Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por Orlando » 11 nov 2015, 18:10

mjr Escreveu:Parece que o algoritmo de balanceamento é igual ao do Leaf. Mas no Leaf o balanceamento não para abaixo dos 4,0V, o que não é realizado abaixo dos 4,0V é a reavaliação do balanceamento, mantém as anteriores necessidades de descarga.
Isso no mk1, e no mk2?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por VETL » 11 nov 2015, 18:13

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:Parece que o algoritmo de balanceamento é igual ao do Leaf. Mas no Leaf o balanceamento não para abaixo dos 4,0V, o que não é realizado abaixo dos 4,0V é a reavaliação do balanceamento, mantém as anteriores necessidades de descarga.
Isso no mk1, e no mk2?
Até eu consegui comprovar a teoria do mjr no meu mk1.
Se no mk2 não fosse assim, já alguém com conhecimentos nesta matéria se tinha queixado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por Orlando » 11 nov 2015, 19:13

Já tentei em mk2 e não consegui....só vi um com 6mv entre celulas....anda sempre a fundo, dercargas completas....carregando raramente a 80%.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por VETL » 11 nov 2015, 19:15

Orlando Escreveu:Já tentei em mk2 e não consegui....só vi um com 6mv entre celulas....anda sempre a fundo, dercargas completas....carregando raramente a 80%.
Mas tentou fazer o quê concretamente?
E deve haver (e haverá com certeza) um valor de desnivelamento que ele ignora, atuando apenas a partir de determinada diferença...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por Orlando » 11 nov 2015, 20:20

VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Já tentei em mk2 e não consegui....só vi um com 6mv entre celulas....anda sempre a fundo, dercargas completas....carregando raramente a 80%.
Mas tentou fazer o quê concretamente?
E deve haver (e haverá com certeza) um valor de desnivelamento que ele ignora, atuando apenas a partir de determinada diferença...
Carreagementos sistemáticos a 80%, intervalados de 100% 1 vez por semana.
Deixava-o com vmax de pelo menos uma celula acima de 4,00v.
Inclusive, cheguei a deixar o carro ligado cerca de 30 minutos nesse estado estacionado em casa.
Nunca percebi foi esse do contactor ligado.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por Malm » 11 nov 2015, 20:30

Bem, eu cá tenho as minhas teorias relativamente ao meu. A capacidade que ele reporta, no meu caso, é de acordo, penso eu, com a célula mais fraca. Digo isto porque a partir desse valor (o de capacidade restante da bateria), o carro calcula a quantidade de energia que usa dos 0 aos 100%, que no meu caso deve rondar os 12 kWh na bateria, neste momento. A partir daí, consoante a energia que ele deteta a ser gasta, vai baixando o SoC de forma linear em relação ao consumo da energia. Quando eu gastei 12 kWh, isso é 0,0% de SoC e o carro para. Se ele tivesse a considerar a média, iria parar antes dos 0,0% de SoC, porque a célula mais fraca iria chegar antes disso aos 2,75V. O meu tem as células bastantes desequilibradas a SoC muito baixo. Se bem que
é possível que esteja a conseguir melhorar essa diferença através do arrefecimento das mais internas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por VETL » 11 nov 2015, 20:53

Orlando Escreveu:
VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Já tentei em mk2 e não consegui....só vi um com 6mv entre celulas....anda sempre a fundo, dercargas completas....carregando raramente a 80%.
Mas tentou fazer o quê concretamente?
E deve haver (e haverá com certeza) um valor de desnivelamento que ele ignora, atuando apenas a partir de determinada diferença...
Carreagementos sistemáticos a 80%, intervalados de 100% 1 vez por semana.
Deixava-o com vmax de pelo menos uma celula acima de 4,00v.
Inclusive, cheguei a deixar o carro ligado cerca de 30 minutos nesse estado estacionado em casa.
Nunca percebi foi esse do contactor ligado.
Pois assim não iria conseguir Orlando.
Acho que, ou a média ou todas as células terão que estar acima de 4,0v; e
O cálculo funciona depois de um repouso de algum tempo (talvez 30m, talvez menos). Mesmo sem andar, carro ligado não é período de repouso para o contactor.

O contactor é a ligação ao pack (ligado/desligado)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por marcopns » 11 nov 2015, 22:20

5mv... já tinha feito uns 300 metros após carga completa.
:ugeek: Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por VETL » 11 nov 2015, 22:33

marcopns Escreveu:5mv... já tinha feito uns 300 metros após carga completa.
Não é isso que interessa.
O que realmente interessa nós não vemos. Isso está na leitura que ele faz que dá origem ao cálculo, a qual não é visível com o LeafSpy.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack

Mensagem por marcopns » 11 nov 2015, 22:38

Mas dá para ver que não ignora diferenças de 5mv
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”