Nova bateria para o BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por RNM » 06 fev 2017, 20:52

O futuro da mobilidade eléctrica passa pela sucata.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por alexmol » 06 fev 2017, 21:22

Há alguns anos que deixámos de poder ficar com as peças substituídas nos carros porque são "resíduos perigosos".
A bateria, é uma peça do carro.

Ao ler o tópico até me sinto menos mal por ter uma bateria alugada :oops:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por RNM » 06 fev 2017, 21:29

alexmol Escreveu:Há alguns anos que deixámos de poder ficar com as peças substituídas nos carros porque são "resíduos perigosos".
A bateria, é uma peça do carro.

Ao ler o tópico até me sinto menos mal por ter uma bateria alugada :oops:
Nem todas as peças, os sucateiros têm negócios legais:
http://svpauto.pt/html/?pageid=51

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por VETL » 07 fev 2017, 00:26

Se me roubarem a bateria do meu carro, posso ir comprar outra ou não?
Qual é a diferença?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por RNM » 07 fev 2017, 01:17

Desconfio que haverá um tipo de "roubos" a acontecer com alguma frequência... Até os fabricantes começarem a cobrar extra pela bateria "roubada"

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por rimsilva » 07 fev 2017, 11:56

FullElectric Escreveu:Também não te dão hipótese de ficares com a tua bateria?
Andamos nós à anos a bater na Renault devido ao aluguer das baterias, processo onde o cliente paga o aluguer enquanto tiver o carro e a bateria nunca será sua,
afinal há outras marcas iguais ou piores, o cliente paga a bateria quando compra o carro mas na realidade ela continua a ser propriedade da marca. Isto é um aluguer com uma renda única :o
Não.

Mas também não me parece que seja assim tão simples nem comparável com o aluguer de baterias.

Não conheço todos as situações, nem a legislação em detalhe, mas por aquilo que tenho lido, no caso do Leaf nem se quer havia a possibilidade de fazer o upgrade.

Hoje em dia isso já é possivel, mas como é obvio este tipo de upgrades não são lá muito interessantes e parece-me que o facto de o valor a pagar por um cliente que entrega uma baterias com 10.000km e outro com 100.000km, ser o mesmo faz pouco sentido.

Quando comprei o carro tive de assinar uma declaração e foi-me dito que a BMW acaba por ter de realizar alguns procedimentos de segurança por causa da venda de um carro com baterias para reduzir riscos de poder chegar às mãos de um terrorista.

Por este tipo de argumentos e sobretudo por questões ambientais faz sentido a retoma de baterias.

Falaram nos carros acidentados, que é uma boa questão, mas fiquei a seguinte duvida: As baterias não são removidas? Pelos factores que referi anteriormente, não seria obrigatório que isso fosse feito?

No entanto quando se começa a falar em Powerwalls e a reutilização das baterias a questão já seria outra, mas como referi desconheço tecnicamente o que está envolvido, mas há que estar atento...

Voltando um pouco atrás, o aluguer de baterias é outro assunto totalmente diferente, é claro para todos que a propriedade não é do proprietário da VE, que tem de pagar adicionalmente uma renda pelo seu uso e sujeito quase sempre (ou sempre a um limite de km de utilização).
No meu caso pedem-me 10.000€ pelo upgrade + as baterias antigas, é o que é, certamente que se tivesse a possibilidade de ficar com as baterias iria para 15.000€ ou mais.

Como é obvio, não vou trocar as baterias, nem sei se o faria por metade deste valor, fiz pressão junto da BMW porque queria saber neste momento o que poderia contar.

Acho que ainda é cedo para que os upgrades sejam mais em conta, o mercado e a concorrência terá de evoluir ainda mais, no meu caso dentro de 1/2 anos o i3 deverá disponibilizar mais capacidade, por isso será mais barato o upgrade.

Neste cenário chego à conclusão que quem comprou ou quer comprar um VE com o objectivo de fazer o upgrade das baterias ao fim de 2 anos, por exemplo, o melhor será comprar em regime de leasing, como dizia o outros, é uma questão de fazer as contas....

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por Erbium » 07 fev 2017, 13:01

rimsilva Escreveu:Não conheço todos as situações, nem a legislação em detalhe, mas por aquilo que tenho lido, no caso do Leaf nem se quer havia a possibilidade de fazer o upgrade.

Hoje em dia isso já é possivel, mas como é obvio este tipo de upgrades não são lá muito interessantes e parece-me que o facto de o valor a pagar por um cliente que entrega uma baterias com 10.000km e outro com 100.000km, ser o mesmo faz pouco sentido.
Entendo upgrade passar de 24kwh para 30kwh e isso, salvo erro, continua a não ser possível. Ele instalam as baterias do mk2 nos mk1 porque, segundo consta, já não tem das do mk1, não é bem um upgrade...
rimsilva Escreveu:Quando comprei o carro tive de assinar uma declaração e foi-me dito que a BMW acaba por ter de realizar alguns procedimentos de segurança por causa da venda de um carro com baterias para reduzir riscos de poder chegar às mãos de um terrorista.
Esses argumentos em concreto parece-me um bocado, como dizem os brasileiros, conversa para boi dormir! Eu não assinei nada e tenho uma bateria... basta então aos terroristas comprarem usados! :idea:

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por FullElectric » 07 fev 2017, 13:33

Santa paciência. Agora é por causa dos terroristas... :violin:, os argumentos que eles arranjam para manterem o controlo do negócio das baterias.
Se os terroristas quiserem baterias, elas estão aí, basta retira-las dos carros, além disso todas as marcas estão a estudar avançar para o negócio das baterias usadas, convertidas em sistemas de armazenamento doméstico e esses sistemas ao serem colocados no mercado podem chegar aos magotes aos terroristas e até aos marcianos.
A verdadeira razão é que as baterias usadas são uma boa e barata matéria prima para as marcas. Outra razão é manterem o controlo do negócio deste componente, baterias usadas a serem vendidas por aí seria uma quebra para o negócio das marcas.
E os terroristas são os outros...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por rimsilva » 07 fev 2017, 15:16

Não deturpem as coisas, não vale a pena porque não se ganha nada com isso, em todos os sentidos.

Ninguém disse que a compra da bateria está impossibilitada por questões de segurança e de ataques terrorista, muito menos a BMW.

EU apenas relatei um facto e referi que poderia ser um argumento, mas também referi que o aspecto mais importante até seria a questão ambiental.

Grande parte das minhas duvidas e questões foram neste sentido do impacto ambiental, que continuo interessado em perceber melhor. A meu ver as baterias de carros acidentados em sucatas deveriam ser logo retiradas e recicladas.

Acredito que uma grande parte dos proprietários de VE não têm interesse em ficar com as baterias, não sabem que utilidade poderiam ter e aqueles que sabem que existe forma de reutilização das mesmas, não têm meios para o fazer, porque como todos devem concordar não é algo que se possa adaptar num vão de escada e depois colocar lá em casa como powerwall.

mais uma vez, para perceber melhor a razoabilidade deste valores, para eu ficar com umas baterias de 22kw, quanto me iriam custar as de 33kw?

Esse aproveitamento da posição dominante é evidente e vai continuar certamente até outros concorrentes entrarem no mercado. Como em tudo, enquanto não houver procura/mercado não existirá oferta.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por RNM » 07 fev 2017, 15:26

rimsilva Escreveu: Quando comprei o carro tive de assinar uma declaração e foi-me dito que a BMW acaba por ter de realizar alguns procedimentos de segurança por causa da venda de um carro com baterias para reduzir riscos de poder chegar às mãos de um terrorista.
Rimsilva, aquilo que vou escrever não é critica a ti mas a quem te contou essa triste história.

As marcas aproveitam-se da ignorância dos clientes para impor as suas regras sobre a propriedade do que vendem.
Os verdadeiros terroristas deste mundo andam de fato e gravata, deixem-se de coisas!

As baterias são perigosas? São sim senhor.
Menos perigosas que um depósito de 100l de gasolina...???

Responder

Voltar para “BMW i3”