Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
ricardoD
Mensagens: 3
Registado: 23 out 2021, 11:55

Apresentação

Mensagem por ricardoD » 24 out 2021, 08:38

Olá a todos. Como já vem sendo habitual sou mais um entusiasta-novato da mobilidade elétrica e depois de meses a acumular informação aqui no forum e ver carradas de youtubes, decidi que era hora de criar um perfil e colocar algumas perguntas mais especificas.

Neste momento tenho um fiat 500 em renting (que vai terminar dentro de alguns meses), mas estou decidido a que o próximo carro seja elétrico e desta vez de compra (2a mao) em vez de renting.

Assim sendo gostava de vos pedir a vossa opnião sobre que modelo considerar. As condicionantes sao:

- Orçamento 20.000 Eur
- Kilometragem - média diária 50 km nos dias úteis; passeios de fim de semana 150 km (mais montanha que AE, pois vivo entre as serra da estrela, açor e caramulo).
- Carregamento principalmente em casa (moradia com 6 paineis solares - 1,5Kw em teoria mas a produção nunca vai além dos 1,25 Kw nos picos solares). Pretendo carregar durante o dia (trabalho em casa a maior parte do tempo) para aproveitar o que até agora tem sido excedente de produção dos paineis (média de 45 KW por mes), e é neste ponto que também gostava de saber a vossa opinião/experiencia. Nomeadamente se carregamentos super-lentos (7 horas/dia a a 2,3 Kw) são prejudiciais para a bateria (suponho que não pelo que tenho lido...) Ou se é mais recomendável que seja pelo menos a 3,7 Kw.
- O Design é importante, por isso o i3 94ah por agora é o favorito com o Mazda MX30 em segundo lugar (mais caro que os 20K, eu sei...), mas tenho lido que os hyundais e kias são umas maquinas muito eficientes e fiáveis. Acham que os i3 tambem sao igualmente fiaveis? O meu receio com zoes e leafs é terem alguns problemas no passado (rapidgates, carregamentos em casa problematicos por causa da terra...) - mas claro, como sao os carros mais vendidos é normal que quando haja algum problema a coisa se amplifique rapidamente e por isso não esteja a fazer uma avaliação justa.

Resumindo (que esta apresentação já vai longa!) - que VE recomendariam por 20.000 eur que tenha um bom comportamento a subir montanhas bem ingremes?

Também são benvindas recomendações de stands - já tenho o JS Eletric Feel debaixo de olho, a Byrd... alguma outra destacada?

Obrigado e parabéns por este fórum. Considero imprescindível para qualquer pessoa que queira entrar no mundo da mobilidade eletrica e para se manter atualizado tambem.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Apresentação

Mensagem por zeuz » 24 out 2021, 19:17

Bem-vindo homónimo!

Se escolheres um BMW i3 94Ah não vais nada mal servido, pois por enquanto não há relatos de falhas catastróficas ou problemas crónicos.

Recomendo que escolhas um com carregamento AC até 11kW e, claro, com carregamento DC.

De resto é fazer um seguro de danos próprios (chassis de carbono oblige!) e saber que quando for para trocar os pneus, vai doer.


Os KIA/Hyundai são mais eficientes em AE que o BMW i3 , por causa da melhor aerodinâmica , mas tirando o Ioniq 28kWh , o restantes custam mais que 20.000€ .
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação

Mensagem por Arad79 » 24 out 2021, 21:18

Bem vindo ao fórum.

Por 20000€, ponderaria 3 carros por esta ordem: BMW i3 94ah, Hyundai ioniq 28kWh, VW e-Golf 35kWh.

Os i3 94ah estão a sair muito bons. Esta semana tive conhecimento de uma unidade com 200000km, que está à venda, e tem ainda 98,5% de SoH. Os Hyundai ioniq são igualmente bons, com mais garantia de fábrica, mas menos lúdicos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 24 out 2021, 22:55

Bem vindo e parabéns pela decisão ;)

Nesses valores para mim é um ioniq 28kWh de caras, mas eu sou suspeito :mrgreen:

Em relação aos vendedores, além dos que já identificaste tens também os nossos colegas foristas Jasmim e Orlando ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 25 out 2021, 09:07

Bem vindo e boa sorte na compra do VE.

Para o orçamento diria que não há muito mais por onde escolher, sendo de facto o i3, Ioniq e Kia (Soul) os mais consensuais. Com calma o melhor negócio irá surgir.

Relativamente ao Maxda sendo novo já será outro tipo de decisão. Embora com a campanha recente possa ficar bem mais barato, já deixei o meu ponto de vista em relação a esse VE noutro tópico, apesar de estar a ser vendido novo, é um carro com especificações de VEs com 4/5 anos e ainda assim com desempenho ao nivel do carregamento (or exemplo) ainda pior do que os 3 VEs referidos anteriomente.

ricardoD
Mensagens: 3
Registado: 23 out 2021, 11:55

Re: Apresentação

Mensagem por ricardoD » 25 out 2021, 11:16

Obrigado pelas vossas mensagens.

Acho que ficou claro que para mim o mais adequado é mesmo o i3 94 Ah. Com o meu orçamento e requerimentos é sem dúvida a melhor escolha.

Agora é pesquisar os modelos disponíveis, fazer test drive e dar o salto para a mobilidade elétrica.

Deixo uma pergunta específica relativa à performance dos eletricos a subir estradas de montanha. Ontem por exemplo fui passear pela serra do Açor com o meu pobre fiat 500 1.2 e houve muitas subidas tão ingremes que aquilo só subia em primeira - cheguei aos 1000 metros de altitude.

Como se comportam os eletricos nestas situações? Suponho que nessas situações consumam mais energia, claro (que depois regeneram ao descer a serra), mas (neste caso um i3) faria a subida sem stress?

Provavelmente é uma pergunta idiota, pois o i3 tem uma potencia que nao se compara com o fiat500 1.2, mas é aquele receio de quem nunca experimentou um eletrico como deve ser.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 25 out 2021, 13:26

Sem qualquer problema. Além da potência e binário muito generosos da maioria dos VEs actuais, esse binário está disponível a partir da velocidade 0. Ou seja, enquanto num ICE andas a gastar embraiagem para conseguir colocar o motor na rotação ideal para o arranque desfavorável, no VE isso é irrelevante, o binário está lá sempre.

O i3 até é um VE bem "animado" por isso vais ficar bem agradado :-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação

Mensagem por Arad79 » 25 out 2021, 15:18

ricardoD Escreveu:
25 out 2021, 11:16
Obrigado pelas vossas mensagens.

Acho que ficou claro que para mim o mais adequado é mesmo o i3 94 Ah. Com o meu orçamento e requerimentos é sem dúvida a melhor escolha.

Agora é pesquisar os modelos disponíveis, fazer test drive e dar o salto para a mobilidade elétrica.

Deixo uma pergunta específica relativa à performance dos eletricos a subir estradas de montanha. Ontem por exemplo fui passear pela serra do Açor com o meu pobre fiat 500 1.2 e houve muitas subidas tão ingremes que aquilo só subia em primeira - cheguei aos 1000 metros de altitude.

Como se comportam os eletricos nestas situações? Suponho que nessas situações consumam mais energia, claro (que depois regeneram ao descer a serra), mas (neste caso um i3) faria a subida sem stress?

Provavelmente é uma pergunta idiota, pois o i3 tem uma potencia que nao se compara com o fiat500 1.2, mas é aquele receio de quem nunca experimentou um eletrico como deve ser.

Para o i3, qualquer subida é uma brincadeira de meninos.

Muito me diverti na serra de S. Mamede, com a conjugação de potência, binário instantâneo e um chassis muito bem afinado para curvas mais fechadas.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 25 out 2021, 16:25

ricardoD Escreveu:
25 out 2021, 11:16
Obrigado pelas vossas mensagens.

Acho que ficou claro que para mim o mais adequado é mesmo o i3 94 Ah. Com o meu orçamento e requerimentos é sem dúvida a melhor escolha.

Agora é pesquisar os modelos disponíveis, fazer test drive e dar o salto para a mobilidade elétrica.

Deixo uma pergunta específica relativa à performance dos eletricos a subir estradas de montanha. Ontem por exemplo fui passear pela serra do Açor com o meu pobre fiat 500 1.2 e houve muitas subidas tão ingremes que aquilo só subia em primeira - cheguei aos 1000 metros de altitude.

Como se comportam os eletricos nestas situações? Suponho que nessas situações consumam mais energia, claro (que depois regeneram ao descer a serra), mas (neste caso um i3) faria a subida sem stress?

Provavelmente é uma pergunta idiota, pois o i3 tem uma potencia que nao se compara com o fiat500 1.2, mas é aquele receio de quem nunca experimentou um eletrico como deve ser.
Apareça pelo "BMW i clube Portugal" no FB, ainda hoje um membro partilhou a foto de um i3 a 2066 mt de altitude na Suiça.

ricardoD
Mensagens: 3
Registado: 23 out 2021, 11:55

Re: Apresentação

Mensagem por ricardoD » 29 out 2021, 12:07

Obrigado pelos vossos comentários. Não tenho FB, mas se calhar quando comprar o i3 até faço um FB.

Agora outra pergunta - um i3 94ah de 2016 com 200 mil km... serão demasiados km? Ou seja, é mais provavel ter avarias do que um carro semelhante com substancialmente menos km? Ou será que os eletricos são realmente bastante mais fiaveis que os fumarentos mesmo com centenas de milhares de km em cima? O carro em questao tem um relatorio da Evolution com SoH de 98.5% e manutençao sempre feita na bmw.

O uso que vou dar ao carro vai ficar na casa dos 10 a 15 mil km / ano, ou seja, nada exagerado.

Responder

Voltar para “Apresentações”