Apresentação e pedido de dicas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
Mactostas82
Mensagens: 4
Registado: 29 set 2020, 16:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por Mactostas82 » 29 set 2020, 20:21

Boa noite a todos.
Obrigado por me terem aceite aqui neste canto virtual é tão interessante.
Sou de Vila Nova de Gaia, tenho 38 anos e trabalho por conta própria, pelo que um VE ainda não é a solução top para mim, sobretudo pq só temos uma viatura em casa.
No entanto, estou a equacionar adquir um VE em nome da empresa, mas não queria comprar novo, mesmo com todos os benefícios.
Sou um pequeno empresário, funcionário e patrão de mim próprio :lol:
O VE seria para fazer no máximo 60 km diários, com cerca de 25 km autoestrada, com uma subida considerável de 1 km, e ser usado pela minha esposa para se deslocar para o local de trabalho. Lá tem postos de carregamento, mas nem sempre operacionais.
Ainda não tenho posto de carregamento no meu prédio, mas estamos a dar passos.
Ando a ver o Leaf 30kwh (2016/2017) e o ZOE 40Kwh (2017/2018). Andam na casa dos 13 e 15 mil euros.
Entre ambos, quais são as sugestões? Pros e contras? Autonomias.
Pelo que li, o ZOE demora mais a carregar e há a questão do aluguer de baterias, mas com mais autonomia que o Leaf.
Confesso que quanto mais leio, mais baralhado fico.
Também poderei adiar a aquisição alguns meses e tentar chegar a algo mais recente.
Há muitos Leafs da última geração pouco acima dos 20 mil euros.
Agradeço desde já as vossas dicas.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por rimsilva » 30 set 2020, 10:10

Parabéns pela decisão e no final só se irá arepender de não ter comprado antes.

Comprar novo ou usado para empresa, desde que o usado permita a dedução do IVA, só perde o beneficio do incentivo do Estado (que neste momento já acabou para 2020, mas há certas campanhas que até estão a dar um desconto superior ao incentivo).

Depois a escolha deverá ter em atenção sobretudo se a bateria do VE está realmente de boa saude, uma vez que para fazer 60km/dia, qualquer um serve.

Não tendo onde carregar em casa, o Zoe tem a vantagem de poder carregar na maioria dos postos lentos de forma mais económica que o Leaf, mas o mais certo é que não tenha carga rápida (algo que também não é fundamental para o tipo de utilização que pretende).

A questão está se depois começa a gostar :lol: e fica com um VE mais limitado para deslocações mais longas (não quer dizer que não as possa fazer), mas terá de carregar algumas vezes.

Se subir para os 20.000€ a questão já será outra como é natural, com opções do tipo: Leaf de 40 kWh, Ioniq 28 kWh, i3 94Ah, Soul 30 kWh, e-Golf 35 kWh.

Penso que a decisão entre gastar 13k€ ou 20k€ (com IVA) vai depender também se pretende manter o VE por muitos anos ou trocar passados 2 ou 4 anos, por exemplo.

Mactostas82
Mensagens: 4
Registado: 29 set 2020, 16:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por Mactostas82 » 30 set 2020, 10:20

Obrigado pelo Feedback.
A dúvida é mesmo essa!
Avançar para algo melhor ou arriscar em algo mais económico.
Em relação aos modelos em questão e às autonomias reais e velocidades de carregamento, o ZOE é boa opção?
A questão das baterias próprias, ou de aluguer, faz-me uma certa confusão.
Cumprimentos

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por cfvp » 30 set 2020, 12:33

O Zoe não demora mais a carregar que o Leaf, necessariamente, depende do carregamento que estejamos a falar. Por exemplo em postos normais de 22kW o Zoe carrega a essa potência, enquanto que o Leaf só carrega a 6.6kW ou 3.7kW (modelos mais antigos). Se o objectivo for carregar nesses postos, então o Zoe carrega bem mais rápido. Por outro lado o Leaf como tem carga rápida de 50kW (deduzo que os a partir de 2016 tenham todos, mas não tenho a certeza), nos postos rápidos vai carregar mais rápido que o Zoe, que normalmente não tem carga rápida (excepto alguns modelos que têm AC 43kW, mas além de ser pouco comum e ineficiente a cargas mais lentas, muitos postos rápidos estão a deixar de ter essa ficha).

As vantagens do Zoe em relação ao Leaf são:
- Maior autonomia.
- Carga AC a 22kW. Isto é importante se pretender carregar muito fora de casa, em postos normais, em que muitos deles agora são cobrados ao minuto e como tal carregar a 22kW sairá sempre mais económico que carregar a 6.6kW, como no Leaf.
- Baterias refrigeradas (mas no seu caso isto não me parece ser relevante).

Vantagens do Leaf em relação ao Zoe são:
- Carga rápida a 50kW (assumo que os modelos que estamos a falar tenham, mas no seu caso não me parece importante esta funcionalidade).
- Mais espaçoso.
- Mais confortável (penso eu, pelo menos o meu de 40kWh é).
- Mais fiável.
- Menos problemático nos carregamentos. Basicamente o Leaf carrega em quase todo o lado, enquanto que o Zoe é mais seletivo e pode ter dificuldades em carregar em certos sítios.
- Não ter aluguer de bateria, como já o disse. Se bem que o aluguer no Zoe pode até ser uma vantagem, há quem o prefira, mas pelos os comentários que já vi sobre o assunto, o aluguer é de evitar, mas cada um sabe de si. :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Mactostas82
Mensagens: 4
Registado: 29 set 2020, 16:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por Mactostas82 » 30 set 2020, 13:44

Muito obrigado.
Fiquei esclarecido! :)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por rimsilva » 30 set 2020, 15:04

Mactostas82 Escreveu:
30 set 2020, 10:20
Obrigado pelo Feedback.
A dúvida é mesmo essa!
Avançar para algo melhor ou arriscar em algo mais económico.
Em relação aos modelos em questão e às autonomias reais e velocidades de carregamento, o ZOE é boa opção?
A questão das baterias próprias, ou de aluguer, faz-me uma certa confusão.
Cumprimentos
Acho que essa questão só voçê pode responder, isto porque depende da sua disponibilidade financeira para trocar o VE passado algum tempo e se está disposto a dar um uso superior ao VE para justificar o maior investimento, porque para fazer 60km/dia serve o Leaf 30 ou o Zoe e além disso enquanto não resolve a questão do carregamento em casa, o ganho no "abastecimento" comparativamente ao carro a combustão não será muito.

Em relação aos carregamentos, já foi respondido, tenho praticamente a certeza que no Leaf de 30 kWh já não há o carregamento a 3,7 kW, carregam todos a 6,6 kW, mas os expecters dos Leafs podem confirmar.

Efectivamente o Zoe é mais versátil para carregmentos em PCN, como já tinha referido também e no caso de uma utilização casa-trabalho-casa será talvez a mehor opção, além da maior autonomia fruto da maior bateria.

Se os preços forem equivalentes, parece-me a melhor opção. Mas atenção que depois fica mais limitado se mudar de ideias e decidir fazer alguma viagem de VE.

Em Vila Nova de Gaia de momento há muitos postos de 22 kW, mas só no Candal Park é que é possivel carregar a essa potência (todos os outros estão limitados a 7,4 kW), depois só no Arrabida e Gaia Shopping é que pode carregar a 11 kW.

Mactostas82
Mensagens: 4
Registado: 29 set 2020, 16:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por Mactostas82 » 30 set 2020, 15:14

Obrigado pelas dicas!
Quanto ao carregamento em casa, esse ficará resolvido em breve, assim espero.
Dei até ao fim do ano para tomar uma decisão concreta e os contributos que recebi aqui são top.
Claro que depois de usar o VE diariamente e começar a conhecer as suas limitações e vantagens originará a que passe a ter um uso maior.
Pesando todas as dicas dadas estou melhor preparado para o que aí vem!
Obrigado mais uma vez!

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Apresentação e pedido de dicas

Mensagem por zeuz » 30 set 2020, 22:31

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Apresentações”