O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rolar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por BrunoAlves » 11 jun 2016, 22:30

Com a matrícula dele, do país de origem. O seguro pode ser feito com a matricula de lá, dependendo da seguradora (o meu tem seguro cá e ainda não tem matrícula tuga)

Mas sim, se houvesse um acidente pela Europa fora era capaz de haver azeite. Se bem me recordo, os seguros europeus devem ser feitos no país de matrícula...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por MINInDalila » 11 jun 2016, 22:38

pmcbf Escreveu:Algo que me deixa muito intrigado é como conseguiu trazer o carro a circular, com que matrícula ? E como fez o seguro ?
Isso tinha tudo para correr mal, felizmente não foi assim.
Desculpe mas não havia nada para correr mal. As matrículas são matrículas de transito belgas que permitem o carro circular por toda a UE durante um mês. A essa matrícula foi associado um seguro. Nada de estranho, tudo legal!

http://www.eccbelgium.be/transit-plates ... s79381.htm

Avatar do Utilizador
pmcbf
Mensagens: 241
Registado: 10 jun 2014, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por pmcbf » 11 jun 2016, 22:51

MINInDalila Escreveu:
pmcbf Escreveu:Algo que me deixa muito intrigado é como conseguiu trazer o carro a circular, com que matrícula ? E como fez o seguro ?
Isso tinha tudo para correr mal, felizmente não foi assim.
Desculpe mas não havia nada para correr mal. As matrículas são matrículas de transito belgas que permitem o carro circular por toda a UE durante um mês. A essa matrícula foi associado um seguro. Nada de estranho, tudo legal!

http://www.eccbelgium.be/transit-plates ... s79381.htm
Pois foi logo a ideia que tive, essas matrículas são ilegais e não reconhecidas em França, Espanha, Alemanha, Itália, etc... Se fosse parado pela polícia o carro era apreendido. Esse site não esclarece esta situação, vários países não reconhecem estas matrículas devido aos problemas fiscais de exportação/importação dos carros.
Isso tinha mesmo tudo para correr mal.

Avatar do Utilizador
pmcbf
Mensagens: 241
Registado: 10 jun 2014, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por pmcbf » 11 jun 2016, 23:03

margarett Escreveu:Com a matrícula dele, do país de origem. O seguro pode ser feito com a matricula de lá, dependendo da seguradora (o meu tem seguro cá e ainda não tem matrícula tuga)

Mas sim, se houvesse um acidente pela Europa fora era capaz de haver azeite. Se bem me recordo, os seguros europeus devem ser feitos no país de matrícula...
Na maior parte dos países Europeus a matrícula pertence a pessoa e não ao carro, ou seja, passa de carro para carro e quando um carro é vendido a matrícula tem de ser entregue ou transferida. Não tenho a certeza de que na Bélgica seja assim, mas julgo que sim.

É possível a situação de que fala, mas só com o acordo do proprietário da matrícula, é garantida a devolução da mesma assim que chegar a Portugal. O seguro temporário de uma matrícula não em seu nome fica muito, muito caro, e não conheço nenhuma companhia que o faça, mas acredito que haja quem o faça.

Numa palavra importar carros e trazê-los a circular é para esquecer, todos os Estados estão a criar mecanismos de proteção para que isto não aconteça. É a Europa livre que temos. O transporte por camião controla datas e origem/destino através do obrigatório CMR.

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por MINInDalila » 11 jun 2016, 23:29

pmcbf Escreveu:
MINInDalila Escreveu:
pmcbf Escreveu:Algo que me deixa muito intrigado é como conseguiu trazer o carro a circular, com que matrícula ? E como fez o seguro ?
Isso tinha tudo para correr mal, felizmente não foi assim.
Desculpe mas não havia nada para correr mal. As matrículas são matrículas de transito belgas que permitem o carro circular por toda a UE durante um mês. A essa matrícula foi associado um seguro. Nada de estranho, tudo legal!

http://www.eccbelgium.be/transit-plates ... s79381.htm
Pois foi logo a ideia que tive, essas matrículas são ilegais e não reconhecidas em França, Espanha, Alemanha, Itália, etc... Se fosse parado pela polícia o carro era apreendido. Esse site não esclarece esta situação, vários países não reconhecem estas matrículas devido aos problemas fiscais de exportação/importação dos carros.
Isso tinha mesmo tudo para correr mal.

A partir da página 134 fala no assunto.

http://www.europe-consommateurs.eu/file ... europe.pdf

No ponto 4.2 também fala no assunto, do qual saliento:
"The free movement of the motor vehicle carrying a temporary registration plate and certificate may only be impeded for reasons relating to road safety (such as the driving capacities of the driver, his compliance with the local rules of the road or the roadworthiness of the motor vehicle), in case of reasonable suspicion of vehicle theft or when the controlling authorities have reasonable doubts about the validity of the certificate."

http://eur-lex.europa.eu/legal-content/ ... 2007SC0169

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por pnunes » 12 jun 2016, 00:37

Bem, eu vejo isto por outro prisma , uma autêntica palhaçada!!!
A única coisa que se aproveita é a última frase do relato inicial , por o carro em cima dum transportador e seguir para o destino
Enfim ....
De qualquer forma parabéns pela aquisição de um VE
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
pmcbf
Mensagens: 241
Registado: 10 jun 2014, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por pmcbf » 12 jun 2016, 01:48

MINInDalila Escreveu: A partir da página 134 fala no assunto.

http://www.europe-consommateurs.eu/file ... europe.pdf

No ponto 4.2 também fala no assunto, do qual saliento:
"The free movement of the motor vehicle carrying a temporary registration plate and certificate may only be impeded for reasons relating to road safety (such as the driving capacities of the driver, his compliance with the local rules of the road or the roadworthiness of the motor vehicle), in case of reasonable suspicion of vehicle theft or when the controlling authorities have reasonable doubts about the validity of the certificate."

http://eur-lex.europa.eu/legal-content/ ... 2007SC0169
Retirado das FAQ de um dos próprios site de venda de matrículas temporárias:

"Can I drive in whole Europe with the transit plates?
Although the insurance is valid in the entire EU and some other neighbouring countries, there are some states which do not accept the EU Directive C/68, which states that every EU member state should accept the use of all types of transit plates of any other member state as long as there is an international insurance card.

Please avoid to use these plates in the following countries:

-Bulgaria (should be avoided completely)
-Croatia (should be avoided completely)
-Hungary (should be avoided completely)
-Italy (only valid when importing a vehicle from Germany with German registration documents)
-Slovenia (should be avoided completely)
-Romania

In all other countries there have not been reported any problems at all."

E sim noutros Países já existiram problemas.
Mas isto pouco interessa agora, boa sorte com a legalização, não deve ser complicado e em breve mais um a espalhar electrões pelas estradas Portuguesas.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por pemifer » 12 jun 2016, 02:10

Mais uma vez agradeço o teu relato e as fotos.
Com tantos posts negativos deves estar a pensar que mais valia não teres escrito nada.
Parabéns pela coragem de te meteres nesta aventura, que cheguei a ponderar, e tem paciência ;)
Em relação à legalização se não queres ter chatices o que não falta é pessoal e empresas que o façam.
Se queres ser tu a fazer, mais uma vez, tens de ter muita paciência.
Eu deduzo que encontraste um centro de inspeção ou inspetor que não percebe muito do assunto.
Com tantos carros importados aqui no fórum com certeza alguém vai indicar um bom centro de inspeção para te ajudar (e a mim daqui a uns tempos). ;) :roll:
Deduzo que já tens o modelo 9 e o COC, certo?
Acerca da inspeção:
http://www.controlauto.pt/inspeccoes/in ... matriculas
Acerca da legalização:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... sados.aspx
Modelo 9:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... od9IMT.pdf
Em relação ao COC acho que tens de contatar a Tesla:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 290#p45841
Ou então matricula como "Sem Certificado de Conformidade (COC) e sem Homologação Nacional".

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por Orlando » 12 jun 2016, 08:11

Eu adoro esse carro em branco.
Boa sorte para o resto.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FilipeSantos
Mensagens: 126
Registado: 10 mar 2014, 22:23

Re: O Tesla Model S que veio de Bruxelas para Portugal a rol

Mensagem por FilipeSantos » 12 jun 2016, 09:16

Este fórum está cada vez melhor, não venho cá faz semanas, e depois deparo-me com isto....

É deprimente e triste, uma pessoa contar o relato e as aventuras que passou para conseguir trazer um Tesla para Portugal, e maioria do feedback que tem, é negativo.... tal como o "pemifer" escreveu, mais vale um gajo estar quieto no seu cantinho e não contar nada, para estarem a criticar e a dizer mal, já chega a vida de hoje em dia.

Se fosse à 2 anos atrás, aposto que as respostas não eram assim, era tudo a aplaudir e a dizer grande maluco!! e parabéns !! foste valente !! etc.... Ou é porque este forum tornou-se ANTI-TESLA ??

Bolas, metam-se na situação do rapaz, passar por essas aventuras todas, o esforço, o cansaço, etc ...e vir partilhar a experiência ao forum....e depois dizerem que isto é uma palhaçada? Como é que não há-de ficar a pessoa? "pnunes", mesmo que a democracia te permita direito de expressão, existe coisas com ética e bom senso, que te impõe alguns limites, e tu falhas redondamente nelas. Vê se abres um bocadinho os olhos, parece que o teu prazer neste forum é criticar os outros.

Eu por mim, vou remover este forum dos meus favoritos e com intenções de não voltar mais, que isto realmente passou para um forum Anti-Tesla e para uma palhaçada autentica, é pena porque existe pessoas excelentes aqui, mas outras que nem ao menino jesus interessa....

Responder

Voltar para “Tesla Model S”