0,124 no bi-horário não é um grande preço. É fácil arranjar mais barato e reduzir assim o tempo para amortizar.ljbmartins Escreveu: ↑19 jun 2020, 11:24Para sermos justos, ao dizer que o VE compensa teriamos que incluir o valor de ambos os carros no momento da aquisição. Porque o grande problema passa pelo tempo de amortização (ou km) da diferença de custo.
Fiz ainda mais 2 cálculos, considerando:
1) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em casa (~0,108€/kWh)
2) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em postos públicos pagos (~0,30€/kWh)
Mesmo assim o VE compensa!
Por exemplo, no meu caso, a comparação do 208 a gasolina de 100Cv com o e208 com 15.000 km/ano demora quase 9 anos a amortizar a diferença de preço. Simulação feita com carregamentos exclusivos em casa bi-horário (0,124€/Kwh). Aquisição por empresas (meu caso) baixa para 6 anos devido às ajudas fiscais. Para quem fizer menos km anuais o problema ainda será maior (p.e. 10.000 km/ano leva 12 anos a amortizar.
Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
Também há aqui outra possibilidade para alguns empresários em nome individual que podem deduzir parte dos gastos da electricidade de casa/sede (onde carregam o carro).