Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 13 fev 2020, 11:36

Bom, é isso mesmo. A tomada é de casa e não da rua. Também acho, que se não cortarem o cabo, ninguém vai morrer!! E se cortarem, também sabem, o que lhes pode acontecer...
Quanto ao lugar da janela, sim, pode haver essa possibilidade, mas normalmente somos nós (eu ou o meu marido) que o ocupamos :shhh:
No entanto, enquanto houver onde carregar gratuitamente, e se conseguir onde carregar nesses postos, irei aproveitar. Só se houver uma emergência...
Vou buscar o bólide no sábado. ESTOU DESEJOSAAAA :dance: :dance:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por cfvp » 13 fev 2020, 11:52

caz Escreveu:
12 fev 2020, 23:13
Com um PCN (se estiver bem feito) isso não acontece, pois tem um diferencial tipo B. Se alguém apanhar um choque o diferencial dispara.

Para colocares um ponto de energia na rua tens de pedir um ramal à EDP distribuição e ter um armário com certas dimensões onde leva uma caixa P100 e o contador.

Relativamente a feiras e afins, existe um regulamento específico.

Mas a tua pergunta era se é legal fazer isso. O que estou a partilhar contigo é que não é.
Já estás a assumir que está bem feito. Eu posso também arranjar cenários extremos de PCNs mal feitos. Já houve um que ardeu até...
Além disso o PCN protege contra todas as possíveis ações irresponsáveis de um utilizador? Custa-me um bocado a acreditar... De qualquer forma eu não posso ter as mesmas medidas de segurança a partir de casa?

A ideia não é colocar um ponto de energia na rua, é puxar uma extensão de casa pelo passeio temporariamente. São a mesma coisa perante a lei?

Estás-me a dizer que não é e eu só queria saber onde estás a ir buscar essa informação. Não que duvide do que dizes, mas queria saber exatamente o que a lei diz.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Erbium » 13 fev 2020, 22:28

cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 11:52
Já estás a assumir que está bem feito. Eu posso também arranjar cenários extremos de PCNs mal feitos. Já houve um que ardeu até...
Além disso o PCN protege contra todas as possíveis ações irresponsáveis de um utilizador? Custa-me um bocado a acreditar... De qualquer forma eu não posso ter as mesmas medidas de segurança a partir de casa?
Dificilmente está pior que instalações de casa, de qualquer forma tem seguro, tu tens?

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por caz » 13 fev 2020, 22:40

cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 11:52
Já estás a assumir que está bem feito. Eu posso também arranjar cenários extremos de PCNs mal feitos. Já houve um que ardeu até...
Além disso o PCN protege contra todas as possíveis ações irresponsáveis de um utilizador? Custa-me um bocado a acreditar... De qualquer forma eu não posso ter as mesmas medidas de segurança a partir de casa?

[/quote]

Na minha humilde opinião, não acredito no filme do PCN que ardeu. Na parte em que estava a deitar chamas existe uma caixa P100 (que não arde) e um contador da EDP. Adicionalmente, se fosse alguma destas partes que estivesse a arder, a energia não passava para cima. No filme vê-se o ecrã a continuar a funcionar...

A mim parece-me que alguém colocou alguma coisa dentro do PCN a arder para fazer o filme... (é a minha opinião)

Claro que não consegues ter o mesmo nível de segurança. Os cabos do PCN vão enterrados no chão dentro de tubagem. Depois entram num armário fechado e o utilizador normal apenas tem acesso a uma fixa Mennekes type 2. Esta ficha é altamente segura, pois só passa energia depois de estar ligada ao carro.

Uma extensão na rua não tem qualquer proteção. Qualquer coisa a pisa, tropeça, corta,...

Eu claramente não recomendo.

Relativamente à tua questão se é legal, se não acreditas e tiveres paciência suficiente vê o manual:
https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... C3%A3o.pdf

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por cfvp » 13 fev 2020, 23:26

Erbium Escreveu:
13 fev 2020, 22:28
Dificilmente está pior que instalações de casa, de qualquer forma tem seguro, tu tens?
Eu também não disse que estava ou disse? Eu acredito que até esteja melhor que muitas casas.
Seguro para a casa ou para outra coisa? Já agora o que cobre o seguro do PCN?
caz Escreveu:
13 fev 2020, 22:40
Na minha humilde opinião, não acredito no filme do PCN que ardeu. Na parte em que estava a deitar chamas existe uma caixa P100 (que não arde) e um contador da EDP. Adicionalmente, se fosse alguma destas partes que estivesse a arder, a energia não passava para cima. No filme vê-se o ecrã a continuar a funcionar...

A mim parece-me que alguém colocou alguma coisa dentro do PCN a arder para fazer o filme... (é a minha opinião)

Claro que não consegues ter o mesmo nível de segurança. Os cabos do PCN vão enterrados no chão dentro de tubagem. Depois entram num armário fechado e o utilizador normal apenas tem acesso a uma fixa Mennekes type 2. Esta ficha é altamente segura, pois só passa energia depois de estar ligada ao carro.

Uma extensão na rua não tem qualquer proteção. Qualquer coisa a pisa, tropeça, corta,...

Eu claramente não recomendo.
Ok, é possível que tenham sabotado, não digo que não. No entanto é impossível acontecer uma falha num PCN? Ou má utilização do cabo mennekes? Recentemente tenho visto uns casos de pessoas que carregam com o cabo todo enrolado e já vi várias pessoas a criticar como sendo perigoso. Agora se é muito ou não, não sei, mas quem diz isso também pode dizer fichas partidas ou cortes no cabo...

Com isto não quero dizer que carregar com uma extensão é mais seguro que num PCN, porque todos sabemos que não é. Já sabemos que não é uma solução ideal. No entanto há que ver que um PCN e cabos que ligam ao carro existem na via pública, no chão, portanto pessoas podem pisar, tropeçar e cortar de forma semelhante a uma extensão. Claro que é mais difícil num PCN isso acontecer porque está um bocado fora da zona onde passam as pessoas, mas é uma possibilidade. Além disso os problemas que referes podem ser mitigados com alguns cuidados. Já se falou naquelas proteções para passar os cabos. O pemifer já deu aquela solução de por o EVSE dentro do capô.
Portanto o único problema que vejo é alguém de alguma forma estranha tropeçar, mas se tropeçam aí vão tropeçar em muita coisa porque o que não falta para aí são buracos e pedras desniveladas.
caz Escreveu:
13 fev 2020, 22:40
Relativamente à tua questão se é legal, se não acreditas e tiveres paciência suficiente vê o manual:
https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... C3%A3o.pdf
Obrigado, vou ver. :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por caz » 14 fev 2020, 00:00

cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
Erbium Escreveu:
13 fev 2020, 22:28
Dificilmente está pior que instalações de casa, de qualquer forma tem seguro, tu tens?
Eu também não disse que estava ou disse? Eu acredito que até esteja melhor que muitas casas.
Seguro para a casa ou para outra coisa? Já agora o que cobre o seguro do PCN?
caz Escreveu:
13 fev 2020, 22:40
Na minha humilde opinião, não acredito no filme do PCN que ardeu. Na parte em que estava a deitar chamas existe uma caixa P100 (que não arde) e um contador da EDP. Adicionalmente, se fosse alguma destas partes que estivesse a arder, a energia não passava para cima. No filme vê-se o ecrã a continuar a funcionar...

A mim parece-me que alguém colocou alguma coisa dentro do PCN a arder para fazer o filme... (é a minha opinião)

Claro que não consegues ter o mesmo nível de segurança. Os cabos do PCN vão enterrados no chão dentro de tubagem. Depois entram num armário fechado e o utilizador normal apenas tem acesso a uma fixa Mennekes type 2. Esta ficha é altamente segura, pois só passa energia depois de estar ligada ao carro.

Uma extensão na rua não tem qualquer proteção. Qualquer coisa a pisa, tropeça, corta,...

Eu claramente não recomendo.
Ok, é possível que tenham sabotado, não digo que não. No entanto é impossível acontecer uma falha num PCN? Ou má utilização do cabo mennekes? Recentemente tenho visto uns casos de pessoas que carregam com o cabo todo enrolado e já vi várias pessoas a criticar como sendo perigoso. Agora se é muito ou não, não sei, mas quem diz isso também pode dizer fichas partidas ou cortes no cabo...
Claro que não é impossível uma falha no PCN. O incêndio daquele PCN faz-me lembrar os incêndios das baterias da Tesla. Os carros normais existem incêndios todos os dias e ninguém divulga. Quando aparece um Tesla a arder é só filmes em todo o lado.

Relativamente aos PCN nunca vi uma ficha mennekes danificada. As avarias que vejo são as molas partidas, mas não têm influência na segurança. Já as fichas antigas eram raras as que não estavam danificadas. Na Noruega usavam-se fichas schuko com portinhola, mas deixaram de ser usadas por questões de segurança.

Relativamente ao cabo enrolado, deves evitar porque faz de bobine. Mas com um cabo normal à partida não existe problema.

Mas conheço várias pessoas que com uma extensão deixaram enrolada e derreteu completamente.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Erbium » 14 fev 2020, 09:58

cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
Seguro para a casa ou para outra coisa?
Um que cubra algum problema que aconteça provocado pelo teu cabo na via pública...
cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
Já agora o que cobre o seguro do PCN?
Danos causados pelo PCN o que haveria de ser?!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Nonnus » 14 fev 2020, 10:40

cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
No entanto há que ver que um PCN e cabos que ligam ao carro existem na via pública, no chão, portanto pessoas podem pisar, tropeçar e cortar de forma semelhante a uma extensão.
Ontem enquanto lia algumas opiniões neste tópico estive para ir tirar uma foto como carrego o meu carro para pôr aqui em comparação com um carregamento num PCN. É a mesma coisa, não há diferença nenhuma. Há um cabo que faz a ligação de uma tomada a um carro. Não consigo perceber porque é que um tem de levar um selo de perigo de morte e o outro é a coisa mais segura do mundo.

Se ninguém for mexer onde não deve, não há perigo nenhum, vocês estão a criar problemas onde não existem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por cfvp » 14 fev 2020, 11:26

caz Escreveu:
14 fev 2020, 00:00
Claro que não é impossível uma falha no PCN. O incêndio daquele PCN faz-me lembrar os incêndios das baterias da Tesla. Os carros normais existem incêndios todos os dias e ninguém divulga. Quando aparece um Tesla a arder é só filmes em todo o lado.

Relativamente aos PCN nunca vi uma ficha mennekes danificada. As avarias que vejo são as molas partidas, mas não têm influência na segurança. Já as fichas antigas eram raras as que não estavam danificadas. Na Noruega usavam-se fichas schuko com portinhola, mas deixaram de ser usadas por questões de segurança.

Relativamente ao cabo enrolado, deves evitar porque faz de bobine. Mas com um cabo normal à partida não existe problema.

Mas conheço várias pessoas que com uma extensão deixaram enrolada e derreteu completamente.
A questão do PCN falhar ou ter sido sabotado é isso mesmo, acidentes ou vandalismo acontecem em qualquer lado. Portanto se concordas que um PCN pode falhar então existe sempre a possibilidade, mesmo que reduzida, de algum acidente, certo? E um cabo mennekes não pode ter cortes, por exemplo, devido a mau uso? De qualquer forma eu posso também comprar extensões de qualidade e ter pelo menos algumas medidas de segurança semelhantes em casa, não?

Não comentaste a parte de alguém poder tropeçar, pisar ou cortar um cabo mennekes. Achas que isso é impossível?
Erbium Escreveu:
14 fev 2020, 09:58
cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
Seguro para a casa ou para outra coisa?
Um que cubra algum problema que aconteça provocado pelo teu cabo na via pública...
cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
Já agora o que cobre o seguro do PCN?
Danos causados pelo PCN o que haveria de ser?!
Não tenho, mas se calhar não é má ideia. Nem sei que tipo de seguro seria, teria que ver. E tu tens seguro? Ou os acidentes só acontecem a quem põe extensões na rua? Dou-te um exemplo muito concreto, da próxima vez que fores à praia não leves chapéu de sol, não vá vir uma ventania e ferires alguém com o teu chapéu. Por isso é melhor arranjares um seguro também, se for o caso. :)
Digo isto porque aconteceu a um amigo meu, que levou com o bico de um chapéu de sol na cabeça, quando estava na praia e teve que ir ao hospital levar pontos...

Que tipo de danos é que estamos a falar? Se alguém tropeçar e aleijar-se num cabo que está ligado ao posto o seguro do PCN cobra isso?
Nonnus Escreveu:
14 fev 2020, 10:40
cfvp Escreveu:
13 fev 2020, 23:26
No entanto há que ver que um PCN e cabos que ligam ao carro existem na via pública, no chão, portanto pessoas podem pisar, tropeçar e cortar de forma semelhante a uma extensão.
Ontem enquanto lia algumas opiniões neste tópico estive para ir tirar uma foto como carrego o meu carro para pôr aqui em comparação com um carregamento num PCN. É a mesma coisa, não há diferença nenhuma. Há um cabo que faz a ligação de uma tomada a um carro. Não consigo perceber porque é que um tem de levar um selo de perigo de morte e o outro é a coisa mais segura do mundo.

Se ninguém for mexer onde não deve, não há perigo nenhum, vocês estão a criar problemas onde não existem.
Concordo, Nonnus, parece-me um exagero também. Eu ainda assim acredito que um PCN será um pouco mais seguro, mas, como referiste, não é esta diferença enorme de perigo como querem fazer parecer.

Bem se calhar devíamos levar esta discussão para outro tópico, o que acham?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 14 fev 2020, 13:12

Parece excelente ideia. Assim, mais pessoas que pensem em fazer o mesmo, vão diretamente ao tópico /ponto.

Responder

Voltar para “Apresentações”