VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
lopesPT
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VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por lopesPT » 15 out 2024, 13:56

Olá atodos e obrigado por terem aceite.

Quero oferecer um VE à minha esposa. Actualmente ela gasta cerca de 200€-250€ mensais de gasoleo com o 407 SW.

Fazendo umas contas, num ano são 2500€ em combustivel. Se tivesse um VE agora, vamos assumir que a poupança anual era de 2K€ e que em 5-6 anos estava recuperado o investimento - comprando um VE de 10k€.

Ora, para isto não existe muitas opçoes, sendo que o Zoe está fora do baralho. Ela não gosta do carro.

Apenas gosta do Leaf mas com o novo design.

Que mais opçoes tenho?

Existem eletricos com 50% de SoH? Neste caso ainda serviria para o proposito caso fosse um carro com 300-400km de autonomia novo.

Obrigado desde já

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Nonnus
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por Nonnus » 16 out 2024, 21:47

Para comprar um Leaf por esse preço do último modelo é comprar um carro com graves problemas. Não há milagres.

Comprar um Leaf do último modelo por esse preço e pensar que ainda vai fazer 5 ou 6 anos a fazer 75km diários para justificar o gasto é muito arriscado. Dificilmente vai encontrar um Leaf por esse preço que não tenha células degradadas que limitam o uso do carro. Dificilmente vai encontrar um Leaf por esse preço que não tenha sido abusado e que tenha problemas de isolamento das células.

Não há milagres, se existem pessoas a desfazerem-se do carro por valor tão baixo por alguma coisa será. Existem N relatos de pessoas que foram atrás desse el dourado e hoje estão arrependidas porque passado pouco tempo o carro começa apresentar is problemas que foram escondidos.

Existe muitas pessoas a tentarem-se ver livres dos leafs por estes apresentarem problemas. Ainda esta semana apareceu alguém a vender um Leaf de 30 com 9 barras de degradação onde a garantia acaba em dezembro. Quando o confrontei com a questão da garantia acabar em dezembro, apagou o post. Ficou revelado o motivo de querer vender. Não quer ficar com o menino nas mãos e vai acabar por enganar alguém menos atento a essas questões.

Comprar um Leaf por 10000€ e esperar que faça mais 5 ou 6 anos é muito arriscado. Eu não o faria.
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por frankesousa » 16 out 2024, 22:51

Com 10k€ penso que não terá solução.

Ou melhor, solução para 2 ou 3 anos talvez, mas para mais anos de uso a 75km dia penso que não.

Eu faço esses km no meu leaf 30 com 8 barras sem grandes problemas, mas também não dá para muito mais.

Para dar uma opinião mesmo sincera, eu não comprava o leaf, é provavel que vá ter problemas.

Se ainda assim quiser arriscar, por 10k€ talvez mesmo só o leaf se consiga (sendo que não quer o zoe)
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civic
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por civic » 17 out 2024, 08:16

Por esse valor só mesmo importando, e mesmo assim nunca um carro com autonomias de 400 kms em novo.
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por fernandinand » 17 out 2024, 11:16

Já consegue encontrar e-UP! (>2019, bateria de ~36kW) por pouco mais (~13k€) importados...

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rjspedition
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por rjspedition » 17 out 2024, 13:58

Olá, bem vindo!
. Se tivesse um VE agora, vamos assumir que a poupança anual era de 2K€ e que em 5-6 anos estava recuperado o investimento - comprando um VE de 10k€.
Curiosamente, optamos pelo Leaf porque cá em casa também não gostaram do espaço do Zoe, e curiosamente eseas foram as exactas minhas contas quando comprei um Leaf 30 em 2021, com uma pequena salvaguarda: Ou chegava ao fim do período de garantia acima dos 70s% e aí bastavam mais 2 anos para recuperar o valor de compra, ou antes da garantia terminar caia abaixo dos 66% e o caso estava salvaguardado.

Basta procurar nos grupos de Facebook ou mesmo por aqui nos diários de bordo para ficar com uma ideia mais real dos Leaf. Comprar um Leaf com esse orçamento parece ser, infelizmente, comprar um carro a prazo.

Quando iniciei a procura pelo substituto ainda vi um ou dois E.Golf à venda no OLX por 12 mil€, mas confesso que nunca explorei muito o carro e não tenho ideia de autonomias e problemas crónicos.

lopesPT
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por lopesPT » 19 out 2024, 00:09

Obrigado até agora pelos inputs. Tenho um comercial que poderei vender e se calhar ainda arranjo mais uns trocos e chegar aos 13k-15k.

Ir acima deste valor para esta quantidade reduzida de km é também um risco. Falo risco, porque vejo o mercado dos eléctricos como um investimento, ou seja, dimuniur a factura do gasoleo e investir essa diferença num carro, sendo que no cenário ideal, o carro duraria o tempo de recuperar o valor pago com a poupança em gasoleo.

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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por lopesPT » 19 out 2024, 00:20

no facebook encontramos alguns a 11k 13k. O que devo ter em atenção? SoH?

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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por civic » 19 out 2024, 17:28

lopesPT Escreveu:
19 out 2024, 00:20
no facebook encontramos alguns a 11k 13k. O que devo ter em atenção? SoH?
A partir do momento em que tanta gente mexe nesse carro, será dificil saberes o real estado do carro, alem dos que abusaram do carro ainda existe gente que acha que o melhor para a bateria é fazer ciclos completos, ou seja, mesmo sabendo que o carro não andou na praça continua a ser uma lotaria.
Mas é obvio que esses "bons negócios" trazem água no bico.
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Re: VE para esposa 75km diarios - 10k budget

Mensagem por Nonnus » 20 out 2024, 09:17

lopesPT Escreveu:
19 out 2024, 00:20
no facebook encontramos alguns a 11k 13k. O que devo ter em atenção? SoH?
Infelizmente há problemas no Leaf que não se vê através do SOH.

Se carro tiver células com uma degradação mais acentuada que as restantes o carro continua a mostrar um SOH bastante optimista, mas na realidade pode nem ter metade da autonomia que apresenta.

O meu carro tinha duas células degradadas, carregado a 100% mostrava 150km de autonomia, mas na realidade nem 60 fazia. Quando foi entregue a Nissan tinha um SOH de 67%.

A única maneira de ter uma ideia do estado da bateria é pegar no carro com bateria a 100% fazer muitos km até baixar dos 50%, em trajectos com subidas, auto-estrada, e ir acompanhando a descarga das células em tempo real com o leafspy. Se, se verificar quedas abruptas de tensão das células e muita diferença de tensão entre as células então é melhor esquecer esse carro.

Este exercício apenas serve para verificar a degradação, pode não ter nada disto mas ter o problema do isolamento, que são células inchadas. Este problema não há maneira de ver até o carro dar erro e abrir a bateria.

O problema da degradação é um problema que tem tendência a piorar com o passar do tempo e no inverno limita bastante o carro. Pode fazer 10km e aparecer a tartaruga e fica com o carro limitado tornando-se perigoso, podendo até parar.

Dai ser um risco pensar em comprar o carro a pensar em mais 5 ou 6 anos. Os leaf de 40 saíram em 2018, se muitos agora já apresentam estes problemas imagine com mais 5 ou 6 anos em cima a fazer 75km diários.
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