Página 5 de 7

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 27 out 2016, 09:28
por BrunoAlves
Como diria o outro: é só fazer as contas :mrgreen:
Com 6,9kVA tens 30A disponíveis. Se canalizasses toda a energia para o carro (que em teoria não podes, tens de deixar alguma reserva para a casa funcionar minimamente - ex: iluminação e frigorífico) ias colocar no carro não mais de 6kW (atirando assim um palpite para o rendimento do carregador interno). 41kWh/6kW = 6,83h, considerando potência constante em toda a carga.

Se conseguisses regular a corrente de carga para uns ~~25A e considerando que a carga é mais lenta no final, eu apontava para 9-10h.

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 27 out 2016, 09:43
por Erbium
Vmax69 Escreveu:Preciso de um esclarecimento, para um carregamento habitacional com potência contratada de 6,9 kVA, quanto tempo demora a carregar o novo ZOE?
Vale a pena a wall box, que a Renault "oferece"?
Era mais interessante a comprar de outro cabo carregador?
Qual a potência da wall box?

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 27 out 2016, 10:03
por pemifer
removido pelo autor

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 27 out 2016, 10:44
por santanamos
A wallbox ainda custa uns 1000€, eu optava por um evse regulável. Poupava uns trocos valentes, podia leva-lo debaixo do braço para viagens mais longas e em casa, pendurava-o num prego para parecer uma 'box de parede' e não andar sempre a mexer na bagageira.

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 01 nov 2016, 13:59
por VETL
Com base neste artigo: http://pushevs.com/2016/11/01/renault-z ... alculator/
fiz estas contas:
R.JPG
R.JPG (46.55 KiB) Visto 8309 vezes
Q.JPG
Q.JPG (52.37 KiB) Visto 8309 vezes
A confirmar-se (e corrijam sff alguma gralha - foi feito à pressa), sai reforçada a minha opinião de que este R90 não é nada mau para empresas e/ou para quem puder disponibilizar pelo menos 16A em trifásica.
Carregamentos em monofásico são para esquecer completamente...

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 01 nov 2016, 14:04
por Orlando
A eficiência continua a ser o calcanhar de Aquiles.
Para quando carregamento em 20 minutos para os 80%.....???

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 01 nov 2016, 14:27
por RJSC
VETL Escreveu: A confirmar-se (e corrijam sff alguma gralha - foi feito à pressa), sai reforçada a minha opinião de que este R90 não é nada mau para empresas e/ou para quem puder disponibilizar pelo menos 16A em trifásica.
Carregamentos em monofásico são para esquecer completamente...
Para quem quiser uma frota, faz sentido uma rede de EVSEs inteligentes para carregar automaticamente os carros à vez a 22kW em vez de carregar vários simultaneamente em monofásico a 3kW.
Os custos com potência contratada são os mesmos e a eficiência de carregamento aumenta muito.

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 01 nov 2016, 17:59
por BECOOL
Bom trabalho VETL.


Mas as calculadoras ainda não são fiáveis, pois dão resultados diferentes de país para país.


Por exemplo no R90, a 7,4 kW de 0 a 80 %, temos 5 h de carregamento no site holandês e nas mesmas condições no site português dá 5 h 40 m.


Vou ter que rever o artigo e alertar que as calculadores ainda não estão 100 % afinadas.



http://www.renault.pt/gama/veiculos-ele ... -carga.jsp

https://www.renault.nl/modellen/elektri ... laden.html

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 01 nov 2016, 18:05
por BECOOL
Parece-me que a calculadora que está mais perto do correcto é a do site espanhol.



http://www.renault.es/gama-renault/gama ... ecarga.jsp

Re: ZOE 41kWh

Enviado: 02 nov 2016, 14:46
por alexmol
mjr Escreveu:Alexmol, se bem percebi achas que a capacidade garantida é 0,66/1,1 = 60%. É isso?
É exactamente isso.

No Fluence ZE os 110% de SOH correspondem a 65Ah de capacidade da bateria.
A relação entre 110 e 65 é 1,69.

A minha bateria está com 82,5% de SOH e 48,7Ah, mantem-se a relação de 1,69.