Arad79 - Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por zeuz » 18 set 2020, 09:03

Nunca te imaginei adepto de carros eléctricos... :mrgreen:

Vejo que estás de regresso ao "Contenente", caso contrário não precisavas de REx para nada! ;)

Eu tenho um Opel Ampera faz em Outubro 3 anos. O objectivo era logo um BEV, mas na altura o orçamento era curto para os Leaf 30kWh e a rede de PCR's não cresceu como prometiam. Agora pondero trocar por um Ioniq.

Podes usar o site/App https://abetterrouteplanner.com/ para planeares as viagens mais longas ou passeios sem destino. Assim ficas com uma ideia se realmente precisas de um REx.

Outra hipótese que podes considerar é comprar um BEV barato para esses trajectos curtos e deixas o Golf para as viagens mais longas. Quem fez isso, acaba por usar cada vez mais o BEV até que chega a um ponto em que vende o BEV e o fóssil para comprar um BEV de maior autonomia.
Encontras Citroën C-Zero/Peugeot iON a cerca de 8.000€, ou menos, e vários Nissan Leaf mk1 a rondar os 10.000€. Os ZOE que rondam estes preços são quase sempre com aluguer de bateria.

Bem-vindo!

EDIT
Os A3 e-tron/Golf GTE/Passat GTE não são opção ?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 18 set 2020, 09:48

zeuz Escreveu:
18 set 2020, 09:03
Nunca te imaginei adepto de carros eléctricos... :mrgreen:

Vejo que estás de regresso ao "Contenente", caso contrário não precisavas de REx para nada! ;)

Eu tenho um Opel Ampera faz em Outubro 3 anos. O objectivo era logo um BEV, mas na altura o orçamento era curto para os Leaf 30kWh e a rede de PCR's não cresceu como prometiam. Agora pondero trocar por um Ioniq.

Podes usar o site/App https://abetterrouteplanner.com/ para planeares as viagens mais longas ou passeios sem destino. Assim ficas com uma ideia se realmente precisas de um REx.

Outra hipótese que podes considerar é comprar um BEV barato para esses trajectos curtos e deixas o Golf para as viagens mais longas. Quem fez isso, acaba por usar cada vez mais o BEV até que chega a um ponto em que vende o BEV e o fóssil para comprar um BEV de maior autonomia.
Encontras Citroën C-Zero/Peugeot iON a cerca de 8.000€, ou menos, e vários Nissan Leaf mk1 a rondar os 10.000€. Os ZOE que rondam estes preços são quase sempre com aluguer de bateria.

Bem-vindo!

EDIT
Os A3 e-tron/Golf GTE/Passat GTE não são opção ?
Viva! Voltei há 2 anos. Muitas coisas mudaram entretanto...

As rotinas e km estabilizaram. Deixou de fazer sentido ter um carro a gasóleo. Custa-me vender o Golf mal vendido, mas ficar com ele e um 3º carro não é opção, parado estraga-se mais. Comprei novo, sempre o tratei como um bebé, mas adolescentes rebeldes de 4 rodas... não.

Os elétricos terão de ser o futuro, seja de que maneira for. Não se trata de ser fã, deixei foi de confiar na indústria automóvel para reduzir as emissões dos carros com sistemas fiáveis. Agora até os otto trazem FAP...

Trigémeos e zoe podem ser opção para, mais para a frente, trocar o carro da mulher. Depende do sucesso da primeira incursão nos elétricos.

BEV puro, com 200/250km de autonomia, não fico descansado com eles. Com o tempo a autonomia vai reduzindo, a liberdade também, e sei que o "range anxiety" ia dar cabo de mim. Ainda não consigo chegar a um coreano de 64kw.

PHEV não são opção. Demasiado complexos e com pouca autonomia elétrica. Os 35km reais de um GTE ou e-tron não servem, além de continuarem a ter turbo, DSG e uma infinidade de coisas para dar problemas.

O REx, ainda mais o de 94ah, parece-me de confiança. Todas as qualidades do BEV, com um motor de mota BMW/Kymco, nada de turbos nem caixas DSG. Deixa-me mais tranquilo, embora um i3 justifique um bom seguro de danos próprios, porque qualquer azar de carroçaria é a doer.

Até ponderar o REx já passei por várias fases.

Pensei no Duster GPL, experimentei o carro e gostei, é muito melhor do que imaginava, incluindo por dentro. Mas não me convence totalmente, o motor não tem provas dadas e não confio no envelhecimento do interior, são pontos críticos.

Pensei em ottos 1.0T coreanos e no Focus, mas os consumos reais não são bons. Além do carro, ainda ia pagar muito mais de combustível.

O novo Yaris híbrido também esteve em equação, mas os custos de utilização seriam parecidos aos atuais, num carro do segmento B que não me encanta por aí além. E não é barato.

Até que me lembrei do REx e vi os preços. Para o dia a dia permite-me andar com carregamentos caseiros e ter toda a liberdade quando quiser sair. Parte do investimento vai pagar-se sozinho e, depois de ver o plano de manutenção e os preços da mesma não fiquei em choque. Gasto mais que isso com o Golf, fora da marca...

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por zeuz » 18 set 2020, 10:28

Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
Viva! Voltei há 2 anos. Muitas coisas mudaram entretanto...
Sejas bem regressado!
Tudo a correr bem! ;)
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
As rotinas e km estabilizaram. Deixou de fazer sentido ter um carro a gasóleo. Custa-me vender o Golf mal vendido, mas ficar com ele e um 3º carro não é opção, parado estraga-se mais. Comprei novo, sempre o tratei como um bebé, mas adolescentes rebeldes de 4 rodas... não.
Repara que depois de teres um i3 REx na garagem, rapidamente vais pensar em trocar o outro carro por um eléctrico. Principalmente se for um carro usado só para as voltinhas do dia-a-dia!
Por isso, um BEV barato serviria para agora testares as águas e depois como substituto do 2º carro da casa.
Além disso, podes sempre vender o BEV e o Golf para depois comprares um i3 REx.
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
Os elétricos terão de ser o futuro, seja de que maneira for. Não se trata de ser fã, deixei foi de confiar na indústria automóvel para reduzir as emissões dos carros com sistemas fiáveis. Agora até os otto trazem FAP...
:clap:
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
Trigémeos e zoe podem ser opção para, mais para a frente, trocar o carro da mulher. Depende do sucesso da primeira incursão nos elétricos.
A não ser que as coisas corram terrivelmente mal com i3 REx, rapidamente vais pensar nessa opção. ;)
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
BEV puro, com 200/250km de autonomia, não fico descansado com eles. Com o tempo a autonomia vai reduzindo, a liberdade também, e sei que o "range anxiety" ia dar cabo de mim. Ainda não consigo chegar a um coreano de 64kw.
Sou da opinião de que um BEV que seja capaz de fazer ~250km, a 120km/h, com AC/aquecimento ligado, em qualquer altura do ano, é perfeitamente suficiente. Estamos a falar de cerca de 2 horas de condução, portanto a altura ideal para parar e esticar as pernas. Haja PCR's no caminho e vamos a qualquer parte de Portugal com essa autonomia!

A degradação nos Ioniq 28kWh está a revelar-se muito baixa e dado que têm garantia para a bateria de 200.000km...
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
O REx, ainda mais o de 94ah, parece-me de confiança. Todas as qualidades do BEV, com um motor de mota BMW/Kymco, nada de turbos nem caixas DSG. Deixa-me mais tranquilo, embora um i3 justifique um bom seguro de danos próprios, porque qualquer azar de carroçaria é a doer.
Os i3 94Ah já são pós 2015 , pelo que estarás a comprar um i3 mais fiável.

Vê/Fala com a https://jsfeelelectricmove.standvirtual.com/ , pois já têm muitos i3 vendidos e bom feedback.
Se pensas em comprar importado, também podes falar com o Orlando ou o Manuel Jasmim.
Tem só em atenção que nem todos os i3 importados têm carregador AC de 11kWh e/ou carga rápida ( CCS ).
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
Pensei em ottos 1.0T coreanos e no Focus, mas os consumos reais não são bons. Além do carro, ainda ia pagar muito mais de combustível.
O Riscas comprou agora um Focus 1.0! :D
FIAT é bom, mas nas mãos dos outros! :lol:
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
O novo Yaris híbrido também esteve em equação, mas os custos de utilização seriam parecidos aos atuais, num carro do segmento B que não me encanta por aí além. E não é barato.
Tens aqui uma boa discussão sobre híbridos: viewtopic.php?f=22&t=8063
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 09:48
Até que me lembrei do REx e vi os preços. Para o dia a dia permite-me andar com carregamentos caseiros e ter toda a liberdade quando quiser sair. Parte do investimento vai pagar-se sozinho e, depois de ver o plano de manutenção e os preços da mesma não fiquei em choque. Gasto mais que isso com o Golf, fora da marca...
Sabias que para um Tesla Model 3 SR+, com uma entrada de 20.000€, mais 3.000€ do fundo ambiental, e pagamento em 120 meses, fica uma mensalidade de ~250€/mês ? :mrgreen:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 18 set 2020, 10:51

20k de entrada... 20k quero eu meter como tecto para a troca, Golf incluído! Além disso, o Tesla não me cabe na garagem... e mesmo o ioniq é à justa, tal como o Golf (em largura).

Trocar agora por BEV e, se provar bem, passar o carro para mulher não está em equação. Ela não quer trocar agora o dela. Para o que anda e para o pouco valor comercial que tem, vai deixá-lo acabar. Depois escolhe dentro do que houver e puder.

Neste momento, enterrar dinheiro em soluções de mobilidade condenadas não me parece grande opção, sobretudo se houver orçamento para uma alternativa tecnologicamente melhor.

Claro que para orçamentos baixos e quilometragens muito altas ainda não há boas alternativas, mas não é o meu caso.

BEV que faça 300km de AE a 120km/h com uma carga e AC ligado é o produto de que o mercado precisa.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por rimsilva » 18 set 2020, 10:59

Bem vinda Arad79!

Juro que isto não é uma perseguição... Já não tenho mais nada a acrescentar.

@Bruno Alves, esquece já lhe tentei "vender" o Ioniq... :lol:

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 18 set 2020, 11:04

Sim, o mundo dos fóruns... :mrgreen:

Pequenino.

@zeuz, o 106 da ilha é que foi grande carro! Foi a todo o lado e demorou um dia a ser vendido.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por rnlcarlov » 18 set 2020, 16:17

zeuz Escreveu:
18 set 2020, 10:28
Sou da opinião de que um BEV que seja capaz de fazer ~250km, a 120km/h, com AC/aquecimento ligado, em qualquer altura do ano, é perfeitamente suficiente. Estamos a falar de cerca de 2 horas de condução, portanto a altura ideal para parar e esticar as pernas. Haja PCR's no caminho e vamos a qualquer parte de Portugal com essa autonomia!

A degradação nos Ioniq 28kWh está a revelar-se muito baixa e dado que têm garantia para a bateria de 200.000km...
Para Portugal até nos safamos bem com menos autonomia que isso. Para Espanha dava jeito, sim, mas tendo em conta que os >2000km que fiz neste mês até Espanha no meu Ioniq sem grande stress, diria que até os 150km a 120km/h dão bem conta do recado. Quando mete nacionais então dá mais do que as 2h de caminho e vários passageiros têm bexigas e costas que requerem paragens ao fim desse tempo :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 19 set 2020, 21:52

Experimentei um 120ah.

O REx passou de "se" a "quando". O i3 é uma bela joia de tecnologia automóvel, ponto.

Aprovado pelas mulheres da casa, ainda por cima...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 19 set 2020, 22:50

:mrgreen:
Nem podia ser de outra forma :D

Que a máquina venha rapidamente
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por zeuz » 20 set 2020, 00:06

Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 10:51
20k de entrada... 20k quero eu meter como tecto para a troca, Golf incluído! Além disso, o Tesla não me cabe na garagem... e mesmo o ioniq é à justa, tal como o Golf (em largura).
No meio da conversa fiquei com a ideia que esse valor seria o disponível para a entrada... :oops:

20k são curtos para i3 94Ah (REx) ... talvez tenhas que aguardar mais algum tempo por algum a esse valor.
Tem em atenção que no caso dos importados, nem todos têm tomada CCS e/ou carregador AC interno de 11kWh! E são ambos "essenciais" para tirares o máximo partido do carro em viagem!
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 10:51
BEV que faça 300km de AE a 120km/h com uma carga e AC ligado é o produto de que o mercado precisa.
Creio que nem um Tesla Model 3 SR+, que tem uma bateria de 50kWh, consegue isso... portanto, para já, isso só é possível com baterias de 60kWh. :geek:
Arad79 Escreveu:
18 set 2020, 11:04
@zeuz, o 106 da ilha é que foi grande carro! Foi a todo o lado e demorou um dia a ser vendido.
Manutenção barata, divertido de conduzir, despachado, para a potência que tem, e económico! Claro que o vendeste num dia! :D
Já não há muitos carros utilitários assim... e os que há, não cobiçam para ser comprados...
Arad79 Escreveu:
19 set 2020, 21:52
Aprovado pelas mulheres da casa, ainda por cima...
tenor.gif
tenor.gif (46.61 KiB) Visto 3038 vezes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Apresentações”