Apresentação Tiago

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
TiagoBraga
Mensagens: 40
Registado: 15 fev 2020, 17:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Montijo

Apresentação Tiago

Mensagem por TiagoBraga » 15 fev 2020, 21:04

Boa noite a todos,

Chamo-me Tiago e sou da Quinta do Conde. Vou comprar um VE porque faço cerca de 100km diariamente em percursos casa-trabalho-casa. Eventualmente mais uns km diários, o que perfaz cerca de 2500km ao mês.
Ainda ando a estudar o mercado mas uma forte possibilidade é o Zoe 40. A viatura irá ser usada/semi-novo.

Cumprimentos a todos. 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2020, 00:01

Bem vindo e parabéns pela decisão. Com esses km diário qualquer VE é adequado, é uma questão de gosto e orçamento.
A poupança é significativa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

TiagoBraga
Mensagens: 40
Registado: 15 fev 2020, 17:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Montijo

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por TiagoBraga » 16 fev 2020, 09:44

Obrigado Bruno.
Em relação ao Zoe, é uma boa escolha? Já me falaram que houveram alguns problemas com carregamentos. 🤔
Sendo que ando a ver carros a partir de 2017/2018.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por Flyer » 16 fev 2020, 13:03

TiagoBraga Escreveu:
16 fev 2020, 09:44
Obrigado Bruno.
Em relação ao Zoe, é uma boa escolha? Já me falaram que houveram alguns problemas com carregamentos. 🤔
Sendo que ando a ver carros a partir de 2017/2018.
Pela minha experiencia pessoal todos os carros que tenho tido dão problemas. :( Acho que só a Toyota nunca me deu dores de cabeça... :)
Em relação aos ve`s, todos me teem dado idas à garagem mais do que deveria acontecer, dado ter comprado todos com 0 kms:
- flence: motor avariado
-zoe:carregador trocado
-Tesla X: transmissão dianteira trocada

Cada vez mais a electrónica destes carros prega partidas, algo a que os CI`s também não estão imunes, por isso seja qual for a escolha de VE será sem dúvida uma excelente escolha! Este forum é suspeito, mas não deve haver ninguém aqui que não aconselhe avançar nesse sentido.
Já se fala que em 2040 algumas marcas não terão mais modelos a combustão. :o Em breve os CI`s começaram a desvalorizar significativamente.
Boa compra
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por migle » 16 fev 2020, 13:06

Parabéns pela opção.
Quinta do Conde é aquela bela localidade que brevemente terá dois PCRs a funcionar (um no Pingo Doce, outro na Prio, quiçá em breve outro no Jumbo?). Isso dá imenso jeito para os imprevistos (tipo ter a bateria carregada a 60% no dia a dia, e se um dia for necessário mais está ali o PCR).

Porém, o Zoe ZE40 não carrega em DC (corrente contínua). É dos poucos carros sem carregamento DC (Smart ED tb).
Em DC, é o posto que converte AC para DC e alimenta directamente a bateria. Os carros que carregam em DC aceitam perto de 50kW.
Em vez disso, o Zoe carrega numa tomada AC a uma potência maior que os outros carros, 22kW, mas ainda assim menos que os 40 e tal kW dos outros.
Isso significa que demora tipo 1h45' a carregar a bateria completa num posto semi-rápido. Um carro com carregamento DC demora uns 45' num posto rápido.
E é verdade, o Zoe é muito exigente com a ligação à terra. Não carrega em todas as tomadas.

O maior cuidado que há a ter com os Zoes é o aluguer de bateria, isto é, convém fugir desses.
Há Zoes com aluguer de bateria e Zoes sem aluguer de bateria.
Em primeiro lugar, este aluguer é um negócio com contornos obscuros, em segundo lugar, "come" toda a vantagem de ter um VE, porque o preço do aluguer sai a uns 7€/100km, isso dá-lhe um custo por km equivalente a um carro a gasolina.
Ora, nós que moramos longe, queremos é um carro com um custo por km muito baixo...
Eu faço 80km por dia e atravesso a Vasco da Gama, o que pago em electricidade para isso, cerca de 30€/mês era o que pagava em gasolina só para ir até ao cais dos barcos, e o que pago na portagem era o que pagava no passe.

Ou seja, uma pessoa que faz 2500km por mês, basicamente poupa 250€/mês em relação a um carro a gasolina. Essa poupança, pode justificar dar um pouco mais pelo carro, para ficar com uma solução melhor.

Por exemplo, o novo Zoe 50 não tem nenhum destes dois problemas: carrega em DC e não tem aluguer de bateria.
Houve um utilizador que compilou uma lista de veículos novos.

Usados, de 2017/2018, há Leafs de 40kWh, há Ioniqs, há Leafs de 30kWh, além de Zoes sem aluguer de bateria.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

TiagoBraga
Mensagens: 40
Registado: 15 fev 2020, 17:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Montijo

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por TiagoBraga » 16 fev 2020, 14:14

Flyer Escreveu:
16 fev 2020, 13:03
TiagoBraga Escreveu:
16 fev 2020, 09:44
Obrigado Bruno.
Em relação ao Zoe, é uma boa escolha? Já me falaram que houveram alguns problemas com carregamentos. 🤔
Sendo que ando a ver carros a partir de 2017/2018.
Pela minha experiencia pessoal todos os carros que tenho tido dão problemas. :( Acho que só a Toyota nunca me deu dores de cabeça... :)
Em relação aos ve`s, todos me teem dado idas à garagem mais do que deveria acontecer, dado ter comprado todos com 0 kms:
- flence: motor avariado
-zoe:carregador trocado
-Tesla X: transmissão dianteira trocada

Cada vez mais a electrónica destes carros prega partidas, algo a que os CI`s também não estão imunes, por isso seja qual for a escolha de VE será sem dúvida uma excelente escolha! Este forum é suspeito, mas não deve haver ninguém aqui que não aconselhe avançar nesse sentido.
Já se fala que em 2040 algumas marcas não terão mais modelos a combustão. :o Em breve os CI`s começaram a desvalorizar significativamente.
Boa compra
Presumo que as idas aos mecânicos justifiquem mesmo assim a compra 😅.
Definitivamente ir adquirir um VE, nesta altura é mesmo uma questão de escolha da marca. Falei no ZOE porque efectivamente existem bastantes a venda. Já agora, porque será? 🤔

TiagoBraga
Mensagens: 40
Registado: 15 fev 2020, 17:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Montijo

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por TiagoBraga » 16 fev 2020, 14:18

migle Escreveu:
16 fev 2020, 13:06
Parabéns pela opção.
Quinta do Conde é aquela bela localidade que brevemente terá dois PCRs a funcionar (um no Pingo Doce, outro na Prio, quiçá em breve outro no Jumbo?). Isso dá imenso jeito para os imprevistos (tipo ter a bateria carregada a 60% no dia a dia, e se um dia for necessário mais está ali o PCR).

Porém, o Zoe ZE40 não carrega em DC (corrente contínua). É dos poucos carros sem carregamento DC (Smart ED tb).
Em DC, é o posto que converte AC para DC e alimenta directamente a bateria. Os carros que carregam em DC aceitam perto de 50kW.
Em vez disso, o Zoe carrega numa tomada AC a uma potência maior que os outros carros, 22kW, mas ainda assim menos que os 40 e tal kW dos outros.
Isso significa que demora tipo 1h45' a carregar a bateria completa num posto semi-rápido. Um carro com carregamento DC demora uns 45' num posto rápido.
E é verdade, o Zoe é muito exigente com a ligação à terra. Não carrega em todas as tomadas.

O maior cuidado que há a ter com os Zoes é o aluguer de bateria, isto é, convém fugir desses.
Há Zoes com aluguer de bateria e Zoes sem aluguer de bateria.
Em primeiro lugar, este aluguer é um negócio com contornos obscuros, em segundo lugar, "come" toda a vantagem de ter um VE, porque o preço do aluguer sai a uns 7€/100km, isso dá-lhe um custo por km equivalente a um carro a gasolina.
Ora, nós que moramos longe, queremos é um carro com um custo por km muito baixo...
Eu faço 80km por dia e atravesso a Vasco da Gama, o que pago em electricidade para isso, cerca de 30€/mês era o que pagava em gasolina só para ir até ao cais dos barcos, e o que pago na portagem era o que pagava no passe.

Ou seja, uma pessoa que faz 2500km por mês, basicamente poupa 250€/mês em relação a um carro a gasolina. Essa poupança, pode justificar dar um pouco mais pelo carro, para ficar com uma solução melhor.

Por exemplo, o novo Zoe 50 não tem nenhum destes dois problemas: carrega em DC e não tem aluguer de bateria.
Houve um utilizador que compilou uma lista de veículos novos.

Usados, de 2017/2018, há Leafs de 40kWh, há Ioniqs, há Leafs de 30kWh, além de Zoes sem aluguer de bateria.
Obrigado pela resposta Migle,

Na verdade mudei me para quinta do Conde em dezembro pela questão da proximidade do meu local de trabalho (Aeródromo Tires), porque morava na moita onde sempre cresci.
Espero que esses PCR's venham rápido eheh.
O Ionic também me enche bem as medidas, pessoalmente acho o carro um espectáculo.
O problema do Zoe 50 possivelmente será o preço que para mim será impeditivo. 😬

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2020, 14:35

TiagoBraga Escreveu:
16 fev 2020, 14:18
O Ionic também me enche bem as medidas, pessoalmente acho o carro um espectáculo.
E é. Mesmo :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por migle » 16 fev 2020, 14:54

TiagoBraga Escreveu:
16 fev 2020, 14:18
Na verdade mudei me para quinta do Conde em dezembro pela questão da proximidade do meu local de trabalho (Aeródromo Tires), porque morava na moita onde sempre cresci.
Quinta do Conde, Sesímbra?? :shock:
Estou a ver! Poupam-se quase 7km!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

TiagoBraga
Mensagens: 40
Registado: 15 fev 2020, 17:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Montijo

Re: Apresentação Tiago

Mensagem por TiagoBraga » 16 fev 2020, 16:19

migle Escreveu:
16 fev 2020, 14:54
TiagoBraga Escreveu:
16 fev 2020, 14:18
Na verdade mudei me para quinta do Conde em dezembro pela questão da proximidade do meu local de trabalho (Aeródromo Tires), porque morava na moita onde sempre cresci.
Quinta do Conde, Sesímbra?? :shock:
Estou a ver! Poupam-se quase 7km!
De referir que me mudei para comprar casa. Na moita estava numa casa alugada.
😅

Responder

Voltar para “Apresentações”