Olá - Compra de veículo elétrico

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por jfr2006 » 30 jul 2020, 21:27

Tenho sérias dúvidas que o Zoe tenha uma mala maior que o Leaf :?:

Ainda acresce a agravante que o Zoe nem dá para baixar os bancos traseiros...Já corrigiram isso?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 30 jul 2020, 21:39

jfr2006 Escreveu:
30 jul 2020, 21:27
Tenho sérias dúvidas que o Zoe tenha uma mala maior que o Leaf :?:

Ainda acresce a agravante que o Zoe nem dá para baixar os bancos traseiros...Já corrigiram isso?
Dá para baixar, mas é na integra. Por acaso o novo Zoe já permite rebater os bancos traseiros em 1/3 e 2/3

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por hmendes » 30 jul 2020, 23:30

Se quer uma opinião de quem tem Leafs e Zoes aqui vai.

Vantagens Leaf
Segmento C
Qualidade do Acabamento interior
Conforto
Insonorização
Carregamento DC (vantagem para viagens maiores)
Mala maior

Desvantagens Leaf
Bateria com degradação mais elevada para a mesma idade
Carrega apenas a 6,6kW em AC
Menos rigor no cálculo da autonomia
Consumo mais elevado

Vantagens Zoe
Mais autonomia comparativamente ao Leaf (22kW vs 24kW / 41kW vs 40kW)
Carga mais rápida em ambiente urbano
Design mais simpático
Aplicação francamente melhor e muito, muito, mas muito mais rápida

Desvantagens Zoe
Qualidade dos acabamentos / ruídos parasitas
Menor conforto
Segmento B
Media center com alguns problemas menores recorrentes

Em jeito de resumo, para ambiente urbano / uso diário a escolha é o Zoe, para um percurso mais estradista a escolha recai sobre o Leaf (especialmente o 30) apesar de que nunca conseguirá fazer com o Leaf os mesmos kms que faz com o Zoe com uma carga a 100%, para baterias semelhantes pois o Zoe consome menos.

Os problemas que referem das dificuldades da carga do Zoe não existem se a instalação elétrica estiver de acordo com o regulamentado, mas como infelizmente isso nem sempre acontece então consideram um problema. Na minha opinião o problema não está do lado do carro, porque ele apenas se defende e às pessoas.

Em relação a aluguer de baterias vs compras, ambos têm vantagens, depende apenas do tempo que pretende manter o carro, é simplesmente uma questão de contas.

Espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por Nonnus » 30 jul 2020, 23:55

hmendes Escreveu:
30 jul 2020, 23:30
Os problemas que referem das dificuldades da carga do Zoe não existem se a instalação elétrica estiver de acordo com o regulamentado, mas como infelizmente isso nem sempre acontece então consideram um problema. Na minha opinião o problema não está do lado do carro, porque ele apenas se defende e às pessoas.
Desculpa discordar mas isso não faz qualquer sentido, e eu digo-te porquê.

No encontro iberico estavam cerca de 15 carros (não consigo precisar ao certo, mais coisa menos coisa) portugueses entre os quais um ZOE de 40kWh. Todos os carros conseguiram carregar, excepto o ZOE. Vais-me dizer que todos os carros (Teslas, Leaf´s, clones, ioniq, etc) estão mal feitos e não protegem as pessoas e o ZOE é único que esta bem?

Faz-me lembrar a piada que numa parada militar vão todos a marchar e há um único militar que vai com o passo trocado, e mãe diz: - "o meu filho é único que vai bem".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jul 2020, 00:18

Nonnus Escreveu:
30 jul 2020, 23:55
hmendes Escreveu:
30 jul 2020, 23:30
Os problemas que referem das dificuldades da carga do Zoe não existem se a instalação elétrica estiver de acordo com o regulamentado, mas como infelizmente isso nem sempre acontece então consideram um problema. Na minha opinião o problema não está do lado do carro, porque ele apenas se defende e às pessoas.
Desculpa discordar mas isso não faz qualquer sentido, e eu digo-te porquê.

No encontro iberico estavam cerca de 15 carros (não consigo precisar ao certo, mais coisa menos coisa) portugueses entre os quais um ZOE de 40kWh. Todos os carros conseguiram carregar, excepto o ZOE. Vais-me dizer que todos os carros (Teslas, Leaf´s, clones, ioniq, etc) estão mal feitos e não protegem as pessoas e o ZOE é único que esta bem?

Faz-me lembrar a piada que numa parada militar vão todos a marchar e há um único militar que vai com o passo trocado, e mãe diz: - "o meu filho é único que vai bem".
Não foi nesse encontro ibérico que um ou mais VE ficaram com problemas em termos de cargas? Se calhar o Zoe tinha razão em não aceitar a carga.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jul 2020, 00:24

Comparação das bagageiras:
Zoe: 338 litros
Leaf: 355 litros

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por Nonnus » 31 jul 2020, 01:26

BrunoFonseca Escreveu:
31 jul 2020, 00:18
Não foi nesse encontro ibérico que um ou mais VE ficaram com problemas em termos de cargas? Se calhar o Zoe tinha razão em não aceitar a carga.
O único conhecimento que tenho, se não me falha a memoria foi um EVSE que se queimou, porque foi ligado a ficha que lá estava pendurada, se é que se possa atribuir o problema a ficha, porque um EVSE de um Tesla foi ligado a uma ficha dessas e carregou. Todos os carros que foram ligados aos PCR´s carregaram sem problemas, excepto o ZOE. Isto ninguém me contou, eu assisti e até falamos sobre o assunto no local.

Como é que alguém pode achar que um único carro entre tantos é que esta bem, e os outros estão todos mal, quando há inúmeros relatos deste tipo no Zoe. Mais cego é aquele que não quer ver.

Talvez no dia que te aconteça o mesmo mudes de opinião. Eu como já assisti, ninguém me contou, Zoe de 40, não obrigado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por fernandinand » 31 jul 2020, 01:48

BrunoFonseca Escreveu:
31 jul 2020, 00:24
Comparação das bagageiras:
Zoe: 338 litros
Leaf: 355 litros
Devem ter tirado as medidas depois de um almoço bem regado... só erraram em ~60 litros :whistle:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jul 2020, 01:51

Nonnus Escreveu:
31 jul 2020, 01:26
BrunoFonseca Escreveu:
31 jul 2020, 00:18
Não foi nesse encontro ibérico que um ou mais VE ficaram com problemas em termos de cargas? Se calhar o Zoe tinha razão em não aceitar a carga.
O único conhecimento que tenho, se não me falha a memoria foi um EVSE que se queimou, porque foi ligado a ficha que lá estava pendurada, se é que se possa atribuir o problema a ficha, porque um EVSE de um Tesla foi ligado a uma ficha dessas e carregou. Todos os carros que foram ligados aos PCR´s carregaram sem problemas, excepto o ZOE. Isto ninguém me contou, eu assisti e até falamos sobre o assunto no local.

Como é que alguém pode achar que um único carro entre tantos é que esta bem, e os outros estão todos mal, quando há inúmeros relatos deste tipo no Zoe. Mais cego é aquele que não quer ver.

Talvez no dia que te aconteça o mesmo mudes de opinião. Eu como já assisti, ninguém me contou, Zoe de 40, não obrigado.
Já me aconteceu n vezes. A 1ª vez foi logo na minha primeira tentativa de carregar num PCR... A2 Palmela... não deu!
Se está bem ou mal, não sei, de electricidade percebo pouco. Se preferia que não acontecesse, claro que preferia. Se gostaria que os PCN e PCR tivessem todas as condições para tal não acontecer, seria perfeito.

Quanto à minha opinião sobre o Zoe, tenho conhecimento das limitações e dos problemas do carro, mas caramba o pessoal dos Leaf adora malhar nos Zoe. Não são assim tão maus como vocês os pintam.

LilianaB
Mensagens: 6
Registado: 26 jul 2020, 22:51
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por LilianaB » 31 jul 2020, 09:28

Bom dia a todos,

Bem começa a ser complicado e se no início estava motivada com a mudança agora estou mais receosa.
É muito complicado escolher e em termos de usados já vi muita coisa.

Tinha ideia que os Leafs fossem superiores mas a questão da degradação da bateria parece ser complicada. Um Leaf de 2017 qual seria a degradação normal? Com 40 ou 50 mil Kms?

Hmendes, obrigado por essa explicação. Cada vez mais acho que o Zoe era o ideal mas por todo o lado só leio problemas. E a questão do aluguer de baterias também não ajuda.

Relativamente ao espaço da bagageira já percebi que qualquer um deles serve.

Responder

Voltar para “Apresentações”