Renault ZOE à experiência dois dias
Renault ZOE à experiência dois dias
Boas,
Sou novo aqui no fórum e um adepto dos carros eléctricos...
Depois de ler bastante sobre o assunto, e este forum foi muito útil, tenho a oportunidade de experenciar um ZOE nestes próximos dois dias...
Dizer desde já que estou impressionado com o carro... Até agora tenho apena 32 km feitos, 90% em ECO MODE (cerca de 25km em auto-estrada com ECO que só permite uma velocidade máxima de 95km/h) e estou a apreciar bastante. Como todos sabeis é muito silencioso, bastante rápido em arranque e de fácil utilização.
Para o efeito que pretendo, carro da "MULHER" que vai fazer cerca de 30Km diários, penso ser a viatura ideal.
No entanto, aproveitando esta experiência que é curta (obrigado RENAULT, pela oportunidade ) vou "aventurar-me amanhã a fazer uma viagem de 140km (ida e volta) com subidas e descidas pela N1, entre Albergaria/Santa Maria da Feira...
Se tudo correr bem, será o teste que me indicará (e à "MULHER" principalmente) se posso utilizar este carro para 90% das utilizações anuais que faço, já que só em período de férias necessito fazer mais de 800 a 1000km seguidos...
Embora com 50% de carga, decidi por a carregar para ter batería cheia para a viagem de amanhã.
O primeiro contratempo foi ao ligar o cabo flexicharge (penso que é assim que se chama). De imediato apareceu no interior a informação "impossibilidade de carregar batería" e ligou também a luz de serviço e outra com uma batería e um ponto de exclamação!!!! Fiquei assustado. Liguei ao vendedor que me disse para por a carregar noutra tomada que esta não devería ter "terra"... Será disso? Hoje não, mas amanhã vou ver a tomada com cuidado.
O certo é que liguei a outra tomada com uma extensão(boa, espero... Não é das chinocas) e o carro começou a carregar...
8h34m para carregar 48% da bateria parece-vos bem? Será que está a carregar a 10A?
Bom, amanhã darei mais notícias sobre a "minha aventura"
Sou novo aqui no fórum e um adepto dos carros eléctricos...
Depois de ler bastante sobre o assunto, e este forum foi muito útil, tenho a oportunidade de experenciar um ZOE nestes próximos dois dias...
Dizer desde já que estou impressionado com o carro... Até agora tenho apena 32 km feitos, 90% em ECO MODE (cerca de 25km em auto-estrada com ECO que só permite uma velocidade máxima de 95km/h) e estou a apreciar bastante. Como todos sabeis é muito silencioso, bastante rápido em arranque e de fácil utilização.
Para o efeito que pretendo, carro da "MULHER" que vai fazer cerca de 30Km diários, penso ser a viatura ideal.
No entanto, aproveitando esta experiência que é curta (obrigado RENAULT, pela oportunidade ) vou "aventurar-me amanhã a fazer uma viagem de 140km (ida e volta) com subidas e descidas pela N1, entre Albergaria/Santa Maria da Feira...
Se tudo correr bem, será o teste que me indicará (e à "MULHER" principalmente) se posso utilizar este carro para 90% das utilizações anuais que faço, já que só em período de férias necessito fazer mais de 800 a 1000km seguidos...
Embora com 50% de carga, decidi por a carregar para ter batería cheia para a viagem de amanhã.
O primeiro contratempo foi ao ligar o cabo flexicharge (penso que é assim que se chama). De imediato apareceu no interior a informação "impossibilidade de carregar batería" e ligou também a luz de serviço e outra com uma batería e um ponto de exclamação!!!! Fiquei assustado. Liguei ao vendedor que me disse para por a carregar noutra tomada que esta não devería ter "terra"... Será disso? Hoje não, mas amanhã vou ver a tomada com cuidado.
O certo é que liguei a outra tomada com uma extensão(boa, espero... Não é das chinocas) e o carro começou a carregar...
8h34m para carregar 48% da bateria parece-vos bem? Será que está a carregar a 10A?
Bom, amanhã darei mais notícias sobre a "minha aventura"
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Vai relatando que gostamos dessas aventuras.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Boa sorte , vais precisar ... de muita .
Logo que te seja possível faz também um teste drive num VE daqueles a sério seja ele qual for
Logo que te seja possível faz também um teste drive num VE daqueles a sério seja ele qual for
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Bem vindo e boa sorte na aquisição de um ve.
A essa velocidade está certamente a carregar a 10A o que é muito lento. Se estamos a falar de uma simples tomada doméstica, pode carregar a 16A, se a mesma estiver em boas condições. A diferença de velocidade de carregamento é quase o dobro. Para isso necessita de um evse que permita carregar a essa velocidade. Se tiver um evse que aceite 22kW (e essa potência disponível), poderá carregar o zoe numa hora, mesmo estando próximo dos 0% de carga.
Dê uma vista de olhos aqui http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143
A essa velocidade está certamente a carregar a 10A o que é muito lento. Se estamos a falar de uma simples tomada doméstica, pode carregar a 16A, se a mesma estiver em boas condições. A diferença de velocidade de carregamento é quase o dobro. Para isso necessita de um evse que permita carregar a essa velocidade. Se tiver um evse que aceite 22kW (e essa potência disponível), poderá carregar o zoe numa hora, mesmo estando próximo dos 0% de carga.
Dê uma vista de olhos aqui http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Com esse tempo a puxar 10A, vão sair 20kWh da tomada.LXPR Escreveu:...8h34m para carregar 48% da bateria parece-vos bem?"
Com uma eficiência normal, iriam pelo menos 17kWh para a bateria.
No entanto, como esse carro é extremamente ineficiente a carregar a essas potências, só vão lá para dentro pouco mais do que 10kWh. O resto vai literalmente para o lixo...
Se não tiver trifásico de pelo menos 16A por fase em casa para fazer os carregamentos diários à disposição, pondere seriamente experimentar outros veículos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Creio que aqui se fala do ZOE R240... também este é bastante ineficiente a carregar a poucos Ah?
-
- Mensagens: 272
- Registado: 11 jun 2016, 07:49
- Data de fabrico: 26 abr 2016
- Capacidade bateria: 36 Ah
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
O R240 é bastante eficiente a carregar a partir de 10A mono.
O Q210 nem a própria Renault aconselha a comprar ....
Se adquirir a viatura não compre o evse da Renault.
Compre antes algo disto http://www.nrgkick.com/home/product/nrg ... ases-22kw/ que custa praticamente o mesmo ou então um destes carregadores
https://r-evc.com/en/16-type-2-16amp.html
https://r-evc.com/en/31-type-2-3x32a-.html
https://r-evc.com/en/24-type-2-62196-2-32amp.html
ou esta wallbox portátil (que recomendo pois é compatível para o futuro pois tem a saída igual à dos postos mobi.e)
https://r-evc.com/en/38-portable-wallbox-22kw.html
e fica bem servido.
O Q210 nem a própria Renault aconselha a comprar ....
Se adquirir a viatura não compre o evse da Renault.
Compre antes algo disto http://www.nrgkick.com/home/product/nrg ... ases-22kw/ que custa praticamente o mesmo ou então um destes carregadores
https://r-evc.com/en/16-type-2-16amp.html
https://r-evc.com/en/31-type-2-3x32a-.html
https://r-evc.com/en/24-type-2-62196-2-32amp.html
ou esta wallbox portátil (que recomendo pois é compatível para o futuro pois tem a saída igual à dos postos mobi.e)
https://r-evc.com/en/38-portable-wallbox-22kw.html
e fica bem servido.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Bem vindo LXPR.
Como já foi dito o Zoe tem dois problemas chatos, que são a ineficiência da carga a correntes baixas e a esquisitice com a ligação à tomada (não são só questões de terra, infelizmente). Fora isso é uma proposta muito interessante para a gama (segmento B). Mas certifica-te que não compras o Q210, esse é de evitar conpletamente, bem como o aluguer de baterias. Acho que devias testar outras propostas, nomeadamente o Kia e o Leaf.
Como já foi dito o Zoe tem dois problemas chatos, que são a ineficiência da carga a correntes baixas e a esquisitice com a ligação à tomada (não são só questões de terra, infelizmente). Fora isso é uma proposta muito interessante para a gama (segmento B). Mas certifica-te que não compras o Q210, esse é de evitar conpletamente, bem como o aluguer de baterias. Acho que devias testar outras propostas, nomeadamente o Kia e o Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Bem vindo LXPR! Bons testes.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Renault ZOE à experiência dois dias
Fora o facto de não conseguir utilizar os postos de carga rápida ou pô los off.mjr Escreveu:Bem vindo LXPR.
Como já foi dito o Zoe tem dois problemas chatos, que são a ineficiência da carga a correntes baixas e a esquisitice com a ligação à tomada (não são só questões de terra, infelizmente). Fora isso é uma proposta muito interessante para a gama (segmento B). Mas certifica-te que não compras o Q210, esse é de evitar conpletamente, bem como o aluguer de baterias. Acho que devias testar outras propostas, nomeadamente o Kia e o Leaf.
Tenta um PCR, estou curioso.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh