Olá!
Descobri acidentalmente um procedimento que permite carregar o Fluence ZE, com a temperatura da bateria acima dos 28ºC, sem arrancar a famigerada ventilação.
Não é um truque simples que se possa usar em muitas situações, mas nalguns casos pode ser aplicável.
O procedimento é o seguinte:
1. Colocar a chave do carro na posição ACC (acessórios), o contactor da bateria liga
2. Esperar 8 horas sem desligar o carro (vão perder entre 3 a 5% de SOC)
3. Colocar à carga
Notem que no balanço energético os 3 a 5% de SOC que se perdem vão ser recuperados durante o carregamento, onde são gastos 600 a 800W para a ventilação.
A óbvia desvantagem é o maior aumento de temperatura do pack, aumentando a degradação, não se recomendando este procedimento para quem tenha bateria em propriedade.

Como carregar sem arrancar a ventilação
Re: Como carregar sem arrancar a ventilação
Experimentei este procedimento, e funcionou; com a temperatura na garagem em 36º, não ventilou!!
Por outro lado, ouvi uns barulhos estranhos na área do motor, do tipo fio de água a correr, embora tudo estivesse seco, É normal?
Deve ter sido coincidência, mas depois disto, fiquei com mais autonomia (indicada).
[img]https://s9.postimg.cc/95kxtfpof/Screens ... _39_09.png[/img]
Por outro lado, ouvi uns barulhos estranhos na área do motor, do tipo fio de água a correr, embora tudo estivesse seco, É normal?
Deve ter sido coincidência, mas depois disto, fiquei com mais autonomia (indicada).
[img]https://s9.postimg.cc/95kxtfpof/Screens ... _39_09.png[/img]
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Como carregar sem arrancar a ventilação
É normal. É a bomba de água do carregador a funcionar, liga a partir dos 45ºC de temperatura no carregador.Flyer Escreveu:Por outro lado, ouvi uns barulhos estranhos na área do motor, do tipo fio de água a correr, embora tudo estivesse seco, É normal?
Nessa situação podes abrir o capot e ver se o liquído de refrigeração do lado esquerdo mexe dentro do depósito. Se estiver a mexer então confirma-se que está a arrefecer o carregador.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Como carregar sem arrancar a ventilação
Uma alternativa ao método que descrevi neste tópico, mas que viola claramente os termos do contrato de aluguer de bateria, é retirar o relé azul grande.