Zoe 2ª Mão - Dúvdas

anviro
Mensagens: 8
Registado: 26 set 2020, 21:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por anviro » 27 set 2020, 12:55

Bom dia a todos,

Antes de mais sou novo no fórum e pretendo iniciar me no "mundo" dos VE's e para isso peço a vossa ajuda para esclarecer algumas questões e/ou obter dicas que considerem úteis.

Contextualizando :

O segundo carro cá de casa é um Smart ForTwo de 2004, a gasolina, e visto que já somos 3 cá em casa, cada vez é menos útil e mais limitado.

Posto isto, estamos a considerar adquirir um Zoe em 2ª mão. O objetivo é fazer cerca de 18.000 km/ano e para isso, e após fazer umas contas, não me compensa optar pelo regime de aluguer de baterias, considerando o valor do aluguer + manutenção + seguro ou apenso para a bateria. A nível de carregamento a intenção é carregar no trabalho e em casa.

as dúvidas são :

1) Compensa adquirir um Zoe de 2016 ou posterior, ou se podemos considerar anterior a esse ano.
2) Como verificar o SoH da Bateria ?
3) Já li que em algumas situações de SoH baixo fazendo uma actualização de firmware o SoH volta aos 100% ou perto disso. Caso seja verdade, alguém sabe onde se faz e o custo ?
4) Qual o limite de kilometragem do carro que devo considerar de forma a ter ainda um tempo razoável de utilização da bateria ?
5) Quando chegar a altura da bateria estar em fim de vida, e considerando que é própria, quais são as alternativas ? Os 8000€ de aquisição de uma nova ? Existe outra alternativa ? baterias em segunda mão ; alguma solução que dê uma "nova vida" mesmo que não tão longínqua à bateria atual ?

Desculpem tantas perguntas, mas não quero estar a investir 10k ou 15k num carro que daqui a 2/3 anos me obriga a gastar metade ou mais numa nova bateria. Cada vez mais sou adepto dos VE, mas pretendo aliar à vantagem ambiental a vantagem económica.

Alguma dica ou sugestão que não tenha considerado devido à minha inexperiência nos VE pf estejam à vontade para sugestões.

Obrigado e Bom Domingo a todos !

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por mjr » 27 set 2020, 13:30

Bem vindo!

Para sermos mais precisos no aconselhamento, consegues indicar a utiização típica que o veículo terá para esses 18k km por ano?

Questões:

- trajeto diário.
- Viagens grandes?

Pode para a utilização pretendida não ser muito relevante o SOH.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

anviro
Mensagens: 8
Registado: 26 set 2020, 21:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por anviro » 27 set 2020, 19:04

Obrigado !

Sim, utilização em cidade. Casa trabalho (Benfica - Carnaxide e pelo caminho escola da miúda) na pior das hipóteses 50km/dia.

Não vamos utilizar o VE em viagens grandes.

Obrigado :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por mjr » 27 set 2020, 21:03

Nesse caso para os 50km/dia em cidade não é necessária qualquer preocupação com o SOH. Então podendo carregar em casa e no trabalho, a bateria só precisa de permitir fazer 25 de uma só vez...

Assumindo um VE de primeira geração com 22-24kW.h de bateria quando novo, mesmo com um SOH extremamente baixo de 50% (troquei a bateria do meu Leaf 24 com 160k km e um SOH de 60%..) é possível fazer esse trajeto (50km) sem preocupações.

Agora, há o outro lado da história, que se já explorou este fórum deve ter reparado. Conforme se vai habituando ao carro e aos prazeres da condução elétrica irá querer fazer viagens cada vez maiores com o elétrico, e aí já será mais importante o SOH e a capacidade original da bateria.

Se estiver interessado num Zoe (há outras opções, mas calculo que já tenha escolhido o modelo) temos muitos utilizadores aqui no fórum que podem dar os melhores conselhos para essa compra.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

anviro
Mensagens: 8
Registado: 26 set 2020, 21:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por anviro » 27 set 2020, 23:24

E quando trocou a bateria do Leaf qual foi a solução ? bateria nova ? qual a solução que tenho quando a bateria do Zoe chegar ao seu fim de vida ?

A intenção é manter o elétrico o máximo número de anos e vou ter que prever essa hipótese mais tarde ou mais cedo.

Quanto ao prazer de condução, sim, já li que muita gente se rende ao prazer de condução de um elétrico e não quer outra coisa. Até nem tenho dúvidas que isso aconteça comigo, mas tendo em conta a logística familiar cá de casa vai ser difícil usar o Zoe em viagens longas.

Assim sendo, e visto que para a utilização que vamos dar o SoH nem é o aspeto mais importante...que aspetos sugerem que devo ter em consideração ?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2020, 09:01

Numa utilização assim bem definida, sem dúvida que um VE de baixo custo é a melhor alternativa.

Os Zoe sempre tiveram bateria refrigerada em carregamento, pelo que a degradação que se conhece sempre foi inferior à dos Leaf de 1ª geração. Não conheço casos de degradação excessiva dos Zoe (mas em boa verdade também não sigo fóruns e grupos sobre o carro).

Se o carro está escolhido, diria que o ideal é adquirir (ou pedir emprestado) um leitor OBD e a aplicação correspondente para poder aferir o estado da bateria. O resto é estado geral como em qualquer outro carro.

Em relação ao futuro não há como saber. É provável expectável que a bateria sobreviva ao carro, eu pelo menos nunca entrei com contas ao preço da bateria na altura de comprar um VE.
No caso dos Leaf já sabemos que se aplicam baterias fora da marca e até aumentos de capacidade. Nos Zoe eu pelo menos não sei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por pemifer » 28 set 2020, 11:53

Parabéns pela decisão!
Como já referiram, quando começar a andar de elétrico vai querer ir de elétrico a todo o lado!
Em relação ao Zoe há que ter em atenção que alguns modelos são muito sensiveis a carregar.
Quando tiver um carro em vista, experimente levà-lo até casa e carregá-lo um pouco, para ver se carrega, antes de comprá-lo.
Existem uns modelos que até em postos públicos não carregam.

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por FiwiPITO » 28 set 2020, 14:45

Quando fui para comprar o Meu Primeiro VE, tive exatamente as mesmas duvidas...Não comprei o ZOE por o simples motivo que não é um carro fiável nalgumas versões de determinados anos, quando pesquisei o ZOE estive atento ao Grupo do Facebook, e existem modelos que simplesmente param de andar e levam motores novos, daí optei por o Nissan Leaf, modelo mais fiável nessa parte, e menos "fiavel" na parte das baterias, isto é, passo a explicar o ZOE de 2015 em directa comparação com o Leaf de 2015, o Zoe na Capacidade de Bateria deve ganhar, as baterias do ZOE são melhores na minha opinião, existe mais degradação em Principio no Leaf, no entanto por ex. o Meu de 2015 anda com SOH por volta dos 82%...por aí

Posto isto, Gosto do Zoe mas continuo a preferir o LEAF; Qualquer opção é uma boa opção, no entanto deve informar-se bem dos modelos que tiveram e têm problemas( Já para nem falar do que o Pedro mencionou sobre a falta de terra ).
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

anviro
Mensagens: 8
Registado: 26 set 2020, 21:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por anviro » 28 set 2020, 23:33

BrunoAlves Escreveu:
28 set 2020, 09:01
Numa utilização assim bem definida, sem dúvida que um VE de baixo custo é a melhor alternativa.

Os Zoe sempre tiveram bateria refrigerada em carregamento, pelo que a degradação que se conhece sempre foi inferior à dos Leaf de 1ª geração. Não conheço casos de degradação excessiva dos Zoe (mas em boa verdade também não sigo fóruns e grupos sobre o carro).

Se o carro está escolhido, diria que o ideal é adquirir (ou pedir emprestado) um leitor OBD e a aplicação correspondente para poder aferir o estado da bateria. O resto é estado geral como em qualquer outro carro.

Em relação ao futuro não há como saber. É provável expectável que a bateria sobreviva ao carro, eu pelo menos nunca entrei com contas ao preço da bateria na altura de comprar um VE.
No caso dos Leaf já sabemos que se aplicam baterias fora da marca e até aumentos de capacidade. Nos Zoe eu pelo menos não sei.
Vou adquiri um, pois pelo que já vi aqui no fórum é um instrumento muito útil para quem tem um VE.

O ideal seria haver uma solução, além da aquisição de uma bateria nova, de baterias recondicionadas, mesmo com uma vida útil inferior visto que a ideia é manter o carro uns anos valentes.

anviro
Mensagens: 8
Registado: 26 set 2020, 21:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Zoe 2ª Mão - Dúvdas

Mensagem por anviro » 28 set 2020, 23:35

pemifer Escreveu:
28 set 2020, 11:53
Parabéns pela decisão!
Como já referiram, quando começar a andar de elétrico vai querer ir de elétrico a todo o lado!
Em relação ao Zoe há que ter em atenção que alguns modelos são muito sensiveis a carregar.
Quando tiver um carro em vista, experimente levà-lo até casa e carregá-lo um pouco, para ver se carrega, antes de comprá-lo.
Existem uns modelos que até em postos públicos não carregam.
Vou tentar fazer isso... ainda por cima a maioria das cargas prevemos fazer em casa.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”