Quase 1 ano depois e nada de dizer qualquer coisa neste DB, que vergonha...
Na verdade não tinha nada de relevante para escrever, tenho andado pouco, muito mesmo que em 2016, 2017 e inícios de 2018.
O battery capacity tem diminuído, mas também acho que é resultado de 2 fatores: andar menos e também ter passado menos tempo na oficina com actualizações de software
Nunca dei grande relevo a este "indicador" fui sempre monitorizando, para ver a evolução.
Recentemente surgir em foruns internacionais procedimentos em i3 de 60Ah que apresentavam uma capacidade util de 16/17 kWh e depois passavam para os 20 kWh... Seguramente eram procedimentos deste tipo que faziam com que o meu carro tivesse uma elevada capacidade disponível nos primeiros 2 anos e que me permitiram "Pulverizar" todos os recordes de autonomia do i3
Neste momento está com pouco mais de 82.000km em 3 anos e meio de utilização.
Agora, chega a parte de falar sobre a pior situação que me aconteceu desde que tenho o VE, pior ainda do que empurrar o i3 no PCR em Pombal, depois de ter ficado sem bateria!
A bateria de 12V pifou.
Já estava avisado que ficar sem a bateria podia ser um transtorno e pelos relatos dos vários fóruns de ME, estava ciente que estava para breve o aparecimento deste problema, foi esta semana.
No inicio da semana, começou a aparecer a mensagem (laranja) de bateria fraca e indicação para deslocar a um serviço de assistência, por vezes também surgia a indicação de erro no carregamento, nunca pensei é que entre o primeiro aviso e o "apagão" fosse passar tão pouco tempo, o facto de logo esta semana estar a trabalhar fora do Porto, levou a que tivesse menos disponibilidade e adiar a ida ao concessionário.
Ontem, o carro já não saiu da garagem, liguei para a oficina (que fica a 2/3 km de casa), mas não dão assistência fora da oficina, liguei para assistência da BMW que enviou um reboque.
Em pouco mais de 30min estava em minha casa com um boost para ligar à bateria. Não fazia a mínima ideia de como proceder com um eléctrico, tive de o ajudar a encontrar a bateria, mas ele acabou por ligar a um colega com mais experiência de electricos que pouco depois também estava em minha casa.
Este percebia o que fazia, mas só dizia "estes carros a pilhas, são uma chatice", aí também dizendo que estava farto de apanhar Teslas...
Depois de ligar o bost o melhor que se conseguiu foi ligar o carro e colocar em "N" e empurrar, queriam que eu levasse o carro até à rua, mas o carro não se mexia, a barra do power estava a zero e aparentava que a bateria de AV estava descarregada, fiquei com a ideia que seria mais uma protecção no carro.
Ainda ontem levou uma bateria nova, apagaram os erros todos. O carro apresentava 90% da bateria o que confirmou que a bateria não tinha ficado sem carga.
Infelizmente não terminaram as chatices, além de me terem cobrado mais de 100€ por um módulo de testes, mal ligo o carro aparece a mensagem que a bateria perde capacidade quando desligada.
Avizinha-se alguém tempo perdido...