
Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
A questão do carregamento falhar com a ficha Menneke e do problemas com a ficha do carro, foi resolvido com prontidão pela BMW dentro da garantia, que é de 8 anos.
Num carro de combustão, o mais normal seria, "sem garantia, por gasto de uso" Aconteceu-me num VOLVO que tive.
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"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Na minha opinião o cálculo da energia armazenada quando carrega a 10A deve estar a ser mal feito. Não vejo nenhum mecanismo que faça a bateria armazenar menos energia quando carregada mais devagar. Na verdade é ao contrário!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Só se for nas de lítio, tenho certeza que nas de chumbo não é assim.mjr Escreveu:Na minha opinião o cálculo da energia armazenada quando carrega a 10A deve estar a ser mal feito. Não vejo nenhum mecanismo que faça a bateria armazenar menos energia quando carregada mais devagar. Na verdade é ao contrário!
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Mas isso até faz algum sentido. Cargas mais rápidas saturam os elétrodos e impedem estes de receber a carga toda. O efeito é reduzido mas existe.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Estou inclinado a concordar com o MJR.
Num EV não deveria haver autonomias diferentes para carregamentos a potências diferentes.
Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.
Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
A mesma bateria de 1883Ah @ 20 horas tem uma capacidade de 2655Ah @ 100 horas.
Ou está-me a escapar algo?
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Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.
Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
É mesmo assim, além do que a temperatura tb tem grande influência. Qdo elas assobiam é que é o delas!alexmol Escreveu:Estou inclinado a concordar com o MJR.
Num EV não deveria haver autonomias diferentes para carregamentos a potências diferentes.
Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.
Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
João, a box da Efacec para carregar a 32A ainda não foi montada? Já passou quase 1 mês.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Explicação cientifica para o que estão a falar:alexmol Escreveu:Estou inclinado a concordar com o MJR.
Num EV não deveria haver autonomias diferentes para carregamentos a potências diferentes.
Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.
Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
A mesma bateria de 1883Ah @ 20 horas tem uma capacidade de 2655Ah @ 100 horas.
Ou está-me a escapar algo?
https://en.wikipedia.org/wiki/Peukert%27s_law
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Este diário, tem estado muito calmo...
Ora, os que me seguem no face, estão mais actualizados, mas vamos lá actualizar este diário.
Os 65000 km, já lá vão, ficou o registo, para contar historia

Surgiu o primeiro furo, sim um simples furo que acossou perca de pressão no pneu traseiro esquerdo

Visita ao meu fornecedor de pneus, e retificado. Tinha um prego, preso ao pneu. Tiraram o prego, e colocaram outro, mas de tampão...

65000 km, e o estado do pneu, ainda está dentro dos limites permitidos. Aproveitei e solicitei orçamento para um conjunto de 4 pneus. 2+2 por serem diferentes os da frente com os de trás. Após pesquisa, verificam, que a marca não tem este pneu em Portugal. Mandaram vir uns da Holanda, porque querem ter em stock, e se eu necessitar, podem me servir na hora.
O preço dos 4, fica por 600€. Entretanto encontrei na net, num fornecedor de pneus a 135€ cada um, mas teria de eu os montar... está em estudo
Iniciado o sistema de reconhecimento da pressão dos pneus e voltam todos ao "verdinho".

Os km continuam diáriamente, e hoje cheguei ao trabalho com estes lindos 66666km

Ficou à carga, termina daqui a minutos, quase 9 horas de carregamento a 10A com EVSE doméstico. Vamos lá ver quanto "bebeu"...
Ora, os que me seguem no face, estão mais actualizados, mas vamos lá actualizar este diário.
Os 65000 km, já lá vão, ficou o registo, para contar historia

Surgiu o primeiro furo, sim um simples furo que acossou perca de pressão no pneu traseiro esquerdo

Visita ao meu fornecedor de pneus, e retificado. Tinha um prego, preso ao pneu. Tiraram o prego, e colocaram outro, mas de tampão...

65000 km, e o estado do pneu, ainda está dentro dos limites permitidos. Aproveitei e solicitei orçamento para um conjunto de 4 pneus. 2+2 por serem diferentes os da frente com os de trás. Após pesquisa, verificam, que a marca não tem este pneu em Portugal. Mandaram vir uns da Holanda, porque querem ter em stock, e se eu necessitar, podem me servir na hora.
O preço dos 4, fica por 600€. Entretanto encontrei na net, num fornecedor de pneus a 135€ cada um, mas teria de eu os montar... está em estudo
Iniciado o sistema de reconhecimento da pressão dos pneus e voltam todos ao "verdinho".

Os km continuam diáriamente, e hoje cheguei ao trabalho com estes lindos 66666km

Ficou à carga, termina daqui a minutos, quase 9 horas de carregamento a 10A com EVSE doméstico. Vamos lá ver quanto "bebeu"...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
E esta questão João?Fil Escreveu:João, a box da Efacec para carregar a 32A ainda não foi montada? Já passou quase 1 mês.
Sempre a andar esse i3.