Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 18 dez 2015, 01:15

A questão do carregamento falhar com a ficha Menneke e do problemas com a ficha do carro, foi resolvido com prontidão pela BMW dentro da garantia, que é de 8 anos.
Num carro de combustão, o mais normal seria, "sem garantia, por gasto de uso" Aconteceu-me num VOLVO que tive.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por mjr » 18 dez 2015, 08:56

Na minha opinião o cálculo da energia armazenada quando carrega a 10A deve estar a ser mal feito. Não vejo nenhum mecanismo que faça a bateria armazenar menos energia quando carregada mais devagar. Na verdade é ao contrário!
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 18 dez 2015, 09:33

mjr Escreveu:Na minha opinião o cálculo da energia armazenada quando carrega a 10A deve estar a ser mal feito. Não vejo nenhum mecanismo que faça a bateria armazenar menos energia quando carregada mais devagar. Na verdade é ao contrário!
Só se for nas de lítio, tenho certeza que nas de chumbo não é assim.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por mjr » 19 dez 2015, 20:04

Mas isso até faz algum sentido. Cargas mais rápidas saturam os elétrodos e impedem estes de receber a carga toda. O efeito é reduzido mas existe.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por alexmol » 22 dez 2015, 18:56

Estou inclinado a concordar com o MJR.

Num EV não deveria haver autonomias diferentes para carregamentos a potências diferentes.

Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.

Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
A mesma bateria de 1883Ah @ 20 horas tem uma capacidade de 2655Ah @ 100 horas.
Ou está-me a escapar algo?
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 22 dez 2015, 19:19

alexmol Escreveu:Estou inclinado a concordar com o MJR.

Num EV não deveria haver autonomias diferentes para carregamentos a potências diferentes.

Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.

Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
A mesma bateria de 1883Ah @ 20 horas tem uma capacidade de 2655Ah @ 100 horas.
Ou está-me a escapar algo?
É mesmo assim, além do que a temperatura tb tem grande influência. Qdo elas assobiam é que é o delas!
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 12 jan 2016, 03:01

João, a box da Efacec para carregar a 32A ainda não foi montada? Já passou quase 1 mês.

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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por RNM » 12 jan 2016, 10:48

alexmol Escreveu:Estou inclinado a concordar com o MJR.

Num EV não deveria haver autonomias diferentes para carregamentos a potências diferentes.

Se a medição de corrente durante o carregamento estiver mal calibrada pode acontecer mesmo que o software do carro não calcule bem a autonomia, mas a autonomia real deverá ser exactamente a mesma.

Orlando, nas baterias de chumbo parece-me que o fenómeno é no mesmo sentido, ao carregar mais devagar a capacidade é maior, basta ver como as capacidades das baterias de chumbo variam em função do tempo de carga/descarga.
A mesma bateria de 1883Ah @ 20 horas tem uma capacidade de 2655Ah @ 100 horas.
Ou está-me a escapar algo?
Explicação cientifica para o que estão a falar:
https://en.wikipedia.org/wiki/Peukert%27s_law

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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 12 fev 2016, 19:44

Este diário, tem estado muito calmo...

Ora, os que me seguem no face, estão mais actualizados, mas vamos lá actualizar este diário.

Os 65000 km, já lá vão, ficou o registo, para contar historia

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Surgiu o primeiro furo, sim um simples furo que acossou perca de pressão no pneu traseiro esquerdo

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Visita ao meu fornecedor de pneus, e retificado. Tinha um prego, preso ao pneu. Tiraram o prego, e colocaram outro, mas de tampão...

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65000 km, e o estado do pneu, ainda está dentro dos limites permitidos. Aproveitei e solicitei orçamento para um conjunto de 4 pneus. 2+2 por serem diferentes os da frente com os de trás. Após pesquisa, verificam, que a marca não tem este pneu em Portugal. Mandaram vir uns da Holanda, porque querem ter em stock, e se eu necessitar, podem me servir na hora.

O preço dos 4, fica por 600€. Entretanto encontrei na net, num fornecedor de pneus a 135€ cada um, mas teria de eu os montar... está em estudo

Iniciado o sistema de reconhecimento da pressão dos pneus e voltam todos ao "verdinho".

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Os km continuam diáriamente, e hoje cheguei ao trabalho com estes lindos 66666km

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Ficou à carga, termina daqui a minutos, quase 9 horas de carregamento a 10A com EVSE doméstico. Vamos lá ver quanto "bebeu"...
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 12 fev 2016, 20:31

Fil Escreveu:João, a box da Efacec para carregar a 32A ainda não foi montada? Já passou quase 1 mês.
E esta questão João?

Sempre a andar esse i3.

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