Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por BrunoAlves » 10 jan 2024, 16:03

Joaosantos19 Escreveu:
09 jan 2024, 23:43
- Devo instalar uma tomada industrial azul de 32A ou uma do Leroymerlin como a que um utilizador aqui pôs? Quais as diferenças?
Numa primeira fase sugeria não instalar nada. Certifica-te que tens uma tomada normal em bom estado e com terra no sítio onde vais carregar o carro e começa primeiro por avaliar se o carro carrega. O Zoe é um bocado esquisito com a qualidade da terra, pode ser necessário reforçar a ligação à terra.
Se o carro for novo, tem atenção que a Renault está (estava?) a entregar os carros sem EVSE doméstico, apenas com o cabo type2. Se for o caso, não vais ter como carregar em casa. Confirma isso com o vendedor.
Não basta ter uma tomada de 32A ou outro tipo de tomada, é sempre necessário haver um EVSE entre a tomada e o carro. A "tomada azul" é mais robusta, permite correntes mais elevadas com menos perdas e em segurança, mas é necessário ser cablada com fio prório e que a própria instalação da casa suporte essa corrente mais elevada (além de um EVSE que também permita essa corrente).
Joaosantos19 Escreveu:
09 jan 2024, 23:43
- Apenas tenho o quadro eletrico principal da casa, é possivel adicionar os disjuntores nesse quadro ou terei de por um segundo quadro?
Se a localização da nova tomada ficar "ao alcance" desse quadro, podem ser acrescentados disjuntores, sim. Mas mesmo para instalar quadros parciais também é necessário instalar disjuntores no quadro principal a fim de proteger a ligação entre quadros.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Renault Zoe”