Zoe, qual deles?

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Zoe, qual deles?

Mensagem por armandomac » 16 fev 2019, 16:19

Boa tarde Forum,

Tenho três negócios em vista e preciso da v/ opinião, se possível.

1. Zoe 40 limited flex (aluguer bateria) - novo
2. Zoe life de 2014 com baterias próprias com preço a rondar os 16k e 55000kms
3. Zoe intens R240 com aluguer baterias a rondar os 12k e 25000kms

A minha primeira opção seria comprar novo para poder fazer duas ou 3 viagens por ano a Espanha, mas através deste forum já percebi que não será fácil, mesmo com a autonomia atual do Zoe.

Entretanto, analizando algumas propostas em segunda mão, levanta-se a questão sobre as baterias. Um usado nunca se sabe o estado em que as baterias estão, por outro lado, um usado com as baterias alugadas, será um custo sempre presente enquanto tiver a viatura.
Já li algumas opiniões neste e noutros foruns, mas não cheguei a nenhuma conclusão...

Antecipadamente grato pela ajuda.
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoFonseca » 16 fev 2019, 16:42

Boa tarde.

Antes de decidires qual vais adquirir deves encontrar respostas as seguintes perguntas:
Quantos km faço/dia
Onde posso carregar o carro
Qual a frequência de viagens acima dos 160 km

Algumas dicas:
o nº de km percorrido num VE não é muito importante, isto porque com as baterias LG consegues fazer 300.000 Km, ao fim dos quais a bateria terá uma degradação de 20%, isto é, 80% SoH
Arranja um dongle para ligar à porta de diagnostico para, juntamente com a APP CanZe avaliar o SoH da bateria (para carro usado)
As versões Q (com carregamento AC 43kWh) são menos eficientes que as versões R

A minha opção recaiu pela aquisição do R90 (novo) com aluguer de bateria, e que ficou por menos de 20k€, dando um Clio 2006 à troca e com o apoio à aquisição de VE

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por armandomac » 16 fev 2019, 18:06

Boa tarde Bruno,

Faço 10 a 15 kms por dia e tenho garagem com tomada tipo shuko (com terra).
Viagens acima dos 160 kms, uma dúzia delas por ano.

Esses Dongles podem-se encontrar onde?
O usado com as baterias próprias, segundo o vendedor, tem as baterias a 95%. Achas que a ser verdade, seria a melhor opção?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoFonseca » 16 fev 2019, 18:59

Considerando o baixo nº de Km diários qualquer uma das opções é viável e como carregará maior parte do tempo em shucko, opte pela versão R e não pela Q (irá pagar mais de electricidade devido às perdas)
Se possível obtenha um EVSE (carregador portátil regulável) ou uma Wallbox. Os Zoe gostam de carregamentos acima dos 3,6kWh que uma tomada de 16A fornece.

Quanto ao dongle sugiro o konnwei 902 bluetooth (não pode ser o wifi) que consegue adquirir na net por menos de 15€
http://www.konnwei.com/product/Konnwei- ... hoice.html

Quanto às opções, acho que consegue mais barato. Estive a consultar no autosapo e parece haver melhores relações ano/km
https://auto.sapo.pt/carros/pesquisa/Re ... fid=8%2C18

A opção de aluguer de bateria (22kW) com quilometragem mínima (7.500/ano) fica em 59€/ mês, o que rondará os 625 Km/mes, logo 9,4 cêntimos / Km. Sim pagará a bateria enquanto o carro for seu, quer ande ou não com o carro. Para baterias de 41kW é somar +10€ ao aluguer.

Ainda sobre o aluguer, faça as contas ao número de anos que pretende manter o carro. Pode sempre considerar o aluguer da bateria como um "crédito".
Ex: Num Zoe novo a bateria custa 8.610€. Se fizer até 1.250km /mes (15.000/ano), com aluguer de 99€/mes, ao fim de 7 anos (84 meses) pagou 8.316€, isto é, cerca menos 300€ do que se tivesse adquirido a bateria. Tem ainda a vantagem de, caso a bateria baixar dos 75% SoH, a Renault tem que efectuar a troca, embora aqui tenham já sido relatados episódios de alguma resistência por parte da RCI.

É fazer as contas!

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por armandomac » 16 fev 2019, 21:23

BrunoFonseca Escreveu:
16 fev 2019, 18:59
Considerando o baixo nº de Km diários qualquer uma das opções é viável e como carregará maior parte do tempo em shucko, opte pela versão R e não pela Q (irá pagar mais de electricidade devido às perdas)
Se possível obtenha um EVSE (carregador portátil regulável) ou uma Wallbox. Os Zoe gostam de carregamentos acima dos 3,6kWh que uma tomada de 16A fornece.
Esse EVSE pode ser um Green-Up da Legrand por exemplo?

quide
Mensagens: 30
Registado: 16 abr 2019, 21:56
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por quide » 04 mai 2019, 08:57

BrunoFonseca Escreveu:
16 fev 2019, 18:59
Considerando o baixo nº de Km diários qualquer uma das opções é viável e como carregará maior parte do tempo em shucko, opte pela versão R e não pela Q (irá pagar mais de electricidade devido às perdas)
Se possível obtenha um EVSE (carregador portátil regulável) ou uma Wallbox. Os Zoe gostam de carregamentos acima dos 3,6kWh que uma tomada de 16A fornece.

Quanto ao dongle sugiro o konnwei 902 bluetooth (não pode ser o wifi) que consegue adquirir na net por menos de 15€
http://www.konnwei.com/product/Konnwei- ... hoice.html

Quanto às opções, acho que consegue mais barato. Estive a consultar no autosapo e parece haver melhores relações ano/km
https://auto.sapo.pt/carros/pesquisa/Re ... fid=8%2C18

A opção de aluguer de bateria (22kW) com quilometragem mínima (7.500/ano) fica em 59€/ mês, o que rondará os 625 Km/mes, logo 9,4 cêntimos / Km. Sim pagará a bateria enquanto o carro for seu, quer ande ou não com o carro. Para baterias de 41kW é somar +10€ ao aluguer.

Ainda sobre o aluguer, faça as contas ao número de anos que pretende manter o carro. Pode sempre considerar o aluguer da bateria como um "crédito".
Ex: Num Zoe novo a bateria custa 8.610€. Se fizer até 1.250km /mes (15.000/ano), com aluguer de 99€/mes, ao fim de 7 anos (84 meses) pagou 8.316€, isto é, cerca menos 300€ do que se tivesse adquirido a bateria. Tem ainda a vantagem de, caso a bateria baixar dos 75% SoH, a Renault tem que efectuar a troca, embora aqui tenham já sido relatados episódios de alguma resistência por parte da RCI.

É fazer as contas!
Viva,
Como é que se sabe que estamos abaixo de 75%? Só comprando este aparelho konnwei, não?

O que é que a Renault tem que fazer para corrigir a bateria? Recondicioná-la ou trocar uma nova? Em caso de recondicionar, até 100% ou pode p.e colocar a 80%?
Em caso de bateria comprada, nós podemos pagar à Renault para nos recondicionar?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoFonseca » 04 mai 2019, 12:19

Sim, ligando à tomada ODB e com app CanZe, que eu considero indispensável para o proprietario de um Zoe.

A Renault deverá entregar-te o carro com um SoH de 100%, se recondicionam ou substituem totalmente a bateria ja nao sei.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por caz » 04 mai 2019, 13:41

BrunoFonseca Escreveu:
16 fev 2019, 18:59

A opção de aluguer de bateria (22kW) com quilometragem mínima (7.500/ano) fica em 59€/ mês, o que rondará os 625 Km/mes, logo 9,4 cêntimos / Km. Sim pagará a bateria enquanto o carro for seu, quer ande ou não com o carro. Para baterias de 41kW é somar +10€ ao aluguer.
Bruno: Podes explicar uma coisa que nunca percebi sobre o preço do Zoe com aluguer de baterias ?

Se o Zoe fosse um ICE, seria um carro semelhante ao Clio ou mesmo entre o Clio e o Twingo. Ou seja, em termos de preço deveria ter um preço semelhante ou inferior a um Clio.

Se compararmos o preço do aluguer de bateria do Zoe com o preço do combustível por quilómetro para o Clio verificamos que é sensivelmente o mesmo valor ~10€/100 Km. Com a agravante de no Zoe, tem de se pagar um determinado valor independentemente dos Km percorridos, enquanto no Clio apenas se pagam os Km que se percorrem.

Assim, nunca percebi porque é que o preço base do Zoe (alugando a bateria) é muito mais elevado que o do Clio.

Podes explicar ?

PS: não tomes isto como uma crítica ao Zoe, pois se existem muitas vendas destes veículos existe alguma coisa que me ultrapassa

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoFonseca » 04 mai 2019, 14:32

Sim o Zoe fica mais caro do que o Clio, mas nem tudo se resume a questões ecenomicas. A evolução de ICE para VE é algo que todos teremos que fazer e os "pioneiros" acabam por pagar mais.

Contudo, deixa-me dizer que nestes 11 meses que tenho o Zoe deixei de gastar cerca de 1800€ em gasolina e apenas gastei 50€ em electricidade. O que vou pagar de Km adicionais este ano será cerca de 500€ e em aluguer cerca de 950€.
Mesmo considerando o aluguer como "consumivel" (que é algo que eu não concordo) ficou-me mais económico o VE vs o ICE.
Nota: assumi para os valores da gasolina o valor semanal do litro ds 95 simples e com um consumo de 7l/100 km, isto é, estou a ser muito conservador.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2019, 15:22

Comparar o Zoe a um Twingo ou até a um Clio é um ultraje.
Não é só o tamanho. É o binário, é a tecnologia a bordo, é o não ter embraiagem, são tantas coisas que nem é bom pensar nisso.

São carros diferentes, com características diferentes.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Renault Zoe”