Arad79 - Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 17 set 2020, 17:33

Boa tarde à comunidade.

O que aqui me traz é a procura de informação sobre alguns modelos elétricos para uma próxima aquisição.

Estou numa fase de sondagem do mercado e de conhecimento dos modelos existentes. Neste momento, para a utilização que faço do automóvel e sendo o carro principal da casa, pondero um BMW i3 REx.

Grato a todos pela ajuda, espero que no futuro possa contribuir para que mais pessoas adiram à mobilidade elétrica, com ou sem "backup".

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2020, 18:59

Bem vindo ;)

O primeiro passo está dado, agora já não há volta :mrgreen:

Para podermos ajudar precisamos de saber qual será o circuito habitual do carro, viagens maiores que faças com alguma regularidade e qual o orçamento disponível ;)
Vais ter um segundo carro a combustão ou o VE será o único carro de casa?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 17 set 2020, 20:01

Trajetos diários de 15+15km, uma ou duas vezes. À sexta feira, 15+15km, seguido de 50+50km.

Pensei num Leaf 40ah e no BMW i3.

Para isto, BEV dá. Mas como gosto de viajar sem grandes planeamentos e, sendo o carro principal da casa, tem de ir de férias, prefiro o sossego de um REx.

60 ou 94ah, dependerá dos valores e da oportunidade. CCS e carregamento trifásico é que é mais importante.

Mais importante ainda é ir conhecer os carros. Já li dezenas de DB, vi horas de YT, à partida o i3 fará bem o papel. Mas só experimentando...

Orçamento... Um Golf 1.6tdi de 2010, em muito bom estado e com poucos km, impróprio para pequenos trajetos, mais 12000€. Extensíveis a 15000 na completa loucura e perante um carro imaculado, de 94ah e com o equipamento de carregamento referido.

Há um utilitário Otto cansado em casa. Não se podem trocar os 2 ao mesmo tempo, assim vai embora o mais inadequado e com mais valor comercial. O otto, esse sim, será trocado algum dia por um BEV mais citadino.

Haja saúde, trabalho e o covid nos deixe...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2020, 20:40

15k não dá para um Leaf 40kWh. Os mais baratos que vi andam nos 20k€. Mesmo para um i3, pelo que vejo numa olhadela rápida pelo standvirtual, é capaz de ser curto e nunca para o 94Ah

Para esses valores e dada a utilização em vista, a minha sugestão era uma coisa deste género
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... OS8Uu.html

Fará sem problema a larga maioria dos teus trajectos, fica no orçamento, ainda tem anos de garantia, etc.

Percebo a atracção do REX, mas nessa gama de preços só imagino um Ampera carregado de kms.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 17 set 2020, 20:45

15k mais o Golf...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2020, 20:54

Ah :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nesse caso sim, qualquer uma das hipóteses é viável. A única coisa que posso dizer é que vejas se o REX é mesmo indispensável para as viagens pontuais que faças fora da autonomia do carro. Vê as alternativas de carregamento rápido no trajecto. Não te esqueças que vais andar a carregar o motor a combustão na grande maioria dos dias, resta avaliar os prós e contras.
Eu pegava num ioniq de 28kWh e não pensava mais nisso :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 17 set 2020, 21:10

Se o Otto estivesse muito bom e fosse para ficar, ok. O ioniq seria ponderado. Mas implicaria ir buscar, no mínimo, 7000€ pelo golf...

Realista é contar com 6500, vendido de um dia para o outro ou entregue à retoma. Idealmente, o carro não deve passar dos 20k. Mais que isso só num carro absolutamente brutal.

Além disso, o Otto não é meu, para viagens longas, fds e férias não é bom e o sumo de dinossauro é caro.

Prefiro carregar com o peso do REx e não o usar do que ficar algum dia a pé, ou deixar de ir a algum lugar por limitações de carregamento.

É a minha primeira abordagem aos elétricos, daí a postura conservadora.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por BrunoFonseca » 17 set 2020, 22:35

Arad79 Escreveu:
17 set 2020, 20:01
Trajetos diários de 15+15km, uma ou duas vezes. À sexta feira, 15+15km, seguido de 50+50km.

Pensei num Leaf 40ah e no BMW i3.

Para isto, BEV dá. Mas como gosto de viajar sem grandes planeamentos e, sendo o carro principal da casa, tem de ir de férias, prefiro o sossego de um REx.

60 ou 94ah, dependerá dos valores e da oportunidade. CCS e carregamento trifásico é que é mais importante.

Mais importante ainda é ir conhecer os carros. Já li dezenas de DB, vi horas de YT, à partida o i3 fará bem o papel. Mas só experimentando...

Orçamento... Um Golf 1.6tdi de 2010, em muito bom estado e com poucos km, impróprio para pequenos trajetos, mais 12000€. Extensíveis a 15000 na completa loucura e perante um carro imaculado, de 94ah e com o equipamento de carregamento referido.

Há um utilitário Otto cansado em casa. Não se podem trocar os 2 ao mesmo tempo, assim vai embora o mais inadequado e com mais valor comercial. O otto, esse sim, será trocado algum dia por um BEV mais citadino.

Haja saúde, trabalho e o covid nos deixe...
Se tiveres oportunidade vai ao Enve este fim de semana. É em Lisboa e haverá alguns modelos para fazer test drive.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Arad79 » 17 set 2020, 22:45

Este fds é completamente impossível. Estou a 300km e com compromissos agendados.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Arad79 - Apresentação

Mensagem por Apr » 17 set 2020, 23:06

Creio que ha cá pelo menos um forista com i3 REx, não era pior enviares uma MP a perguntar como o carro se tem aguentado estes anos todos e que opinião ele tem agora do carro.

Responder

Voltar para “Apresentações”