Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 19 jul 2020, 23:11

Disjuntores do século passado?
Esta instalação não foi a EDP que fez?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 jul 2020, 23:17

Só o que está à direita é que foi a EDP. Tudo o resto foi um tecnico certificado da MagnumCap.
A potencia contratada é de 6,9 kVA, a WB é 7,4 kW, mas acredito que estaria limitada à potencia do quadro.

Fio fino ou mal apertado seria impossivel eu detectar.

Se estas situações começarem a acontecer com frequência pode ser muito negativo para a ME.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por frankesousa » 20 jul 2020, 01:17

O "especialista" do técnico não ligou nenhum á instalação a montante e simplesmente instalou um quadro eléctrico novo para a wallbox, alimentado por esse disjuntor da ABB já com uns belos anos no lombo.

Basicamente ardeu o elo mais fraco. Até pode ter sido defeito nos disjuntores que arderam.

30A constantes é muita fruta para fios de 4 mm por exemplo, não acredito que esse quadro de madeira com os ABB teriam mais do que isso.

Qual o calibre dos ABB que arderam? Não consigo ver na imagem.

Isso não é normal nem tem nada relacionado com a ME (certo que o carro é um consumidor de peso para qualquer instalação eléctrica). Isso foi uma "simples" falha de dimensionamento do QE
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 20 jul 2020, 09:19

frankesousa Escreveu:
20 jul 2020, 01:17
O "especialista" do técnico não ligou nenhum á instalação a montante e simplesmente instalou um quadro eléctrico novo para a wallbox, alimentado por esse disjuntor da ABB já com uns belos anos no lombo.

Basicamente ardeu o elo mais fraco. Até pode ter sido defeito nos disjuntores que arderam.

30A constantes é muita fruta para fios de 4 mm por exemplo, não acredito que esse quadro de madeira com os ABB teriam mais do que isso.

Qual o calibre dos ABB que arderam? Não consigo ver na imagem.

Isso não é normal nem tem nada relacionado com a ME (certo que o carro é um consumidor de peso para qualquer instalação eléctrica). Isso foi uma "simples" falha de dimensionamento do QE
Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.
Os que está na cx em pvc são de 25A.

Como eu não percebo muito da poda, digam-me lá se é manhoso ter 6,9 kVA de potencia contratada com uma box de 7,4 kW? A box é suficientemente inteligente para ir buscar apenas o máximo da potencia do quadro, certo?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Apr » 20 jul 2020, 09:26

À direita está o limitador da EDP, selado e em boas condições, que delimita a responsabilidade da EDP.
À esquerda está o QE + wallbox, em boas condições que é da responsabilidade da MC.
A secção do fio do limitador da EDP geralmente é 10mm, e dos disjuntores para a wallbox deve ser pelo menos 6mm

Com os dados que existem, também me parece que a causa provavel do incendio será um fio mal apertado.

Se o incendio aconteceu nos bornes que ligam à wallbox a culpa pode ser imputada à MC, que teve que ligar lá os fios do quadro da wallbox. Se for nos bornes que ligam à EDP então pode ser o utilizador o responsável pelo incendio.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Apr » 20 jul 2020, 09:30

BrunoFonseca Escreveu:
20 jul 2020, 09:19
Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.

Xi bruno que instalação tão mal feita!!


- Quem instalou estes ABB C16?
- Qual a potencia contratada?
- quantas vezes os disjuntores da ABB dispararam?
- quanto tempo tem esta instalação e com que regularidade carregas?


De certeza que a wallbox está programada para 16A ou menos senão nunca funcionaria na vida.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Apr » 20 jul 2020, 09:47

Os disjuntores estavam ligados em paralelo para fazer 32A?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 20 jul 2020, 09:50

Apr Escreveu:
20 jul 2020, 09:30
BrunoFonseca Escreveu:
20 jul 2020, 09:19
Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.

Xi bruno que instalação tão mal feita!!


- Quem instalou estes ABB C16?
- Qual a potencia contratada?
- quantas vezes os disjuntores da ABB dispararam?
- quanto tempo tem esta instalação e com que regularidade carregas?


De certeza que a wallbox está programada para 16A ou menos senão nunca funcionaria na vida.
-MagnumCap
-6,9 kVA
-esta foi a 1x
-2 anos, pouco frequentes, com um consumo de 400 kWh em 2 anos

As medias de carregamento que conseguia rondavam os 5,25kWh. No dia que ardeu o carro carregou dos 11% aos 49% (~15,58 kWh) e o contador contabilizou 16 kWh, isto em 03h03m de tempo de carregamento.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 20 jul 2020, 10:47

É mesmo muito estranho isso.
BrunoFonseca Escreveu:
20 jul 2020, 09:19
Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.
Os que está na cx em pvc são de 25A.
Porque é que terias 2 disjuntores C16 e outro de 25A, se a wallbox é de 32A? Os C16 são mesmo esquisitos.

Isto é um lembrete importante para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Um carro a consumir 30A várias horas ininterruptamente é *muito* intenso. Não é como o forno da cozinha que consome 16A durante 1h, depois desliga, depois liga, ... e mesmo para isto é obrigatório fio de 4mm2 (nem sei se já não é 6 actualmente) ligado directamente ao quadro.
BrunoFonseca Escreveu:
20 jul 2020, 09:19
Como eu não percebo muito da poda, digam-me lá se é manhoso ter 6,9 kVA de potencia contratada com uma box de 7,4 kW? A box é suficientemente inteligente para ir buscar apenas o máximo da potencia do quadro, certo?
Esta box não. Esta box estará configurada para uma determinada corrente de forma fixa (de acordo com o disjuntor em uso e com as tuas médias deve estar para +-24A - 5,5kW e não 32A - 7,4kW até porque nunca podia estar, se tens 6,9kVA disponíveis). Se a potência disponível na casa não for suficiente dispara o disjuntor de entrada da EDP.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Apr » 20 jul 2020, 11:22

Para a wallbox funcionar os disjuntores tinham que estar ligados em paralelo. Os disjuntores parecem ser de uma serie antiga da ABB, seriam usados?

A minha teoria é que um dos disjuntores terá disparado e o outro ficou a aguentar os 25A até diparar, tendo falhado o disparo e mantido os contactos fechados e assim provocando o incendio.

Só há 1 responsável por essa instalação, por isso já sabes a quem apontar o dedo. É um episodio mau porque está diretmente relacionado com a wallbox e tem uma instalação que foi mal pensada.


Se fosse um Tesla que monitoriza constantemente a queda de tensão o carro baixaria a carga até abortar evitando o incendio. No caso do meu EVSE também monitorizo a tensão, mas a cada 5 segundos, como são fenomenos que demoram algum tempo a desenvolver, talvez pudesse tambem ter evitado o incendio. Se calhar justifica mudar para um medidor que forneça leituras ao segundo.


Chegaste a colocar fotos detalhadas da instalação feita no teu DB? Normalmente ha varios participantes deste forum que gostam de perder algum tempo a detetar incoerencias dste tipo.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”