CBPower Energy - Fornecedor de eletricidade low-cost
Enviado: 27 jun 2020, 12:56
Este tópico vem no seguimento da discussão iniciada aqui: viewtopic.php?f=24&t=7051&start=160
Uma vez que no fim de contas sou um comercial, achei melhor fazer um tópico oficial nos classificados de forma a estar mais dentro das regras do fórum. Por outro lado aproveito para compilar vária informação num único post para ser de pesquisa mais fácil.
Para quem não seguiu o tópico, estou aqui a representar uma nova fornecedora de eletricidade de fontes renováveis, chamada cashback-power. Está a operar no mercado há cerca de 1 ano. Pratica um modelo diferente de preços, em que o custo do kWh é o preço de custo no mercado ibérico sem margem comercial, que tem oscilações ao longo do ano mas cujo preço médio é muito inferior à EDP e afins. Em 2019, o preço médio do kWh foi 0.1189 em tarifa simples, 0.0772 em vazio em 0.1467 em cheio. O valor da potência contratada também não tem margem comercial, sendo apenas os valores fixados pela DGEG para cada escalão de potência. Em cada fatura é aplicado o preço médio da energia no período de facturação.
A cashback-power cobra apenas uma comissão de gestão fixa, que é margem que permite a empresa funcionar. No caso das potências de 3.45 a 6.9kVA há têm 3 escalões de acordo com o consumo anual. Em qualquer caso, mesmo que o consumo seja muito elevado, o valor da tarifa não aumenta mais do que o que está tabelado. O resultado desta matemática é que quase sempre dá uma boa poupança, especialmente em lugares onde o consumo é elevado, já que a parte fixa de gestão se dilui mais no kwh muito barato. Como a comparação com as companhias atuais não é linear, é necessário fazer umas simulações e ver caso a caso qual é a poupança, que pode ser feito aqui: https://www.cashback-power.pt/simulador.html
Daquilo que tenho visto com vários clientes ao longo destes meses, a poupança tem andado por volta dos 5-30% da fatura, dependendo da relação consumo/potência contratada.
Em casos de consumos muito assimétricos ao longo do ano, convém simular com várias faturas de meses de Verão e Inverno para ter uma melhor ideia.

Como se vê nesta tabela, como as tarifas de gestão são fixas, dentro dessa potência quanto maior for o consumo maior a poupança em relação aos tarifários “fixos” normais. Mas para quem tem potências contratadas inferiores basta um consumo menor para ser vantajoso, já que a tarifa se gestão também é mais baixa.
Esta empresa também é aderente da comunidade cashbackworld. Para quem nunca ouviu falar, é uma plataforma gratuita que dá descontos adicionais em várias lojas (Pingo Doce, booking, fnac, IKEA, Norauto......). No caso da cashback-power, para além da poupança indicada no simulador, dá mais 2% de cashback sobre a potência contratada e kWh consumidos para quem é membro.
Para contratar com esta empresa podem falar comigo para ajudar no processo
Para quem não tem conta na plataforma de cashback, pode registar-se aqui para ficar como meu amigo: https://cbw.to/44a6dx
No website existe uma FAQ a esclarecer algumas questões sobre a cashback-power (https://cashback-power.pt/faq.html)
Mas existem algumas outras dúvidas que são colocadas frequentemente que achei por bem abordar aqui.
1 – Fidelização
Como está escrito no folheto, o tarifário power light, quando aplicado a BTN (potências até 41.4kVA) não tem fidelização. Na informação contratual aparece que os contratos são de 12 meses renováveis automaticamente, mas são de livre resolução por parte do consumidor. Nas FAQ é mencionada a fidelização, mas esta é apenas aplicável para empresas com contratos de BTE e MT, ou seja, potências iguais ou superiores a 41.41kVA.
2 – Que empresa é esta?
A cashback-power foi fundada em 2019 por jovens empresários portugueses com o objectivo de fornecer uma energia de fontes-renováveis ao melhor preço possível. A estratégia da empresa para conseguir isto passa por manter os custos o mais baixo possível, recorrendo à automatização em tudo o que se conseguir e com pouco investimento em marketing. Ao invés disso, aposta nos seus preços e nos seus clientes para fazer passar a imagem. Clientes como eu podem tornar-se Personal Account Managers (PAM) - Gestores de clientes - cuja função é por um lado serem divulgadores entre a família, amigos e outros conhecidos de círculos sociais que frequentam. São um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e encaminhar os mais complexos para o escritório. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado caso o cliente o perca, alterar ciclos horários, potência ou dados do titular a pedido do cliente. O apoio ao cliente é preferencialmente feito através do PAM em vez de existir um call center genérico. Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver as coisas rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma.
A cashbackpower trabalha em parceria com a Ezurimbol, Lda. É sob esse nome que aparece na lista da DGEG: http://www.dgeg.gov.pt/?cn=6363644764597266AAAAAAAA e na lista dos agentes de mercado autorizados na REN: http://www.mercado.ren.pt/PT/Electr/Inf ... sMerc.aspx
3 – A tarifa de gestão
Como foi dito, a tarifa de gestão é o que permite à empresa funcionar, já que a energia e a potência são a preço de custo.
A tabela das tarifas de gestão gera por vezes alguma confusão devido à coluna de “Energia Base Anual”. Este valor não corresponde a um limite de consumo. Está ligado sobretudo ao cashback extra. Os 2% de desconto sobre os kWh estão limitados a esses valores anuais marcados com *. Acima disso deixa de haver o cashback.
Mas é verdade que entre os 3.45 e os 6.9kVA existe um desconto da tarifa de gestão para quem consome abaixo de certo nível. Mas reitero que a tarifa de gestão nunca vai acima dos valores tabelados. O consumo anual que se introduz no processo de contratação vai servir para determinar o valor da tarifa de gestão
Vejamos um exemplo:

Nesta fatura o cliente consumiu 236kWh. Em termos anuais o consumo ronda os 3000kWh. A tarifa de gestão continua a ser os 4,49€ que estão presentes na tabela. A única diferença é que o cliente só vai receber 2% de cashback sobre 2500kWh. Os outros 500 não têm esse desconto adicional.
Campanha promocional
Para terminar, até dia 30 de Outubro estou a correr uma campanha para novas adesões:
10€ em vales de cashback da cashbackworld para potências ate 6.9kVA
20€ para potências acima de 6.9kVA.
Os vales podem ser sob a forma de vales de cashback uma mistura de cashback e-vouchers.
Vales de cashback dão cashback extra em todas as compras efetuadas nas lojas aderentes cashbackworld, incluindo a cashback-power. Os shopping points (SP) que cada loja dá são convertidos em dinheiro extra. Logo por exemplo, numa fatura de electricidade que dê 2€ de cashback e 1 shopping point, com este vale recebe na realidade 3€. Se comprar um vale de 100€ do pingo doce, em vez de receber 2€ de cashback, recebe 3€. Este desconto extra mantém-se até se esgotarem os 10€ do vale.
E-vouchers podem ser abatidos directamente na compra de cartões presente. Por exemplo, tendo um e-voucher de 5€ pode-se comprar um vale da Fnac de 10€ por apenas 5€.
Clientes existentes que trouxerem um amigo também são elegíveis para receber este vale.
Como estes vales são atribuídos através da plataforma cashbackworld é condição necessária estarem registados como meus amigos, ou como amigos dos meus amigos.
Uma vez que no fim de contas sou um comercial, achei melhor fazer um tópico oficial nos classificados de forma a estar mais dentro das regras do fórum. Por outro lado aproveito para compilar vária informação num único post para ser de pesquisa mais fácil.
Para quem não seguiu o tópico, estou aqui a representar uma nova fornecedora de eletricidade de fontes renováveis, chamada cashback-power. Está a operar no mercado há cerca de 1 ano. Pratica um modelo diferente de preços, em que o custo do kWh é o preço de custo no mercado ibérico sem margem comercial, que tem oscilações ao longo do ano mas cujo preço médio é muito inferior à EDP e afins. Em 2019, o preço médio do kWh foi 0.1189 em tarifa simples, 0.0772 em vazio em 0.1467 em cheio. O valor da potência contratada também não tem margem comercial, sendo apenas os valores fixados pela DGEG para cada escalão de potência. Em cada fatura é aplicado o preço médio da energia no período de facturação.
A cashback-power cobra apenas uma comissão de gestão fixa, que é margem que permite a empresa funcionar. No caso das potências de 3.45 a 6.9kVA há têm 3 escalões de acordo com o consumo anual. Em qualquer caso, mesmo que o consumo seja muito elevado, o valor da tarifa não aumenta mais do que o que está tabelado. O resultado desta matemática é que quase sempre dá uma boa poupança, especialmente em lugares onde o consumo é elevado, já que a parte fixa de gestão se dilui mais no kwh muito barato. Como a comparação com as companhias atuais não é linear, é necessário fazer umas simulações e ver caso a caso qual é a poupança, que pode ser feito aqui: https://www.cashback-power.pt/simulador.html
Daquilo que tenho visto com vários clientes ao longo destes meses, a poupança tem andado por volta dos 5-30% da fatura, dependendo da relação consumo/potência contratada.
Em casos de consumos muito assimétricos ao longo do ano, convém simular com várias faturas de meses de Verão e Inverno para ter uma melhor ideia.

Como se vê nesta tabela, como as tarifas de gestão são fixas, dentro dessa potência quanto maior for o consumo maior a poupança em relação aos tarifários “fixos” normais. Mas para quem tem potências contratadas inferiores basta um consumo menor para ser vantajoso, já que a tarifa se gestão também é mais baixa.
Esta empresa também é aderente da comunidade cashbackworld. Para quem nunca ouviu falar, é uma plataforma gratuita que dá descontos adicionais em várias lojas (Pingo Doce, booking, fnac, IKEA, Norauto......). No caso da cashback-power, para além da poupança indicada no simulador, dá mais 2% de cashback sobre a potência contratada e kWh consumidos para quem é membro.
Para contratar com esta empresa podem falar comigo para ajudar no processo
Para quem não tem conta na plataforma de cashback, pode registar-se aqui para ficar como meu amigo: https://cbw.to/44a6dx
No website existe uma FAQ a esclarecer algumas questões sobre a cashback-power (https://cashback-power.pt/faq.html)
Mas existem algumas outras dúvidas que são colocadas frequentemente que achei por bem abordar aqui.
1 – Fidelização
Como está escrito no folheto, o tarifário power light, quando aplicado a BTN (potências até 41.4kVA) não tem fidelização. Na informação contratual aparece que os contratos são de 12 meses renováveis automaticamente, mas são de livre resolução por parte do consumidor. Nas FAQ é mencionada a fidelização, mas esta é apenas aplicável para empresas com contratos de BTE e MT, ou seja, potências iguais ou superiores a 41.41kVA.
2 – Que empresa é esta?
A cashback-power foi fundada em 2019 por jovens empresários portugueses com o objectivo de fornecer uma energia de fontes-renováveis ao melhor preço possível. A estratégia da empresa para conseguir isto passa por manter os custos o mais baixo possível, recorrendo à automatização em tudo o que se conseguir e com pouco investimento em marketing. Ao invés disso, aposta nos seus preços e nos seus clientes para fazer passar a imagem. Clientes como eu podem tornar-se Personal Account Managers (PAM) - Gestores de clientes - cuja função é por um lado serem divulgadores entre a família, amigos e outros conhecidos de círculos sociais que frequentam. São um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e encaminhar os mais complexos para o escritório. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado caso o cliente o perca, alterar ciclos horários, potência ou dados do titular a pedido do cliente. O apoio ao cliente é preferencialmente feito através do PAM em vez de existir um call center genérico. Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver as coisas rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma.
A cashbackpower trabalha em parceria com a Ezurimbol, Lda. É sob esse nome que aparece na lista da DGEG: http://www.dgeg.gov.pt/?cn=6363644764597266AAAAAAAA e na lista dos agentes de mercado autorizados na REN: http://www.mercado.ren.pt/PT/Electr/Inf ... sMerc.aspx
3 – A tarifa de gestão
Como foi dito, a tarifa de gestão é o que permite à empresa funcionar, já que a energia e a potência são a preço de custo.
A tabela das tarifas de gestão gera por vezes alguma confusão devido à coluna de “Energia Base Anual”. Este valor não corresponde a um limite de consumo. Está ligado sobretudo ao cashback extra. Os 2% de desconto sobre os kWh estão limitados a esses valores anuais marcados com *. Acima disso deixa de haver o cashback.
Mas é verdade que entre os 3.45 e os 6.9kVA existe um desconto da tarifa de gestão para quem consome abaixo de certo nível. Mas reitero que a tarifa de gestão nunca vai acima dos valores tabelados. O consumo anual que se introduz no processo de contratação vai servir para determinar o valor da tarifa de gestão
Vejamos um exemplo:

Nesta fatura o cliente consumiu 236kWh. Em termos anuais o consumo ronda os 3000kWh. A tarifa de gestão continua a ser os 4,49€ que estão presentes na tabela. A única diferença é que o cliente só vai receber 2% de cashback sobre 2500kWh. Os outros 500 não têm esse desconto adicional.
Campanha promocional
Para terminar, até dia 30 de Outubro estou a correr uma campanha para novas adesões:
10€ em vales de cashback da cashbackworld para potências ate 6.9kVA
20€ para potências acima de 6.9kVA.
Os vales podem ser sob a forma de vales de cashback uma mistura de cashback e-vouchers.
Vales de cashback dão cashback extra em todas as compras efetuadas nas lojas aderentes cashbackworld, incluindo a cashback-power. Os shopping points (SP) que cada loja dá são convertidos em dinheiro extra. Logo por exemplo, numa fatura de electricidade que dê 2€ de cashback e 1 shopping point, com este vale recebe na realidade 3€. Se comprar um vale de 100€ do pingo doce, em vez de receber 2€ de cashback, recebe 3€. Este desconto extra mantém-se até se esgotarem os 10€ do vale.
E-vouchers podem ser abatidos directamente na compra de cartões presente. Por exemplo, tendo um e-voucher de 5€ pode-se comprar um vale da Fnac de 10€ por apenas 5€.
Clientes existentes que trouxerem um amigo também são elegíveis para receber este vale.
Como estes vales são atribuídos através da plataforma cashbackworld é condição necessária estarem registados como meus amigos, ou como amigos dos meus amigos.