Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
danielferraz
Mensagens: 3
Registado: 30 jan 2020, 17:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por danielferraz » 09 mai 2020, 15:53

Olá a todos!

Chamo-me Daniel, sou do Porto e acompanho o fórum há bastante tempo e agora chegou finalmente o altura de contar com a vossa preciosa ajuda.

A curto prazo vou passar a fazer cerca de 200km por dia (quase tudo em AE) nas deslocações casa-trabalho-casa e não me estava a apetecer muito gastar metade do salário em gasolina.

Foi aí que pensei num VE. O que é certo e que sao cerca de 50.000km/ano se nao passear muito ao fim de semana. Durante a semana vou ter de carregar todos os dias o carro. Não sei por quanto tempo vou manter esta rotina mas pelo menos 1/2 anos vai ter de ser e não queria daqui a uns anitos ter de substituir a bateria senao la se vão as poupanças em gasolina.

Dado que o meu orçamento é de 25000€ pensei num Leaf usado mas em bom estado.

Anyway, opiniões?

Muito obrigado!
Última edição por danielferraz em 11 mai 2020, 09:01, editado 1 vez no total.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por corrisi » 11 mai 2020, 07:09

danielferraz Escreveu:
09 mai 2020, 15:53
Olá a todos!

Chamo-me Daniel, sou do Porto e acompanho o fórum há bastante tempo e agora chegou finalmente o altura de contar com a vossa preciosa ajuda.

A curto prazo vou passar a fazer cerca de 200km por dia (quase tudo em AE) nas deslocações casa-trabalho-casa e não me estava a apetecer muito gastar metade do salário em gasolina.

Foi aí que pensei num VE. O que é certo e que sao cerca de 50.000km/ano se nao passear muito ao fim de semana. Durante a semana vou ter de carregar todos os dias o carro. Não sei por quanto tempo vou manter esta rotina mas pelo menos 1/2 anos vai ter de ser e não queria daqui a uns anitos ter de substituir a bateria senao la se vão as poupanças em gasolina.

Dado que o meu orçamento é de 25000€ pensei num Leaf usado com poucos km.

Anyway, opiniões?

Muito obrigado!
Por esse valor deves conseguir já um leaf 40kwh no mercado de usados.
Não sei se também farás cargas intermédias rápidas durante esse percurso de 200 kms.
Um ioniq de 2017 andará por esses valores e não sofre do rapidegate dos leafs. É mais eficiente, mas para fazer 200kms com uma carga pode ficar curto, dependendo também do quão pesado é o teu pé.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por marcopns » 11 mai 2020, 09:26

danielferraz Escreveu:
09 mai 2020, 15:53
Olá a todos!

Chamo-me Daniel, sou do Porto e acompanho o fórum há bastante tempo e agora chegou finalmente o altura de contar com a vossa preciosa ajuda.

A curto prazo vou passar a fazer cerca de 200km por dia (quase tudo em AE) nas deslocações casa-trabalho-casa e não me estava a apetecer muito gastar metade do salário em gasolina.

Foi aí que pensei num VE. O que é certo e que sao cerca de 50.000km/ano se nao passear muito ao fim de semana. Durante a semana vou ter de carregar todos os dias o carro. Não sei por quanto tempo vou manter esta rotina mas pelo menos 1/2 anos vai ter de ser e não queria daqui a uns anitos ter de substituir a bateria senao la se vão as poupanças em gasolina.

Dado que o meu orçamento é de 25000€ pensei num Leaf usado mas em bom estado.

Anyway, opiniões?

Muito obrigado!
Ioniq. Além do que foi dito, tem 7 anos de garantia geral sem limite de kms. Penso que as baterias têm garantia limitada aos 200 000km ou 8 anos.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por rimsilva » 11 mai 2020, 09:48

Parabéns pela decisão. Efectivamente para tantos km, querendo poupar e evitar "pagar um novo" carro só em combustivel o VE é a unica solução.

Um VE por 25.000€ para fazer 200km em AE não é fácil, é possivel mas terá de controlar bem a velocidade (e depois vem o inverno...).

Como já referiram, se tiver a possibilidade de carregar no trabalho, tudo será mais fácil.

Como vai fazer muita AE e na eventualidade de precisar de usar os PCR's aconselhava a olhar para um VE eficiente a carregar nesse campo (Ioniq, i3, e-golf, kia Soul).

Outro cenário, agora mais dificil porque o incentivo está no limite, seria equiacionar um VE novo (base) como o e-corsa ou o Zoe com carregamento rápido (ainda não se conhece o que vale o novo com CCS), o 208 também é interessante, mas já fica mais caro.

Acho que a margem de conforto que estes novos VE's com bateria de 50 kWh dão, valem bem ter de gastar 27/28k€ porque afinal se vai fazer 50.000km ano só em combustivel vai rapidamente recuperar os 2.000€ gastos a mais.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por BrunoAlves » 11 mai 2020, 11:36

Bem vindo!

200km em AE não é para qualquer VE, nessa gama de preços, se tiveres de fazer directo.
Depende muito se tens onde carregar no destino (e nesse caso era 100+100, isso já é muito tranquilo), se não te importas de andar um pouco mais devagar, etc.

Um Leaf de 40kWh fará esses 200km, mas ficas sem folga. Um ioniq faz 200km, mas a 100km/h.

Que deves ter um VE, sem dúvida. São imensos kms e uma poupança brutal. É uma questão de analisar o que o mercado oferece e uma eventual possibilidade de esticar um pouco o orçamento
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por frankesousa » 11 mai 2020, 12:09

Bem vindo,

Sem duvida que para mais de 100km diários (neste caso é o dobro) um VE é a escolha.

No entanto, como verás rapidamente, o VE não vai ser o 2º carro, vai ser o carro que vais andar sempre, pelo que aconselhava a comprar um carro "melhor".

O Leaf 40 não é carro para fazer 200km diários em AE. A 120km/h simplesmente não consegues fazer. Vais andar sempre a gastar o máximo da autonomia e isso quer dizer que em 2 anos e 100.000km já a autonomia apertada ficou ainda pior!

Para essas viagens aconselho a um VE de no mínimo 50kWh de bateria, isto tudo claro se o orçamento esticar até lá.


Se não d€r, então depois podemos falar de outras alternativas tais como:
  • Se aceitas ir mais devagar
  • Se podes carregar no trabalho
  • Se podes carregar pelo caminho
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

danielferraz
Mensagens: 3
Registado: 30 jan 2020, 17:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por danielferraz » 11 mai 2020, 12:55

Muito obrigado pela resposta de todos!

Indo ao encontro das vossas opiniões:
  • O orçamento infelizmente não pode mesmo passar dos 25.000€, até porque esse valor já tá bem esticado por saber que se trata de um "investimento".
  • Não tenho qualquer problema em controlar-me abaixo dos 100km/h em AE, evitar A/C etc... (já tou habituado a isso no meu fiesta de 98 :p).
  • Tenho um PCN/PCR no trabalho (Lionesa - Matosinhos)
Vou analisar melhor a hipótese IONIQ, apesar de não ser fácil já começam a aparecer algumas opções abaixo do meu orçamento.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por BrunoAlves » 11 mai 2020, 12:59

Nessa condição sim, o ioniq é uma máquina do demo. Excelente eficiência (gasta muito menos por km que qualquer outro), carrega muito rápido, é brutal.
Se no trabalho te desenrascarem uma tomada até podes carregar lá, tens todos os problemas resolvidos :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por rimsilva » 11 mai 2020, 14:39

Conheço bem essa zona.

Existe 1 PCR, mas estando a trabalhar o ideal seria PCN/tomada, que eu julgo existir (PCN), mas para funcionários.

Será mesmo 200km em AE? Do Porto até a Lionesa são poucos km....

Nesse caso até o Leaf referido pode ser capaz de cumprir essa função, desde que a velocidade seja controlada (max. 100/110 km/h) ou então garantir que pode ser carregado todos os dias.

Como alternativas, o excelente Ionip, e-golf ou mesmo um i3 94Ah.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Olá a todos! Sai um elétrico para a mesa 4, sff

Mensagem por Orlando » 12 mai 2020, 15:15

Boa tarde companheiro e futuro evangelizador de eléctricos.

Com o teu orçamento tens o Leaf e o Ioniq.
Mas atenção, para 200kms tens que dosear o pé para não esgotares a totalidade da carga do carro.
O leaf tem melhor qualidade de construção e o Ioniq tem uma bateria à prova de bala.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Apresentações”