O que Adquirir

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
545mne
Mensagens: 1
Registado: 18 abr 2020, 06:22
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

O que Adquirir

Mensagem por 545mne » 18 abr 2020, 23:44

Boa noite a todos.
Esta é a minha primeira vez aqui, tudo porque estou a pensar adqiurir um VE usado, mas estou muito indeciso.
Na verdade sobre as vantagens já sei bastante, mas preocupa-me a questão das baterias, pois se adquiro um VE com aluguer de baterias, sei que acabo por "casar" com o locador das baterias pra sempre, acabamos por ter uma prestação todos os meses, se compro sem aluguer de baterias, corro o risco de um dia avariar e de ter que encostar o carro num barracão, pois uma bateria nova custa mais que o custo do VE usado, o que não se compreende.
Mais a mais, pelo que tenho visto, a maioria dos VE usados já andam na casa dos 5 a 7 anos, pelo que a garantia das baterias já estão no seu limite (8 anos).
Moral da história: o que me aconselham a fazer?
- Forçosamente adquirir com aluguer de baterias?!
Obrigado desde já e obrigado aos Moderadores deste Fórum por me receberem por aqui.
Luis Monteiro

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: O que Adquirir

Mensagem por rnlcarlov » 19 abr 2020, 11:19

Nos dias que correm já é difícil encontrar carros com aluguer de bateria. Isso está praticamente resumido à Renault, logo se está a pensar adquirir um com aluguer de baterias, fica logo muito limitado na variedade de carros disponíveis.
Se está preocupado com a bateria pifar, recomendo a leitura das várias experiências aqui relatadas e vai ver que ninguém anda a encostar carros num barracão. O que se observa na vida das baterias é que elas não fazem "puff" e o carro pára. Vão é perdendo gradualmente capacidade, particularmente nas de 1ª geração. Nos modelos mais recentes nota-se uma ligeira perda com o tempo, sim, mas em muito menor grau do que nos pioneiros.
Se por um lado algumas marcas têm preços completamente disparatados para trocar baterias (*cough* citroen *cough*), a verdade é que cada vez mais vão aparecendo pessoas fora das marcas que conseguem trocar baterias por preços justos.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: O que Adquirir

Mensagem por Spin » 19 abr 2020, 11:41

Bem-vindo e parabéns pela opção da ME.
Quanto às dúvidas apresentadas, vou tentar ajudar, tudo depende do orçamento disponível e das suas necessidades diárias de mobilidade:
1. Não compre com aluguer de bateria, o contrato está redigido para ter muitas obrigações e poucos direitos, alguns casos já foram relatos neste fórum. Por exemplo, se o carro avariar ou sofrer um acidente que o obrigue a estar parado alguns meses tem de continuar a pagar a mensalidade. Outra questão não esclarecida é se suspeitar que a bateria tem um soc inferior a 70% e pedir um teste, se o resultado for superior terá de pagar o teste, mas não sabe ao certo o que representa os tais 70% se é da capacidade total da bateria ou se é 70% da capacidade útil da bateria, dado que o carro trás uns kWh "escondidos".
2. O ideal é comprar um de 2017 ou superior, mas atenção aos km porque umas marcas dão 8 anos ou 100kkm e outras 8 anos ou 160kkm ou superior. Bem mas tudo depende da previsão de km a percorrer, para que a garantia só acabe nos 8 anos e não nos km. Supostamente com 5 anos ainda de garantia da bateria e com a evolução tecnológica do seu fabrico é expectável que em 2025 o preço do pack tenha uma redução significativa que permitirá a sua substituição por uma de capacidade equivalente ou até superior.
3. Por outro lado, dada a pressão regulatória deste sector, os fabricantes estão a desenvolver esforços para que a autonomia dos bev seja em 2025 superior a 1.000km, associado a uma rede de hipercarregadores. Quando isto se verificar, nós deixamos de ter preocupações de mobilidade.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: O que Adquirir

Mensagem por Orlando » 20 abr 2020, 11:46

545mne Escreveu:
18 abr 2020, 23:44
Boa noite a todos.
Esta é a minha primeira vez aqui, tudo porque estou a pensar adqiurir um VE usado, mas estou muito indeciso.
Na verdade sobre as vantagens já sei bastante, mas preocupa-me a questão das baterias, pois se adquiro um VE com aluguer de baterias, sei que acabo por "casar" com o locador das baterias pra sempre, acabamos por ter uma prestação todos os meses, se compro sem aluguer de baterias, corro o risco de um dia avariar e de ter que encostar o carro num barracão, pois uma bateria nova custa mais que o custo do VE usado, o que não se compreende.
Mais a mais, pelo que tenho visto, a maioria dos VE usados já andam na casa dos 5 a 7 anos, pelo que a garantia das baterias já estão no seu limite (8 anos).
Moral da história: o que me aconselham a fazer?
- Forçosamente adquirir com aluguer de baterias?!
Obrigado desde já e obrigado aos Moderadores deste Fórum por me receberem por aqui.
Luis Monteiro
Só desde 2016 é que algumas marcas têm garantia de 6 anos, tudo o que for anterior só tem 5 anos.
Portanto só carros de 2016 para cá estarão ainda em garantia.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: O que Adquirir

Mensagem por cfvp » 20 abr 2020, 19:45

Orlando Escreveu:
20 abr 2020, 11:46
Só desde 2016 é que algumas marcas têm garantia de 6 anos, tudo o que for anterior só tem 5 anos.
Portanto só carros de 2016 para cá estarão ainda em garantia.
Queres dizer 8 em vez de 6 anos, certo?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: O que Adquirir

Mensagem por Orlando » 27 abr 2020, 11:10

Sim no caso da nissan
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: O que Adquirir

Mensagem por rimsilva » 27 abr 2020, 19:02

Antes demais parabéns pela decisão.

Quanto à escolha do VE vou pelo concelho da maioria, sem aluguer da bateria e também acho preferivel gastar um pouco mais e comprar um VE mais recente, que lhe vai proporcionar mais km de autonomia, maior qualidade e maior garantia da bateria.

Assim, essa remota possibilidade da troca de bateria (que se tranformou num mito) e que toda a gente assume como ser uma necessidade, passa a não existir.

Hoje, em dia há VE's a entrar na oficina pela primeira vez ao fim de 2 anos com quase 130km, sendo também expectável que ao fim de 700.000km ainda atinja 70% da autonomia inicial, não me parece que seja assim tão certo assumir que se tera de trocar a bateria, que como por milagre, ao fim de x tempo vai deixar de funcionar!

Outro aspecto fundamental, será o mercado "paralelo" de baterias, onde não porque as antigas deixam de funcionar, mas porque se decide acrescentar um km extras de autonomia em vez de vender o VE.

Ainda recentemente tive conhecimento de uma troca de bateria por volta dos 5.000€ de umVE que tinha 100km e passou a ter mais de 200km. Se essa troca foi feita ao fim de 100.000km, estes 5.000€ estão recuperados, sõ em combustivel.

Responder

Voltar para “Apresentações”