Renault ZOE à experiência dois dias

LXPR
Mensagens: 12
Registado: 16 ago 2016, 13:21

Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por LXPR » 16 ago 2016, 23:17

Boas,

Sou novo aqui no fórum e um adepto dos carros eléctricos...
Depois de ler bastante sobre o assunto, e este forum foi muito útil, tenho a oportunidade de experenciar um ZOE nestes próximos dois dias...

Dizer desde já que estou impressionado com o carro... Até agora tenho apena 32 km feitos, 90% em ECO MODE (cerca de 25km em auto-estrada com ECO que só permite uma velocidade máxima de 95km/h) e estou a apreciar bastante. Como todos sabeis é muito silencioso, bastante rápido em arranque e de fácil utilização.

Para o efeito que pretendo, carro da "MULHER" :mrgreen: que vai fazer cerca de 30Km diários, penso ser a viatura ideal.
No entanto, aproveitando esta experiência que é curta :D (obrigado RENAULT, pela oportunidade :P ) vou "aventurar-me amanhã a fazer uma viagem de 140km (ida e volta) com subidas e descidas pela N1, entre Albergaria/Santa Maria da Feira...

Se tudo correr bem, será o teste que me indicará (e à "MULHER" principalmente) se posso utilizar este carro para 90% das utilizações anuais que faço, já que só em período de férias necessito fazer mais de 800 a 1000km seguidos...

Embora com 50% de carga, decidi por a carregar para ter batería cheia para a viagem de amanhã.
O primeiro contratempo foi ao ligar o cabo flexicharge (penso que é assim que se chama). De imediato apareceu no interior a informação "impossibilidade de carregar batería" e ligou também a luz de serviço e outra com uma batería e um ponto de exclamação!!!! Fiquei assustado. Liguei ao vendedor que me disse para por a carregar noutra tomada que esta não devería ter "terra"... Será disso? Hoje não, mas amanhã vou ver a tomada com cuidado.
O certo é que liguei a outra tomada com uma extensão(boa, espero... Não é das chinocas) e o carro começou a carregar...

8h34m para carregar 48% da bateria parece-vos bem? Será que está a carregar a 10A?

Bom, amanhã darei mais notícias sobre a "minha aventura" :dance:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por Orlando » 17 ago 2016, 00:08

Vai relatando que gostamos dessas aventuras.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por pnunes » 17 ago 2016, 00:19

Boa sorte , vais precisar ... de muita .
Logo que te seja possível faz também um teste drive num VE daqueles a sério ;) seja ele qual for
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por Fil » 17 ago 2016, 00:40

Bem vindo e boa sorte na aquisição de um ve.

A essa velocidade está certamente a carregar a 10A o que é muito lento. Se estamos a falar de uma simples tomada doméstica, pode carregar a 16A, se a mesma estiver em boas condições. A diferença de velocidade de carregamento é quase o dobro. Para isso necessita de um evse que permita carregar a essa velocidade. Se tiver um evse que aceite 22kW (e essa potência disponível), poderá carregar o zoe numa hora, mesmo estando próximo dos 0% de carga.

Dê uma vista de olhos aqui http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por VETL » 17 ago 2016, 01:46

LXPR Escreveu:...8h34m para carregar 48% da bateria parece-vos bem?"
Com esse tempo a puxar 10A, vão sair 20kWh da tomada.
Com uma eficiência normal, iriam pelo menos 17kWh para a bateria.
No entanto, como esse carro é extremamente ineficiente a carregar a essas potências, só vão lá para dentro pouco mais do que 10kWh. O resto vai literalmente para o lixo...
Se não tiver trifásico de pelo menos 16A por fase em casa para fazer os carregamentos diários à disposição, pondere seriamente experimentar outros veículos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por zeuz » 17 ago 2016, 03:20

Creio que aqui se fala do ZOE R240... também este é bastante ineficiente a carregar a poucos Ah?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por tuela » 17 ago 2016, 04:03

O R240 é bastante eficiente a carregar a partir de 10A mono.

O Q210 nem a própria Renault aconselha a comprar ....

Imagem

Se adquirir a viatura não compre o evse da Renault.



Compre antes algo disto http://www.nrgkick.com/home/product/nrg ... ases-22kw/ que custa praticamente o mesmo ou então um destes carregadores

https://r-evc.com/en/16-type-2-16amp.html

https://r-evc.com/en/31-type-2-3x32a-.html

https://r-evc.com/en/24-type-2-62196-2-32amp.html

ou esta wallbox portátil (que recomendo pois é compatível para o futuro pois tem a saída igual à dos postos mobi.e)

https://r-evc.com/en/38-portable-wallbox-22kw.html

e fica bem servido.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por mjr » 17 ago 2016, 08:34

Bem vindo LXPR.

Como já foi dito o Zoe tem dois problemas chatos, que são a ineficiência da carga a correntes baixas e a esquisitice com a ligação à tomada (não são só questões de terra, infelizmente). Fora isso é uma proposta muito interessante para a gama (segmento B). Mas certifica-te que não compras o Q210, esse é de evitar conpletamente, bem como o aluguer de baterias. Acho que devias testar outras propostas, nomeadamente o Kia e o Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por pafi » 17 ago 2016, 12:35

Bem vindo LXPR! Bons testes.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Renault ZOE à experiência dois dias

Mensagem por Orlando » 17 ago 2016, 13:20

mjr Escreveu:Bem vindo LXPR.

Como já foi dito o Zoe tem dois problemas chatos, que são a ineficiência da carga a correntes baixas e a esquisitice com a ligação à tomada (não são só questões de terra, infelizmente). Fora isso é uma proposta muito interessante para a gama (segmento B). Mas certifica-te que não compras o Q210, esse é de evitar conpletamente, bem como o aluguer de baterias. Acho que devias testar outras propostas, nomeadamente o Kia e o Leaf.
Fora o facto de não conseguir utilizar os postos de carga rápida ou pô los off.
Tenta um PCR, estou curioso.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Renault Zoe”