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Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 11 mai 2020, 10:22
por rimsilva
Vamos lá levantar mais algum pó e actualizar este DB.

Chegou no inicio da pandemia aos 90.000km, neste momento nem 90.500km tem....

Depois da aventura com a troca de bateria de 12V, voltei aos registos anteriores, poucos km (8.000km em 6 meses) e sem nada a resgistar.

Apenas fiz o upgrade do displays de 6,6" para o de 10,25" e respetivo idrive controller, para mais tarde talvez mude a Head unit para permitir ter um software mais condizente com o hardware :)

Recentemente surgiu uma nova aplciação para o i3, ainda está muito básico e acredito que irá evoluir em breve, para já apresenta os seguintes dados, que coloco aqui para os mais entendidos em questões técnicas de baterias se prenunciarem..

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 11 mai 2020, 12:22
por mafgod
Se o SOH estiver correto, já perdeu 16% de capacidade (admitindo que em novo tinha 100%).
Se fosse um Leaf, estavas quase a perder uma barra...

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 11 mai 2020, 14:44
por rimsilva
mafgod Escreveu:
11 mai 2020, 12:22
Se o SOH estiver correto, já perdeu 16% de capacidade (admitindo que em novo tinha 100%).
Se fosse um Leaf, estavas quase a perder uma barra...
Exacto, é a analise que fiz e que está ma linha com o dados do battery capacity.

O que gostava mais de perceber era a questão da "Cell Voltage" o que é que este valor de 3,78 poderá indicar?

A leitura foi realizada para experimentar a aplicação e verificar que dados eram apresentados, será que devo fazer esta analise após um momento especifico (carregamento da bateria) ou será indiferente?

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 11 mai 2020, 14:50
por BrunoAlves
O cell voltage será a media de todas as células. O que importa mesmo é a diferença da célula mais baixa para a mais alta em SOC muito, muito baixo.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 12 mai 2020, 10:02
por rimsilva
BrunoAlves Escreveu:
11 mai 2020, 14:50
O cell voltage será a media de todas as células. O que importa mesmo é a diferença da célula mais baixa para a mais alta em SOC muito, muito baixo.
Obrigado Bruno, assim que possivel vou deixar a bateria praticamente descarregar e fazer a medição!

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 18 mai 2020, 11:30
por rimsilva
o histórico foi mais ou menos este:

0km de autonomia com 1,5% de Bateria
2 km depois, 0% de Bateria
1 km depois, barra de potência a 0.
Carro parou com... carregador à vista!

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 18 mai 2020, 11:38
por BrunoAlves
2 considerações:
- desligar-se com 3,53V por célula é uma reserva inferior brutal. Está lá os 8% de SOC
- não ter qualquer desequilíbrio quando se desligou é impressionante :clap:

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 18 mai 2020, 12:09
por mjr
Custa a acreditar que ele se desligue com 3,53V por célula, é um valor muito elevado. Dá para ver as tensões nas células todas? Tenho alguma suspeita que os números ao lado da tensão média da célula não são a célula com menor e maior tensão.

Se de facto 3,5V for a tensão mínima, é um buffer de proteção muito grande para baixo.

Falta agora ver os dados com a bateria a 100%.

E parabéns, são dados muito interessantes, especialmente por ser com o mínimo de SOC disponível.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 19 mai 2020, 10:08
por rimsilva
Obrigado.

Não se esqueçam que estão a falar para uma "loira" :lol:

Esta aplicação encontrei recentemente, parece que ainda está em desenvolvimento, mas para já só dá para ver esta informação.

Quando dizem quem tem um buffer ou reserva, isso quer dizer o quê? Que existe uma protecção na bateria? É o tal SOC de 8% que está "Intocável"?

uns minutos antes tirei outro print screens

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 19 mai 2020, 10:10
por rimsilva
outro...