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Apresentação - rjspedition
Enviado: 12 jul 2021, 00:22
por rjspedition
Olá, bom dia ao fórum!
Após ter corrido alguns tópicos lés a lés resolvi que era hora de me registar, para procurar auxílio e algumas respostas a quem procura um carro elétrico pela primeira vez.
Na zona de Mafra, e já a equacionar uma segunda viatura à algum tempo, a vida ofereceu-nos uma janela de oportunidade que nos permite agora ter hipótese de conseguir carregar um VE em casa.
Como a ideia é manter os custos "fixos" ao mínimo, não colocamos a hipótese da segunda viatura ser de combustão, no entanto a janela de oportunidade que tal possibilita também nos deixou com um orçamento bastante reduzido.
Ainda olhei para o mercado europeu, já que importámos nós o nosso ICE, mas o facto de não dar para vir por estrada demoveu-nos.
Em breve abrirei um tópico com as dúvidas de principiante que não conseguir esclarecer com a leitura.
Obrigado,
Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 12 jul 2021, 20:54
por zeuz
rjspedition Escreveu: ↑12 jul 2021, 00:22
Ainda olhei para o mercado europeu, já que importámos nós o nosso ICE, mas o facto de não dar para vir por estrada demoveu-nos.
Haja vontade...
Kia Soul EV Nantes/Lisboa

Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 12 jul 2021, 21:35
por BrunoAlves
Olá e bem vindo
Primeiro tens de definir um orçamento, sem isso nada feito. Depois é fundamental perceber qual o circuito que se pretende para o VE. Como há um segundo carro a combustão, podes optar por um carro de menor autonomia e que necessariamente é mais barato. Ou não, é a combinação destes factores que te irá balizar as escolhas
Em relação a trazer um carro de fora, sem problema. Há uns camiões (a gasóleo

) que os trazem sem problemas
Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 12 jul 2021, 22:47
por rjspedition
Obrigado a ambos.
Efetivamente, não é impossível de todo e era algo que me daria novamente muito prazer, mas a fraca autonomia do que se anda a namorar (Leaf 24 / Zoe) pedia que a viagem fosse feita em tempo que agora não dispomos.
A utilização (e orçamento) está já completamente definida: Numa primeira etapa serão 70 km diários sendo que passará em breve apenas a 40 a 45 dia útil. A primeira ideia para os 45 km seria um dos tri-gémeos, mas penso que um Leaf ou Zoe conseguirá substituir mais vezes o ICE dada a maior autonomia (?) e o espaço disponível interior.
Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 13 jul 2021, 10:06
por rimsilva
Boa sorte na procura.
Sem duvida que para 2º carro a melhor opção será um VE, nem vale a pena pensar noutra solução, com tempo para procurar o melhor negócio, de certeza que ele vai surgir e não se irá arrepender.
Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 13 jul 2021, 10:08
por frankesousa
rjspedition Escreveu: ↑12 jul 2021, 22:47
Obrigado a ambos.
Efetivamente, não é impossível de todo e era algo que me daria novamente muito prazer, mas a fraca autonomia do que se anda a namorar (Leaf 24 / Zoe) pedia que a viagem fosse feita em tempo que agora não dispomos.
A utilização (e orçamento) está já completamente definida: Numa primeira etapa serão 70 km diários sendo que passará em breve apenas a 40 a 45 dia útil. A primeira ideia para os 45 km seria um dos tri-gémeos, mas penso que um Leaf ou Zoe conseguirá substituir mais vezes o ICE dada a maior autonomia (?) e o espaço disponível interior.
Ainda não sabendo o orçamento, posso já deixar a opinião do leaf 30kWh, andam a ser vendidos bem baratos e fazem os 70km em quaisquer condições (devagar ou de força, ao frio ou ao calor). Já o de 24kWh, ficaria preocupado em ter de fazer 70km em AE com pressa e com 0ºC, igual para o ZOE "24".
Se me estivesse a falar de 10/20km por dia, qualquer coisa serve, agora uns 70km, já não é igual.
A experiência que tenho é com o leaf 30, ir a vir para o trabalho dá "apenas" 80km e de inverno (entre -4 e 0ºC) e só com 50% de AE a velocidades pouco acima do legal chego com 17% de bateria, saindo com 100%!
O problema Vem depois... Quando nunca mais quiserem andar no outro a beber sumo de dinossauro a quase 2€ o litro, vão tanto querer ter comprado um VE com mais bateria

Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 16 jul 2021, 00:03
por rjspedition
É este o tipo de informação que procuro

, mas agora uma questão de quem chega ao mundo dos elétricos:
Tenho notado que a autonomia que indicam em anúncios (e falo apenas em stands dedicados a VE apenas), indica por exemplo para um de 24 kWh "autonomia de 130 (160 segundo a norma .. )".
É certo que o valor segundo a norma WLTP não vale a pena considerar, de todo, mas mesmo com o valor mais baixo de 130, será que não poderemos considerar 100 km como autonomia "normal" sem entrar em disponibilidade dúbia de bateria? Estamos a falar de uma margem de 30%?
Parte dos 70 km indicados serão em AE, mas mesmo com a minha viatura em gasóleo é mais habitual
deslizar a 100 km/h do que circular colado acima de 120. Faço questão de ter uma condução o mais económica e linear possível, não só devido a gastos como a conforto e segurança, e acredito que me dê bem com o elétrico. Dias abaixo de 4º são bastante raros por aqui, embora todos os anos aconteça.
Obrigado!
Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 16 jul 2021, 10:49
por rimsilva
rjspedition Escreveu: ↑16 jul 2021, 00:03
É este o tipo de informação que procuro

, mas agora uma questão de quem chega ao mundo dos elétricos:
Tenho notado que a autonomia que indicam em anúncios (e falo apenas em stands dedicados a VE apenas), indica por exemplo para um de 24 kWh "autonomia de 130 (160 segundo a norma .. )".
É certo que o valor segundo a norma WLTP não vale a pena considerar, de todo, mas mesmo com o valor mais baixo de 130, será que não poderemos considerar 100 km como autonomia "normal" sem entrar em disponibilidade dúbia de bateria? Estamos a falar de uma margem de 30%?
Parte dos 70 km indicados serão em AE, mas mesmo com a minha viatura em gasóleo é mais habitual
deslizar a 100 km/h do que circular colado acima de 120. Faço questão de ter uma condução o mais económica e linear possível, não só devido a gastos como a conforto e segurança, e acredito que me dê bem com o elétrico. Dias abaixo de 4º são bastante raros por aqui, embora todos os anos aconteça.
Obrigado!
Falar de autonomias é sempre algo complicado, pessoalmente acho que o fundamental é partir da bateria util e depois tendo por base dados reais de de outros utilizadores (da mesma região e com o mesmo tipo de utilização), poder ter uma ideia mais realistica da autonomia esperado em tempo de "verão e inverno".
Não sou utilizador de Leaf, mas seguramente que há aqui utilizadores suficientes que lhe podem indicar o que esperar de um Leaf no seu contexto de utilização, sabendo o dado fundamental que é a bateria util de um VE.
Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 16 jul 2021, 14:05
por BrunoAlves
Um Leaf a 100km/h em bom tempo e sem grandes desníveis fará uns 17kWh/100km. Se tiveres 17kWh úteis nesta altura (SOH de 80%) fazes 100km de cheio a vazio.
Ou seja sim, faz os 100km que dizes, mas depois ninguém quer chegar ao destino a vapores de electricidade

ou apanhas vento de frente, etc etc e a viagem torna-se logo mais desconfortável

Re: Apresentação - rjspedition
Enviado: 18 jul 2021, 20:09
por Ngreen45
Olá boa noite !
Antes de mais obrigado pela entrada no fórum .
Vou entrar no mundo verde com a aquisição de uma viatura 100% elétrica , contudo entro também num mundo de dúvidas quanto ao carregamento .
Se possível gostaria de obter a vossa ajuda sobre como carregar o carro em postos públicos .
Obrigado e boas curvas