Zoe, qual deles?

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migle
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por migle » 04 mai 2019, 23:30

caz Escreveu:
04 mai 2019, 13:41
Se o Zoe fosse um ICE, seria um carro semelhante ao Clio ou mesmo entre o Clio e o Twingo. Ou seja, em termos de preço deveria ter um preço semelhante ou inferior a um Clio.
Inferior a um Clio? Então, o Zoe é maior que o Clio, é mais alto, é mais espaçoso, tem uma bagageira maior e bem acima do habitual no segmento B. O Zoe está bem posicionado no segmento B e não poderia nunca haver motivo para o seu preço ser inferior (ainda que pudesse haver o desejo...).

O Twingo é um segmento A, um citadino, tem menos 40 e tal cm de comprimento. Pode haver aqui é uma ilusão de óptica: o Zoe sendo bem mais alto que um Clio, pode parecer mais pequeno.
caz Escreveu:
04 mai 2019, 13:41
Assim, nunca percebi porque é que o preço base do Zoe (alugando a bateria) é muito mais elevado que o do Clio.

Podes explicar ?
Muito mais elevado? O preço base claro, neste momento 14669€. O preço base da versão diesel é 20235€ A diferença são 5566€. Como explicar? É que passar de 10€/100km para 8€/100km só permite recuperar o investimento extra ao fim de 278300km, e quantos Clios dCI fazem 278300km?

O preço base, 14669€ da versão de 75cv, uns dolorosos 56kW de potência e 120Nm de binário (pouco mais de metade da força do Zoe). Claro que passando para a versão de 90cv já temos os 140Nm de binário, e um preço base de 16201€. Só o dCI 90, com preço base de 21000€ a 24000€ consoante as versões, tem os 220Nm do Zoe.

O Zoe tem um preço obviamente competitivo com qualquer CI. Apesar das dificuldades que disse o BrunoFonseca, apesar do volume de produção do modelo ser mais baixo e acima de tudo dos seus componentes (o dCI que vai no Clio é o mesmo que vai no Nissan Qashqai, à parte injectores). É obra...
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caz
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por caz » 06 mai 2019, 19:02

Estive este fim de semana na exposição sobre elétricos e a vendedora da Renault disse-me que a grande vantagem económica eram os "extras": manutenção, estacionamentos, IUC,...

De qualquer forma fiquei com a sensação que não metem mais baixo para não canibalizarem as vendas do Clio.

Ela disse-me que o valor de venda da bateria eram 10k€. Se um fazer um VE é mais barato que fazer um ICE (não contando o preço da bateria), então poderiam estar a vender ao preço do Clio +10k€. Se não o fazem é porque preferem manter as vendas dos ICE.

Um VE abaixo dos 25k iria ser um sucesso

A Renault não tinha feito uma nova fábrica para produzir Zoe?

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por Nerusonu » 07 mai 2019, 00:46

O problema é que tem de se pagar a plataforma, os motores, etc... Enquanto no Clio há muita coisa que dá para aproveitar de uma geração para a outra ou quiçá para outros veículos da gama.

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migle
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por migle » 07 mai 2019, 21:06

caz Escreveu:
06 mai 2019, 19:02
Se um fazer um VE é mais barato que fazer um ICE (não contando o preço da bateria),
Não sei se é... Aliás, duvido muito que seja. É mais barato na manutenção. Um carro ICE é tudo feito por medida para aquele fim, com enormes economias de escala (um componente usado em montes de modelos), num VE não me parece...
caz Escreveu:
06 mai 2019, 19:02
então poderiam estar a vender ao preço do Clio +10k€.
Então e não é?
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por caz » 07 mai 2019, 22:36

migle Escreveu:
07 mai 2019, 21:06
caz Escreveu:
06 mai 2019, 19:02
Se um fazer um VE é mais barato que fazer um ICE (não contando o preço da bateria),
Não sei se é... Aliás, duvido muito que seja. É mais barato na manutenção. Um carro ICE é tudo feito por medida para aquele fim, com enormes economias de escala (um componente usado em montes de modelos), num VE não me parece...
caz Escreveu:
06 mai 2019, 19:02
então poderiam estar a vender ao preço do Clio +10k€.
Então e não é?
Um motor elétrico é muito mais barato que um motor a combustão + transmissão + escapes + radiador +... O que fica mais caro é a bateria. (Acho que todos os especialistas reconhecem isto). O que te deves estar a referir é aos efeitos de escala. Se estrutualmente, o VE é mais barato que o ICE, então quanto mais mantiverem a escala do lado dos ICE, menos ganham no médio prazo (para além de perderem vantagem competitiva nesta mudança tecnológica).

Relativamente aos preços no site da Renault tem:
- CLIO a partir de 14 669,08 €
- ZOE a partir de 27 410 €

Se fosse 24 669 as pessoas pensariam que era abaixo de 25 000 €. Sendo 27410 as pessoas pensam 27,5 logo pensam "é quase 30 000".
Relembro que 27 000 Euro foi o preço de lançamento do Nissan Leaf e o Carlos Ghosn dizia que já dava lucro.

Enquanto não tivermos veículos baratos, continuamos com números de VE baixos. Repara que no ano passado, o modelo mais vendido nos ligeiros de passageiros foi o Renault Clio, com 13.592 unidades. O total do parque de veículos elétricos existentes em Portugal no final do ano passado era 7760.

Repara que não estou a dizer mal do Zoe. A minha preocupação é quão competitivo o VE é relativamente ao "equivalente" ICE.

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BrunoAlves
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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2019, 22:45

Mais uma vez, comparar o Clio versão base com o Zoe versão base não faz sentido na minha opinião. No mínimo compara com o Clio mais barato que só tem 2 pedais.

Aqui há uns meses largos, num outro fórum, um nítido "anti" dizia que em lado nenhum um eléctrico valia a pena do ponto de vista económico. Podias comprar um "insere-fumarolas-básico-aqui" por 11k€ novo e o Leaf custa 30k€. Há que comparar o que é comparável, e o Zoe é muito mais carro que o Clio.

Aceito que não há eléctricos baratos e que precisamos é de modelos que rompam a barreira dos 20-25k (para baixo obviamente). Mas lá porque não os há, não quer dizer que se possa comparar o que devia haver...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por caz » 08 mai 2019, 10:14

BrunoAlves Escreveu:
07 mai 2019, 22:45
Mais uma vez, comparar o Clio versão base com o Zoe versão base não faz sentido na minha opinião. No mínimo compara com o Clio mais barato que só tem 2 pedais.
O problema é que nós temos essa opinião que preferimos 1000 x o Zoe que o Clio, mas a maior parte das pessoas olha para ambos e acha-os do mesmo segmento. Tens o mesmo problema com o Kauai e o Captur, que são concorrentes directos e a versão elétrica é mais de 2x mais cara que a versão base do Captur. Nós vemos a vantagem do Kauai elétrico, mas a maior parte das pessoas com o mesmo dinheiro prefere o Audi Q3

Para a mobilidade elétrica ir para a frente em força, essas pessoas têm de estar convencidas.

Por outro lado, se o Grupo Nissan/Renault conseguiu fazer um carro (Leaf 40 base) com lucro a 27 K€ do segmento acima, também consegue reduzir o preço do Zoe para um preço inferior. Contudo, a estratégia que seguiram foi aumentar o preço de ambos...

Esta estratégia pode dar resultado no curto prazo, mas é completamente errada, pois poderiam ter a vantagem de terem sido os pioneiros nesta área para ganhar quota de mercado face aos seus concorrentes... o que me parece é que com esta estratégia de "empurrar com a barriga a mobilidade elétrica", estão a abrir oportunidade para novos players entrarem no mercado.

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por FullElectric » 08 mai 2019, 22:30

caz Escreveu:
08 mai 2019, 10:14
BrunoAlves Escreveu:
07 mai 2019, 22:45
Mais uma vez, comparar o Clio versão base com o Zoe versão base não faz sentido na minha opinião. No mínimo compara com o Clio mais barato que só tem 2 pedais.
O problema é que nós temos essa opinião que preferimos 1000 x o Zoe que o Clio, mas a maior parte das pessoas olha para ambos e acha-os do mesmo segmento. Tens o mesmo problema com o Kauai e o Captur, que são concorrentes directos e a versão elétrica é mais de 2x mais cara que a versão base do Captur. Nós vemos a vantagem do Kauai elétrico, mas a maior parte das pessoas com o mesmo dinheiro prefere o Audi Q3

Para a mobilidade elétrica ir para a frente em força, essas pessoas têm de estar convencidas.

Por outro lado, se o Grupo Nissan/Renault conseguiu fazer um carro (Leaf 40 base) com lucro a 27 K€ do segmento acima, também consegue reduzir o preço do Zoe para um preço inferior. Contudo, a estratégia que seguiram foi aumentar o preço de ambos...

Esta estratégia pode dar resultado no curto prazo, mas é completamente errada, pois poderiam ter a vantagem de terem sido os pioneiros nesta área para ganhar quota de mercado face aos seus concorrentes... o que me parece é que com esta estratégia de "empurrar com a barriga a mobilidade elétrica", estão a abrir oportunidade para novos players entrarem no mercado.
É a lei do mercado
De uma maneira mais ou menos geral, todas as marcas que comercializam VEs estão com dificuldades de entrega, a procura é bastante superior à oferta.
Se fores comprar um Clio, trazes na hora, até podes escolher a cor entre os que estão disponíveis para entrega imediata no stand. Se quiseres um elétrico vais para fila de espera.
Quando um produto tem muita procura a tendência de preços será subir e não descer.
Nos próximos anos não tenhamos ilusões, os VEs não vão baixar de preço.

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por armandomac » 08 mai 2019, 23:36

Com um player como o grupo volkswagen a entrar em força nos VE, acredito que os preços comecem a baixar. A única questão é se a produção de baterias acompanha o ritmo...

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Re: Zoe, qual deles?

Mensagem por caz » 08 mai 2019, 23:40

Se começarem a entrar os VE chineses... Depois é tudo à rasca para recuperar o mercado...

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