Compra conjunta Kit EVSE

Local para todos os assuntos relacionados com ofertas de compra e venda de produtos.
Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por sosimple » 14 nov 2016, 02:02

Embora também me sinta tentado a ter um EVSE mais portátil do que o que equipa o Ampera de origem, não posso deixar de ficar apreensivo com o facto do EVSE estar na ficha. Parte da função do EVSE é a de garantir que o cabo não está sob tensão enquanto o manuseamos. No teu vídeo, vejo que ligaste a schuko primeiro, ficando imediatamente com um cabo sob tensão na mão. Acho que seria um sistema bem melhor se ao invés de colocarem a PCB na J1772, a colocassem numa pequena caixa próxima da schuko. Com a mesmíssima PCB que usam, poderiam ter um "sabonete" minúsculo e super prático.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por t3lmo » 14 nov 2016, 02:28

Já vi uns EVSE baseados num cilindro ao longo do cabo, mas não altera muito pois tens o cabo e a tomada J1772 sobre tensão até pressionares no botão para desligar um carregamento em curso. E isto passa-se em todos os EVSE sem distinção.
Mas realmente preocupa-me mais os nossos secadores de cabelo de 2-3kW que estão nas casa de banho e onde tens o botão direto a 230V junto ao dedo/mão, que corta somente uma das fases e muitas vezes em ambientes húmidos. Isso sim, dá um valente esticão. Haja diferencial em casa!
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por sosimple » 14 nov 2016, 02:36

São coisas diferentes. Um corte no cabo facilmente passa despercebido.

Outra diferença deste EVSE em relação aos demais é o facto deste não ter diferencial nem fusíveis incorporados. Os secadores que mencionas estão protegidos por um diferencial de 30mA, tal como os EVSEs completos. Este confia na protecção da tomada, que será de 300mA.

Quando me fartar de usar o tijolo que vem de origem no meu, faço um ao meu gosto.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Apr » 20 nov 2016, 14:46

Hoje passei ao pé do meu carro e ao olhar para a ficha lembrei-me deste tópico:

Imagem


Como quem comprou não sei porquê não quer discutir isto eu exponho as razões que me deixam extremamente preocupado pela segurança de quem tem um EVSE integrado na ficha e acha que o pode usar à chuva:
- A ficha J1772, como já foi dito atrás é feita para a chuva entrar... e sair. Acontece que os fios atravessam toda a ficha e estão naturalmente isolados, só são expostos nos terminais onde são cravados. Nesse local é assegurado que não entra àgua. Nas fichas que me passaram pelas mãos há umas tampas com borracha que são aparafusadas e isolam toda a àrea onde o é feito o cravamento do fio com a ficha. Este é um exemplo que montei e que está no topico do DYI EVSE:
Imagem
Não há local onde possa haver curto circuito!!!

- Neste cenário "normal" nao há hipótese de haver qualquer tipo de curto circuito. O circuito do botão está exposto mas é sinal fraco numa ficha "desafogada". Pode entrar àgua à vontade.

A única forma de colocar um EVSE seguro dentro da ficha seria encher o EVSE com resina para não haver hipótese de contacto. Assim os problemas de estanquicidade eram resolvidos e ficariam apenas questões relacionadas com a escolha extremamente duvidosa dos relés e a total ausência de todos os mecanismos de segurança que um EVSE deveria oferecer, só para evitar a utilização de um sabonete.

E mais uma coisa, esse EVSE não é novo, há alguns foristas que o tem há muito tempo e o utilizam conscientes das suas "caracteristicas", o que é novo nesta discussão é que parece que agora, sem que nada tenha mudado, este EVSE passe a ser a grande maravilha do mundo moderno. Não é, muito pelo contrario!

Sejam exigentes nestas coisas!!!! Colocam tudo em causa por causa de quê? 100 ou 200€????

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Filipe » 20 nov 2016, 20:48

Para bom entendedor, está tudo explicado. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por sparrow » 21 nov 2016, 12:33

eu não desmontei a ficha do meu cabo... por isso não sei o que aquilo traz dentro da ficha.

mas ontem já esteve a carregar à chuva e correu tudo bem.

Responder

Voltar para “Compra e Venda”