Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 04 out 2019, 17:54

nbairro Escreveu:
04 out 2019, 17:16
Aconteceu-me o mesmo a bateria nova tinha defeito e apresentava esse aviso .
Tens de trocar por outra...12v claro
Já agora, quando levaste o carro ele apresentava erros? Fizeram algum diagnóstico? Onde foi?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por migle » 04 out 2019, 22:55

rimsilva Escreveu:
04 out 2019, 16:21
Já estava avisado que ficar sem a bateria podia ser um transtorno e pelos relatos dos vários fóruns de ME, estava ciente que estava para breve o aparecimento deste problema, foi esta semana.
Muito obrigado por este post, que serve para me recordar que tenho de meter o booster mais à mão.

É que mesmo na bagageira, no compartimento por baixo da bagageira, se o carro estiver totalmente morto, não é suficientemente acessível. Eu costumo deixar portas e janelas destrancadas (para o carro arejar) mas já uma vez tive de entrar pelo carro e gatinhar até à bagageira para chegar ao booster... Depois tenho cadeirinhas de criança... Tudo muito complicado...

Este é o momento porque estamos na estação do ano em que as baterias de 12V falham, que é quando o tempo começa a arrefecer...
E a minha vai falhar de certeza, porque já falhou o ano passado, algumas 3 ou 4 vezes, e é a mesma, nunca foi trocada.
Acredito que a minha faça parte do lote de baterias do Ioniq EV que ou vieram com defeito, ou não escolheram uma bateria de qualidade suficiente.

Entretanto comprei o booster da Norauto com bateria de LiFePo4 que é muito pequenino, cabe na porta do carro, tem uma energia brutal e já o usei umas 2-3 vezes para "meter o motor a trabalhar" e nunca saiu dos 100% de SoC...
rimsilva Escreveu:
04 out 2019, 16:21
Infelizmente não terminaram as chatices, além de me terem cobrado mais de 100€ por um módulo de testes, mal ligo o carro aparece a mensagem que a bateria perde capacidade quando desligada. :roll: Avizinha-se alguém tempo perdido...
O que é um módulo de testes?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 05 out 2019, 02:02

rimsilva Escreveu:
04 out 2019, 16:21
nunca pensei é que entre o primeiro aviso e o "apagão" fosse passar tão pouco tempo
Sobre o resto não posso opinar porque (felizmente) nunca me aconteceu. Mas em relação ao "pouco tempo", mesmo sendo coisas diferentes posso só dizer que em Agosto entre ter o aviso de pilha do comando baixa e deixar de conseguir abrir o carro - a 500km de casa - foram 3 dias. Lição aprendida ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por pemifer » 05 out 2019, 21:59

É mais uma parvoíce dos elétricos... porque não avisa?
No Leaf 2013, quando a bateria está fraca aparecem uma série de avisos estúpidos e alarmantes em vez de um simples "problema com a bateria de 12V".
Felizmente no Leaf de 2013 é só dar um "encosto" para o carro ligar normalmente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por migle » 05 out 2019, 22:21

pemifer Escreveu:
05 out 2019, 21:59
É mais uma parvoíce dos elétricos... porque não avisa?
Pois é. Também acho que tinha obrigação de avisar. Com um sistema xpto, um conversor DC-DC todo controlado por software, que é capaz de acordar enquanto o carro está desligado para verificar se o SoC da bateria de 12V está baixo, e que o mantém certinho no nível certo...

Seria uma conclusão fácil perceber que andava a ter de carregar a bateria de 12V mais frequentemente do que o habitual e que não foi preciso gastar tanta energia para a carregar...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 07 out 2019, 10:01

Cuidado a ligar boosters no i3, eles não gostam nada disso e podem lixar muita coisa. Se puderem não usar não usem, existe procedimentos que não fazemos pois caso não saibam o sitio de ligar um booster é na traseira no compartimento do motor.

Eu qnd o meu morreu dentro da garagem tivemos de ligar o booster e foi à antiga directamente na bateria e qnd ligamos o booster aquilo deu para lá estalos que até assustou, o pior é que na BMW fizeram exactamente o mesmo, mas se forem ver no manual de serviço o procedimento é no compartimento do motor.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 07 out 2019, 10:27

nbairro Escreveu:
07 out 2019, 10:01
Cuidado a ligar boosters no i3, eles não gostam nada disso e podem lixar muita coisa. Se puderem não usar não usem, existe procedimentos que não fazemos pois caso não saibam o sitio de ligar um booster é na traseira no compartimento do motor.

Eu qnd o meu morreu dentro da garagem tivemos de ligar o booster e foi à antiga directamente na bateria e qnd ligamos o booster aquilo deu para lá estalos que até assustou, o pior é que na BMW fizeram exactamente o mesmo, mas se forem ver no manual de serviço o procedimento é no compartimento do motor.
Ainda andei com o manual na mão. mas com aquele stress todo não vi essa informação, é realmente importante. O Booster foi ligado directamente na bateria também...

Já falei com a oficina e eles tentam se justificar com os muitos erros para o tal teste, que segundo eles tem um custo tabelado, acho um roubo!

Não cheguei a perceber se o teu foi de reboque ou não para a oficina e se tinha os tais erros com o meu?

Já lhes disse que acho que o diagnostico não deveria ser cobrado, era uma obrigação da oficina, mesmo para salvaguardar o estado da bateria de AT que ainda está em garantia.

Se eu tiver a certeza que outros i3 chegaram ás oficinas como o meu e não cobraram o diagnostico, terei mais força na minha reclamação.
Obrigado

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 07 out 2019, 10:46

O meu 1º vez simplesmente morreu não deu avisos, dps o reboque (indicado pela BMW) teve de ligar o booster para pormos o carro em Neutro, mas o rapaz disse que se fosse preciso mandava vir outro reboque com os skates para as rodas e assim evitar ligar o booster mas isso ia demorar muitas horas.

Depois no Concessionário acusou cerca de 90 erros...mas eu próprio fiz o diagnóstico à chegada e avisei logo o mecânico que o problema era a bateria de 12v, de referir todas as vezes que fui lá o Dono até brinca comigo com a questão de eu ser o único dono de BMW que chega e indica ao mecânico qual é o problema e o que tem de fazer para resolver.

Concessionário de Santarém da BMW.

Qnd dps trocaram a bateria de 12v aí sim tive vários problemas com avisos de descarga qnd o carro esta parado etc... eu andei a ver em foruns e encontrei uma ou duas situações de pessoas que tinha acontecido exactamente o mesmo e o problema era defeito de fabrico nas baterias novas instaladas, solução era trocar a bateria de 12v novamente. Assim qnd fui novamente ao concessionário eu avisei e disse que o problema deveria ser esse mas nessa altura o mecânico disse que não devia de ser isso...e assim o carro teve lá 1 mês em que um mecânico da BMW da alemanha se ligava remotamente ao carro e fazia testes para no final chegarem à conclusão (surpresa) era a bateria de 12v nova que tinha defeito.

Eu com isto tudo paguei 150€ foi 100€ pelas duas baterias (LOL) e resto foi mão de obra...que se limita em tirar a bateria antiga por a nova e registar a nova no carro, este ultimo passo nos BMW faz toda a diferença pois se não for feito correctamente mais tarde pode dar problemas.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 07 out 2019, 10:56

Obrigado.

Foi isso mesmo que se passou comigo, cheguei lá e disse que estava sem bateria de 12V, mas eles começaram logo com a conversa que podiam só trocar a bateria, mas depois era à minha responsabilidade que não me podia queixar de levar o carro (eu queria no próprio dia), etc...

Eu disse para trocarem a bateria e ligar o carro, se ele tivesse carga era porque estava tudo ok, não tinha descarregado durante a noite. Assim, eu levantava o carro no próprio dia, foi o que acabou por acontecer.

Disse também que se quisessem podiam fazer o teste à bateria, para descarga de consciência (mais pela garantia, com disse antes) e como em tantas outras situações fizeram por causa de queixas que eu apresentei devido ao carregamento diferido do carro que eu achava que não estava a funcionar bem, nunca me cobraram nada, agora aconteceu isto, ou corrigem a situação, ou nunca mais levo lá o carro, vamos ver como corre.

Mais uma vez obrigado pela informação, assim já tenho mais argumentos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por migle » 07 out 2019, 22:34

nbairro Escreveu:
07 out 2019, 10:01
[...] mas se forem ver no manual de serviço o procedimento é no compartimento do motor.
Normalmente essa informação vem no manual do utilizador, uma vez que é um procedimento básico para desenrascar.

Eu, como não percebo de carros, e sou muito coisinho, nunca faço nada sem ser pelo manual! Nem pneus, nem lâmpadas...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “BMW i3”