Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 19 jul 2015, 13:01

Até agora tenho a certeza sobre 4 sensores no pack.
Parece-me que existem mais outros 4 no pack mais ainda não tenho dados fiáveis que o confirmem.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 19 jul 2015, 16:38

Vai publicando, estou curioso com esses dados.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 19 jul 2015, 20:56

Esta tarde, por volta das 18h, depois de carregar e repousar um pouco o panorama era este (vou adicionando variáveis à medida que for descobrindo):
Imagem
Nota: As células a vermelho são calculadas na folha de cálculo, o resto é lido do carro
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por psi20 » 20 jul 2015, 13:29

epa tb quero isso no meu ZE :)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 21 jul 2015, 19:01

Já pensei nisso, preciso de pensar um pouco em qual será o melhor hardware já que é difícil encontrar igual ao que eu tenho.

Entretanto aqui ficam os dados de hoje com carga a 100%

Imagem
Com 2 anos e meio e 17000km.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 21 jul 2015, 20:55

50mV a 100% de SOC é imenso. O pack faz equilíbrio automático das células?

Está quentinho por aí... 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 jul 2015, 08:10

Há mais de 1 semana que a temperatura mínima não baixa dos 26graus, é óptimo para quem está cá de férias mas uma treta para quem anda cá a trabalhar fora do escritório e passa o dia a transpirar.

Sendo quase tudo igual ao Leaf eu tinha a ideia que fazia, mas nunca o vi a carregar com corrente variável nos 100% de SOC mais do que 5 minutos.

A corrente começa a baixar aos soluços durante alguns minutos e quando a potência do EVSE chega aos 500W ele manda desligar o contactor.

No Leaf como é que sabem que está a fazer o balanceamento? Já li relatos contraditórios.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 22 jul 2015, 09:46

Eu não percebo nada disso e alguém aqui te poderá explicar como deve ser.
Mas isso da corrente variável e a baixar aos soluços, penso não é mais do que o carro a gerir a potência de entrada de forma a que a célula mais alta não ultrapasse determinada tensão. Tal como num carregamento rápido:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -14-50.png[/img]

Isso penso que não é o balanceamento.
No Leaf, quando o carro está parado mais do que xx minutos (penso que se falou cá em 30) e quando as células estão a mais de 4,0v, ele analisa quais as que estão com tensão mais elevada e faz um shunt para as descarregar. Eu pensava que isso é que era o balanceamento e já agora aproveito para solicitar que me despistem esta dúvida.

No manual de serviço, o Leaf tem isto:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... Schunt.JPG[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 22 jul 2015, 10:33

No Leaf é como o VETL explicou. Os shunts nas células que o LBC pensa que devem ser descarregadas fica ativo sempre que o LBC está ligado (carro em Ready, a carregar ou em Acc). O Leaf spy indica quais as células com o shunt ligado a vermelho.

A diminuição da corrente de carga no fim não tem nada a ver com o balanceamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 jul 2015, 18:44

Hoje o carro esteve parado o dia todo e ficou com o cabo de carregamento ligado.
Chegou aos 100%, diminuiu a corrente e depois parou de carregar.

Entretanto saí para trabalhar e ao fim do dia fui verificar as tensões mínima e máxima e estão com 48mV de diferença.
Se houve balanceamento não se notou nada.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”