Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

man
Proprietário Leaf
Mensagens: 70
Registado: 18 jan 2011, 11:30

Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por man » 21 fev 2020, 02:24

Estou quase a comprar um Renault Zoe 52 KW novo acontece que estes carros não trazem cabo de carregamento sckuco é um extra perto 800 euros , fiz um test drive num que tinha o cabo sckuco e não carregou nas fichas da minha garagem dava erro no terminal. Tenho um Tesla model 3 e carrego nas fichas sckuco sem problemas. É normal isto carro esquisito a carregar? Vale a pena dar 800 euros por este cabo sckuco? Alguém sabe se posso usar os cabo sckuco do meu Tesla model 3 para carregar o Zoe ocasionalmente?

O cabo type 2 de origem Tesla para carregar nos postos PCN da mobie da para usar no Tesla e Renault Zoe?

É verdade que o ZOE é ineficiente a carregar numa tomada sckuco ou green up? Qual a perca?

Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por BrunoAlves » 21 fev 2020, 10:10

É muito estranho não ter evse caseiro :shock:
Sim, podes usar o EVSE caseiro do TM3 ou qualquer outro type2 e também podes usar o cabo do TM3 para os postos públicos, são iguais.

O Zoe tem um sistema de carregamento diferente e é muito sensível à qualidade da terra, deve ter sido por isso que não conseguiste carregar. Vai obrigar-te a melhorar a qualidade da terra no teu ponto de carregamento.

Em relação à eficiência, depende da corrente, quanto mais baixo pior, mas não tenho ideia dos valores
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por Flyer » 22 fev 2020, 12:17

man Escreveu:
21 fev 2020, 02:24
Estou quase a comprar um Renault Zoe 52 KW novo acontece que estes carros não trazem cabo de carregamento sckuco é um extra perto 800 euros , fiz um test drive num que tinha o cabo sckuco e não carregou nas fichas da minha garagem dava erro no terminal. Tenho um Tesla model 3 e carrego nas fichas sckuco sem problemas. É normal isto carro esquisito a carregar? Vale a pena dar 800 euros por este cabo sckuco? Alguém sabe se posso usar os cabo sckuco do meu Tesla model 3 para carregar o Zoe ocasionalmente?

O cabo type 2 de origem Tesla para carregar nos postos PCN da mobie da para usar no Tesla e Renault Zoe?

É verdade que o ZOE é ineficiente a carregar numa tomada sckuco ou green up? Qual a perca?

Obrigado
Tenho um TMX e um zoe40 e consigo carregar ambos trocando cabos ou evse entre si, mas a tomada Green up deu-me problemas muito estranhos no sistema eléctrico da casa e deixei de usar. E sim, se a terra não estiver em condições o zoe não carrega enquanto o TMX nem se queixa.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por cfvp » 22 fev 2020, 18:52

Pelos vistos o novo Zoe continua com os problemas de carregamento. Estava com esperanças que tivessem melhorado essa situação.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por Apr » 23 fev 2020, 11:01

Flyer Escreveu:
22 fev 2020, 12:17
a tomada Green up deu-me problemas muito estranhos no sistema eléctrico da casa e deixei de usar.
Que problemas tiveste?

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por Flyer » 24 fev 2020, 14:40

Apr Escreveu:
23 fev 2020, 11:01
Flyer Escreveu:
22 fev 2020, 12:17
a tomada Green up deu-me problemas muito estranhos no sistema eléctrico da casa e deixei de usar.
Que problemas tiveste?
Em boa verdade tenho a green up montada faz um ano sem nunca ter usado; Nesta última sexta precisei de usar e algo de estranho se passou:
liguei por volta das 22h tendo o carregamento sido abortado por volta da uma da manhã e com o disjuntor geral da garagem a saltar. quando voltei a rearmar o disjuntor este não entrava por se encontrar algo em curto circuito. Fui fazendo várias tentativas até que descobri que conseguia recuperar a electricidade na garagem se mantivesse o disjuntor das tomadas desligado. Quando entrei em casa não tinha electricidade em algumas tomadas dispersas e pontos de iluminação em diversas salas. Fui ao quadro geral e tinha todos os disjuntores ligados!? As falhas nem correspondiam aos mesmos disjuntores, nem à mesma fase.(tenho trifásica). :eusa-think:
Sem saber nem encontrar uma razão lógica para o que estava a passar decidi desligar um a um os disjuntores de casa, tendo começado pelo das tomadas da sala e hall de entrada; assim que o desligo este disjuntor...de imediato de acendem as luzes desligadas e recupero as tomadas :o
Não percebi o que se passou.Neste momento tenho tudo normal, menos o disjuntor da green up que está desligado e vai continuar assim.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por noway » 24 fev 2020, 15:43

Podes estar com alguma ligação errada ou algum fio mal apertado que se mexeu para o lado errado assim que colocaste algo na tomada. Convinha abrires a tomada Green Up e verificar... e fazer o mesmo com o cabo eléctrico que vem desde o quadro. Não há razão nenhuma para uma Green-Up fazer isso (é igual a uma tomada normal mas mais robusta e com um iman).
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por Flyer » 24 fev 2020, 18:36

noway Escreveu:
24 fev 2020, 15:43
Podes estar com alguma ligação errada ou algum fio mal apertado que se mexeu para o lado errado assim que colocaste algo na tomada. Convinha abrires a tomada Green Up e verificar... e fazer o mesmo com o cabo eléctrico que vem desde o quadro. Não há razão nenhuma para uma Green-Up fazer isso (é igual a uma tomada normal mas mais robusta e com um iman).
Já abri,estava tudo correto. A polaridade é importante? Quando fiz a ligação não me importei com a polaridade.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por BrunoAlves » 24 fev 2020, 18:47

Não, não é. Desde que a terra esteja no sítio certo, a posição da fase e neutro não é relevante. Para a tomada, sem nada ligado, disparar o quadro é porque há aí algo grave na instalação.
Idealmente deves desligar a alimentação toda a medir com um multímetro a resistência entre os condutores vivos e entre cada um deles e a terra.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Cabo sckuco novo Zoe 52 KW

Mensagem por Apr » 24 fev 2020, 20:26

Se funcionou durante algumas horas e depois evoluiu para um curto circuito pode haver um ponto fraco na instalação que tenha derretido o isolamento e feito o curto.

Demonta a tomada e testa os fios com um multimetro como o Bruno sugeriu.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”