Alguns já me leram outros não. Parafraseando o João Gonçalves (já com 45 000km, parabéns), nasci elétrico a 20 de Junho de 2015.
O meu berço é um BMW i3 (3000 e poucos KM) e os seus extras mais significativos são a opção de carregamento rápido (no dia da encomenda é que percebi que não tinha essa possibilidade de base e aderi em tempo real) e o extensor de autonomia a que chamam carinhosamente de “REX” . Não é cão como sabem, é gerador de eletricidade para baterias alimentado por gasolina, 9 litros para uma estimativa até 150Km (?) - range extender.
Estou a escrever estas linhas antes da primeira viagem pelo Alentejo (e Espanha?), onde o REX e algumas novidades que vou partilhar ao longo desta missiva serão divulgadas, para uso da comunidade. Estive agora no fórum e a ideia de partilha de pontos de carregamentos (João Gonçalves) fora do circuito normal é excelente e já tenho algumas notícias para este assunto. Vou postá-las nesse tópico.
Vou tentar escrever de forma sucinta e informativa mas vão desculpar qualquer desenvolvimento menos necessário ou espontâneo. Vou também comentando algumas novidades que fui lendo no fórum.
Carregamentos? Três em casa até agora. Garagem, disjuntor de 20A só para a box, potência de 6,9 KVA tarifa bi-horária. Sem problemas.
A maioria dos carregamentos foi em modo lento, no local de trabalho e outros (menos) na A5, CSS. Também é possível carregar mais lentamente neste posto, com outra mangueira, que não a Chademo. Ainda hei-de experimentar, mas tenho de levar o Portátil ou um livro enquanto percebo o desempenho da coisa. Mas já experimentei telegraficamente. Nunca encontrei o posto fora de serviço, mas estou sempre lá sozinho.

Autonomia elétrica: Conforme o peso do pé ou seja, tem dias: O carro amua e anuncia pouca autonomia quando experimento algumas acelerações. No oposto sorri e vai aumentando a autonomia no visor. No geral, saí do stand a 17,6KW/100KM e agora estou pelos 13,4KW/100km.
Não percebi completamente o pack (Comfort) que escolhi (a única diferença era o tamanho do ecrã – não profissional – o resto era igual, dizia o vendedor nas primeiras visitas). Não é verdade, foi um mal entendido. Logo a sair do stand a primeira surpresa. O carro não vem com GPS e consequente informação sobre postos de carregamento, etc. Neste carro é menos grave e já resolvi o problema com algumas aplicações gratuitas para telemóvel: “ecarga” e “next charge” experimentem. Ficou mais barato, poupei mil e tal euros. Obrigado Santogal!
Vendedores muito atenciosos e pacientes. Nada a dizer da Caetano de Sintra (Leaf e dois teste drive) e da BMW (Av. da República), a quem comprei o carro. Mas é como a autonomia elétrica, vão perdendo a bateria, agora que o carro está deste lado. Estou à espera de nova declaração para efeitos de circulação, ainda não tenho os documentos definitivos do automóvel. Agora dizem-me que é uma má altura, estão cheios de trabalho e com pouco pessoal, muitas encomendas (o que é que eu tenho a ver com isso?)…Vou ter que ficar à espera é o que é, não sem antes lhes mostrar um pouco de “óleo queimado”…Na minha compra mais humilde (Yaris 1.4 diesel) o vendedor (Luís Santos – Auto Caetano Adriana) até me telefonou uma semana depois da venda a perguntar se estava tudo bem. Presentemente ando atrás do concessionário da BMW…Dizem que o carro é vendido pela BMW e não conseguem ter controlo sobre o processo. Ainda bem que é apenas um documento de circulação. Se faltassem 500€ para o pagamento final do carro até a empregada da limpeza do stand era capaz de saber…Os juros sobem e a CI nada disto me aconteceu…Habituamos mal os indígenas e depois é um abuso. Vamos ver…Se a polícia embirrar com a declaração fora de prazo quero ver onde isto vai parar…O mais grave é que vai condicionar a minha viagem (lembrei-me agora) a Espanha (Mérida, Cáceres), cálculo que não se pode circular com documentos provisórios fora do País e ainda por cima caducados…
Atualização: depois de um pequeno choque elétrico num contacto telefónico, eis que hoje ao final do dia ainda a escrever estas linhas, recebi um e-mail da Santogal e já tenho a minha declaração provisória. Mais, pela internet há notícia que não há problema em circular no País vizinho com documentos provisórios. Mas desconfio… Qual a vossa perceção? Adiante…
Questões no meu carro:
-Os tapetes têm um mês e estão cheios de borbotos. Vão ser trocados por uns de borracha (estou para ver, mas já foram encomendados). Nem percebo num carro desta classe esta situação mas venham os novos tapetes e não há stress.
2-Em estrada, quando pára faz sempre um barulho de camião velho e ferrugento, sempre que travado com o travão de pé ou acionado o travão de mão, principalmente numa descida. Não me lembro desta situação nos test drive, mas dizem-me no stand que todos são assim. Será? Não estou muito convencido. Se me puser a brincar com a situação, parece que o carro andou a carregar feijões em vez de eletrões. A diferença é que não tem cheiro, o barulho é semelhante…Também não me lembro disto nos Leaf...Ainda assim, cuidado. Experimentamos sempre um carro todo aperaltado e ficamos encantados. Mas cada rebuçado a mais vai fazer mal aos dentes. Eu insisti em experimentar um BMW o mais parecido com o meu e nunca houve. é tudo de encomenda e inalterável. Quando o Leaf tiver mais autonomia a BMW que se cuide...
Aqui por Cascais o vento não o deixa andar à vontade e é preciso cuidado com a velocidade para não dançar mais do que o aconselhado. Será sempre uma condicionante, a velocidade… do vento. Não estava propriamente à espera disto.
Alguns CI’s estacionados nos locais para o carregamento de VE’s nesta localidade saem de lá com coima e é bem feito, a sinalização vertical está lá e é essa que possibilita a PSP de atuar. Sem sinalização vertical nada acontece. Será da responsabilidade da Câmara da localidade decidir da necessidade da sinalização vertical para estas situações. Petições precisam-se, assinaturas idem.
Cascais, no posto ao lado do Parque Marechal Carmona, n.º 1 funciona n.º 2 sempre indisponível. Fiz uma adaptação para tomada industrial de 16 amperes e tenho-a usado principalmente neste posto.
No largo de Alcabideche sem problemas. Perguntando no café da esquina (se lá estiver algum CI estacionado) sempre troca de lugar comigo e carrego o carro normalmente enquanto almoço. Boa gente a de Alcabideche. E assim até é melhor, garantia de carregamento.
O carro é seguro. Tem uma aceleração fantástica, mas não se pode abusar. Fico logo com meia dúzia de colegas ao lado e com apostas para perceber quem é que sai primeiro da estrada, seja viaduto, localidade ou curva apertada. Testosterona a mais contra o lítio…
O raio de viragem (brecagem) é imenso, nunca tive igual. E faz-me falta principalmente na garagem, estou muito satisfeito. E percebo bem o anúncio da Renault com as Condutoras a passarem ao lado dos postos de gasolina. O meu REX há-de querer passar por lá, mas será raro ainda que esteja para breve, na viagem que estamos a preparar.
Na questão das fotos para partilhar convosco é que ainda estou a "carregar" e finalmente parece-me que consigo partilhar algo ainda que muito tímido.
Por último algumas informações úteis para todos, nomeadamente locais onde o carregamento de VE’s é uma cortesia consentida vão estar no tópico que o João Gonçalves criou para o efeito.
Vamos experimentar agora as imagens mas não prometo nada...
Abraços, digam coisas. E boas férias!
Snowman
[img]http://s17.postimg.cc/gz2da5hu7/BMW_i3_REX_1.jpg[/img]
[img]http://s17.postimg.cc/5nzplsaz3/BMW_i3_REX_2.jpg[/img]
[img]http://s17.postimg.cc/h1quaqavj/BMW_i3_REX_3.jpg[/img]
Será que ficaram?