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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 02 ago 2020, 17:49
por BrunoFonseca
RJSC Escreveu:
02 ago 2020, 17:40
Com 230V na tomada daria 2.99kW a sair da rede (230V x 13A = 2990W).

Segundo esta página: https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
O teu carro a carregar a 14A tem eficiência de 79%,com 13A deve ser ainda mais baixa.

Ora 2990 x 0.79 = 2362W. Arredondado dá os 2.4kW.
Impec!

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 03 ago 2020, 16:27
por hmendes
Apr Escreveu:
01 ago 2020, 21:43
hmendes Escreveu:
01 ago 2020, 18:04
Apr Escreveu:
29 jul 2020, 23:11
Porque? estes estribos são identicos,
São idênticos, não iguais, a função deles é diferente.
idêntico e igual são sinónimos lol
Lool, verdade :lol:
Apr Escreveu:
01 ago 2020, 21:43
Já instalei os interruptores e acho que ficou muito bem, ambos os fios estão bastante firmes. Sinceramente não vejo como funcionalmente seja problemático, o fio é redondo e o pente é achatado, ambos são cobre rigido e ambos os estribos são iguais na configuração, ainda podia o do fio se meio arredondado para se adaptar melhor ao fio mas nem isso, como é claro na imagem. Em todo o caso estou curioso para saber se ha mais alguma coisa que esteja a escapar, se realmente for problematico não há tema nenhum em tornar a repensar numa solução melhor. Afinal a partilha e discussão serve para isso mesmo.
A funcionalidade dos estribos são as que te indiquei, aliás facilmente o podes verificar nas fichas técnicas. Em contexto de formação já há muitos anos que ouço que não se deve conetar lá nada para além dos pentes, sempre achei que fazia sentido e parece-me lógico (e é essa a indicação do fabricante), já se me perguntares se funciona eu digo-te que sim, é o indicado? Não.

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 03 ago 2020, 16:34
por hmendes
RJSC Escreveu:
02 ago 2020, 16:04
Tem:
Charge Pilot Amp: 13

O EVSE só está a autorizar 13A
A ideia que tenho da GreenUp é que altera de 10A para 13A, eu pessoalmente nunca o vi a carregar a mais do que isso, até porque a resistência interna não o permitealiás segundo me lembro era essa a indicação no manual do Flexi Charger... vou se ainda o encontro e digitalizo. Salvo erro alguns modelos por baixo até dizem 10A/14A (e não 13A)

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Enviado: 06 ago 2020, 20:18
por LuisMendes
BrunoFonseca Escreveu:
02 ago 2020, 13:11
A vossa ajuda para tentar compreender os dados que o CanZe devolve (ver imagem)
O Zoe está ligado a uma tomada Green-UP e a carregar a 2,4kW, 6,5A e 371,5V.
Não seria suposto conseguir carregar a 3,2kW com esta tomada conseguindo um valor de amperes maior?

Outra dúvida está relacionada com o SOH
Então temos os seguintes dados:
1) A bateria do Zoe (enquanto nova) é de 41kWh
2) Usable state of charge = 69,8%
3) Real state of charge = 70,3%
4) Available Energy = 26,1 kWh
5) Energy to full = 11,3 kWh
6) State of Health = 95%

Não consigo fazer contas com estes valores
26,1+11,3 = 37,4. 37,4/41 = 91,2% (SoH inferior a 95%??)

Onde é que estou a errar aqui?
Com a tomada Green-UP deverias conseguir 3 Kw.
A mesma faz activar um pequeno switch existente na tomada do cabo do ZOE fazendo o mesmo aumentar a potencia para 3 KW.
Eu utilizo um pequeno truque na ficha do carregador do ZOE para o mesmo "pensar" que está ligado a uma Green-UP e assim a potencia de carregamento chega a 3 Kw mais ao menos 13A

"Basta colocar um íman forte em cima do tomada"

Antes, reforcei o diâmetro dos condutores do cabo que vai para o quadro, estando o mesmo ligado a um disjuntor de 16A só para o efeito.

Imagem


Relativamente a tua duvida com o SOH.
Estás a fazer bem os cálculos. Aqui acontece exactamente o mesmo.
O State of Health é sempre superior aos nossos cálculos partindo da soma de Available Energy + Energy to full relativamente ao 41Kw da bateria
Também ainda não consegui uma explicação satisfatória.