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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 13 set 2019, 19:25
por migle
A velocidade média não é muito boa para relacionar com consumos. Se eu andar a 140 e depois estiver uns minutos parados ou a muito baixa velocidade, estes não vão alterar os números do consumo, mas vão alterar brutalmente a velocidade média.

O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto. :)

EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 13 set 2019, 22:19
por BrunoFonseca
migle Escreveu:
13 set 2019, 19:25
A velocidade média não é muito boa para relacionar com consumos. Se eu andar a 140 e depois estiver uns minutos parados ou a muito baixa velocidade, estes não vão alterar os números do consumo, mas vão alterar brutalmente a velocidade média.

O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto. :)

EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.
Se fosse a 126 km/h iria gastar uns 30 kWh/100 km.. :D
Mas estes numeros levam-me a crer que não será fácil fazer Lisboa Coimbra com estas velocidades...

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 13 set 2019, 23:14
por mjr
Parece muito exagerado o consumo indicado face ao gráfico da velocidade. Ou tinha bastante vento contra o sentido de deslocação ou então o carro anda a estimar mal a variação de SOC e depois indica uma quantidade de energia demasiado grande.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 13 set 2019, 23:55
por BrunoFonseca
mjr Escreveu:
13 set 2019, 23:14
Parece muito exagerado o consumo indicado face ao gráfico da velocidade. Ou tinha bastante vento contra o sentido de deslocação ou então o carro anda a estimar mal a variação de SOC e depois indica uma quantidade de energia demasiado grande.
É mesmo assim. O Zoe é um glutão quando tiramos o ECO.
Repara neste zoom do gráfico do consumo médio. Está quase sempre acima dos 20 kWh.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 14 set 2019, 00:15
por mjr
Sugiro uma coisa:

- Carregar o carro a 100%.
- Andar uns 50km fazendo o log dos consumos.
- Calcular com base nesse log a energia gasta.
. Carregar novamente a 100% medindo a energia gasta para isso.
- Comparar os dois valores. Sugiro que a carga seja realizada a 22kW e nunca a menos de 3.7kW (O Zoe fica terrivelmente ineficiente abaixo disso).

Se a diferença for maior que 10-15% há algo de errado na medição do carro.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 14 set 2019, 00:28
por BrunoAlves
Acho que era mais ou menos aceite que o Zoe, a velocidades de auto estrada, é muito pouco eficiente. Já não me lembro de números (que comprovem estes dados ou não) mas, se o Leaf faz facilmente 20-22, estes valores não me surpreendem muito.

A sugestão do mjr para aferir o consumo efectivo é muito boa, mas não esperaria resultados muito melhores

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 14 set 2019, 01:08
por BrunoFonseca
Note-se que não adquiri um VE para andar a 120 km/h na AE.
Alias, é raro utilizar AE, mas como surgiu a oportunidade e até estava com pressa, aproveitei para ver os consumos.
A última vez que tinha feito tal, foi pelo ENVE 2019, nos sprints de Sintra para Torres, também com velocidade a rondar os 100 km/h. Aí o consumo andava perto dos 17 kWh/100 km, e caramba, como esta vento no dia do ENVE!

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 14 set 2019, 01:16
por BrunoFonseca
mjr Escreveu:
14 set 2019, 00:15
Sugiro uma coisa:

- Carregar o carro a 100%.
- Andar uns 50km fazendo o log dos consumos.
- Calcular com base nesse log a energia gasta.
. Carregar novamente a 100% medindo a energia gasta para isso.
- Comparar os dois valores. Sugiro que a carga seja realizada a 22kW e nunca a menos de 3.7kW (O Zoe fica terrivelmente ineficiente abaixo disso).

Se a diferença for maior que 10-15% há algo de errado na medição do carro.
Pois, de facto esteve a carregar durante a noite (entre a meia noite e picos e as 7 e tal da manhã) até aos 92% numa Green Up e que carregava a cerca de 2,8kW.
Quando cheguei Lisboa voltei a deixar o carro à carga no posto velhinho da mobie (que está em baixo dia sim dia não) e pela 1ª vez os resultados da medição pareceram-me totalmente desajustados:
Em 1h43 carregou dos 15% aos 36% que significa 8,61 kWh (sem as perdas), o que dava 5kW quando o posto é de 3,68...

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 14 set 2019, 16:23
por LuisMendes
As minhas médias em autoestrada baseiam-se nas poucas vezes que vou a minha Aldeia e são as seguintes.

Percurso de ida e volta 280Km:
220 Km em Autoestrada (média 80-90Km/h ida e a 100-110 Km/h regresso)
60Km em Estrada (média 60 a 70 Km/h)

Soc Inicial 100%
+PCR 5Kw (15 minutos) e um café :-D
Soc Final 20% no carro

Consumo Total 37-38 Kw
Media 13.5 Kw / 100Km

Recebi á poucos dias o Konnwei KW902 pelo que brevemente terei dados melhores com a App CanZE.
BrunoFonseca Escreveu:
13 set 2019, 01:38
No passado dia 11, como estava com alguma pressa, fiz a A2 (nó Sines) até à Pt 25 de Abril (até ao inicio da descida para Almada, onde o transito estava parado) sem o modo Eco.
Obtive da App CanZE os dados que constam nas imagens abaixo, mas acima de tudo, os seguintes dados a reter:
SoC Inicial = 79%
SoC Final = 22%
Energia consumida ~23,37 kWh
Distância percorrida = 97 Km
Tempo = 56m30s
Velocidade média 103 Km/h
Consumo médio ~24,09 kWh/100 Km
Velocidade máxima 126 km/h

Puxadote, certo?

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 09 out 2019, 00:55
por BrunoFonseca
Hoje tive pela primeira vez uma mensagem do tipo "STOP: Avaria do Sistema Eléctrico".
Tal aconteceu no parque de estacionamento do ALDI em Alfragide, mas reparei que no momento em que tentei ligar o carro e deu esse erro, os postes de iluminação pública do parque de estacionamento estavam intermitentes.
Acham possível a existência de alguma influência electromagnética exterior ter gerado este comportamento?

Nota: aguardei alguns minutos e voltei a tentar ligar o carro e não deu problema (nessa altura também os postes de iluminação já estavam ok)