagem.
Vai demorar muitos anos até haver tomadas públicas suficientes. Até lá, teremos de arranjar maneira que a vida seja possível a quem compra um carro eléctrico.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por migle » 13 fev 2020, 09:17

Em qualquer caso, não me parece minimamente aplicável a regulamentação para colocar um ponto de energia na rua.
A tomada está inequivocamente dentro de casa!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Apresentações”